Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Poltronieri, Heloísa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15486
Resumo: Pesquisas realizadas sobre avaliação na educação básica apontam a revista Estudos em Avaliação Educacional como o periódico que possui maior concentração de artigos na área da Avaliação da educação básica. Buscando contribuir com os esforços em compreender a evolução do campo do conhecimento neste tema, estabeleceu-se como objetivo geral pesquisar e mapear, a partir dos estudos sobre o estado da arte, a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional no período de 1990 a 2010, focada na área da Avaliação da Aprendizagem da educação básica. Pretendeu-se: identificar as contribuições teóricas dos artigos divulgados no periódico para o campo do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem; verificar as principais tendências temáticas difundidas no periódico seguindo uma linha histórica; analisar as principais discussões presentes nas publicações; identificar os autores brasileiros, artigos ou livros mais citados nos artigos analisados; verificar o percentual de estudos na área da Avaliação da Aprendizagem na educação básica e no ensino superior; identificar os principais autores que publicam na revista, sua formação e se são bolsistas produtividade; verificar em quais universidades os artigos foram produzidos e quais deles resultaram de teses de doutorado ou dissertações de mestrado. Além disso, objetivou-se identificar as principais tendências temáticas presentes nos 20 anos de existência da revista. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo estado da arte.
id PUC_CAMP-5_0d26563e864d497922295b593b0d99ca
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15486
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)avaliação educacionalavaliação da aprendizagemestado da arteeducational evaluationlearning s evaluationstate of the artPesquisas realizadas sobre avaliação na educação básica apontam a revista Estudos em Avaliação Educacional como o periódico que possui maior concentração de artigos na área da Avaliação da educação básica. Buscando contribuir com os esforços em compreender a evolução do campo do conhecimento neste tema, estabeleceu-se como objetivo geral pesquisar e mapear, a partir dos estudos sobre o estado da arte, a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional no período de 1990 a 2010, focada na área da Avaliação da Aprendizagem da educação básica. Pretendeu-se: identificar as contribuições teóricas dos artigos divulgados no periódico para o campo do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem; verificar as principais tendências temáticas difundidas no periódico seguindo uma linha histórica; analisar as principais discussões presentes nas publicações; identificar os autores brasileiros, artigos ou livros mais citados nos artigos analisados; verificar o percentual de estudos na área da Avaliação da Aprendizagem na educação básica e no ensino superior; identificar os principais autores que publicam na revista, sua formação e se são bolsistas produtividade; verificar em quais universidades os artigos foram produzidos e quais deles resultaram de teses de doutorado ou dissertações de mestrado. Além disso, objetivou-se identificar as principais tendências temáticas presentes nos 20 anos de existência da revista. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo estado da arte.Researches done about the evaluation in basic education points out Studies in Educational Evaluation as the journal which has the higher concentration of articles in the área of evaluation in basic education. In order to contribute to understand the evolution of this field, our main purpose is to research and to map the scientific production published in this journal between 1990 and 2010 according to the theories about the State of the Art and focused on the area of learning s evaluation in basic education. This work intends to identify the theoretical contributions of the articles published in this journal to the field of learning s evaluation; to check the main thematic trends of the journal according to an historical line; to analyze the major discussions in the volumes of the journal; to identify the Brazilian authors, articles or books most mentioned in the articles analyzed; to verify the percentage of the studies in the area of learning s evaluation in basic education and in college; to identify the main authors who publish in this journal, their formation and if they are productivity exhibitioner; to check in which universities the articles were produced and which of them are due to doctor s or master s degree. Moreover, there s one attempt to point out which are the main thematic trends that feature these 20 years of the journal. The research is an example of State of the Art and it s structured in three chapters: Learning s evaluation: a reading according to the researches about the State of the Art; Learning s evaluation in the journal Studies in Educational Evaluation : mapping the scientific production; and Learning s evaluation in Studies in Educational Evaluation : thematic trends and theoretical contributions.PUC-CampinasCalderón, Adolfo IgnacioPontifícia Universidade Católica de CampinasPoltronieri, Heloísa2022-02-16T18:15:35Z2022-02-16T18:15:35Z2012-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154860969089898338871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:29Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15486Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:29Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
title Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
spellingShingle Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
Poltronieri, Heloísa
avaliação educacional
avaliação da aprendizagem
estado da arte
educational evaluation
learning s evaluation
state of the art
title_short Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
title_full Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
title_fullStr Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
title_sort Avaliação da aprendizagem: estudo sobre a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional (1990-2010)
author Poltronieri, Heloísa
author_facet Poltronieri, Heloísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Calderón, Adolfo Ignacio
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Poltronieri, Heloísa
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação educacional
avaliação da aprendizagem
estado da arte
educational evaluation
learning s evaluation
state of the art
topic avaliação educacional
avaliação da aprendizagem
estado da arte
educational evaluation
learning s evaluation
state of the art
description Pesquisas realizadas sobre avaliação na educação básica apontam a revista Estudos em Avaliação Educacional como o periódico que possui maior concentração de artigos na área da Avaliação da educação básica. Buscando contribuir com os esforços em compreender a evolução do campo do conhecimento neste tema, estabeleceu-se como objetivo geral pesquisar e mapear, a partir dos estudos sobre o estado da arte, a produção científica divulgada no periódico Estudos em Avaliação Educacional no período de 1990 a 2010, focada na área da Avaliação da Aprendizagem da educação básica. Pretendeu-se: identificar as contribuições teóricas dos artigos divulgados no periódico para o campo do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem; verificar as principais tendências temáticas difundidas no periódico seguindo uma linha histórica; analisar as principais discussões presentes nas publicações; identificar os autores brasileiros, artigos ou livros mais citados nos artigos analisados; verificar o percentual de estudos na área da Avaliação da Aprendizagem na educação básica e no ensino superior; identificar os principais autores que publicam na revista, sua formação e se são bolsistas produtividade; verificar em quais universidades os artigos foram produzidos e quais deles resultaram de teses de doutorado ou dissertações de mestrado. Além disso, objetivou-se identificar as principais tendências temáticas presentes nos 20 anos de existência da revista. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo estado da arte.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-16
2022-02-16T18:15:35Z
2022-02-16T18:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15486
0969089898338871
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15486
identifier_str_mv 0969089898338871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1792877946242859008