O conceito de ideologia em Martín-Baró: reflexões a partir do materialismo histórico-dialético

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Mendonça, Gabriel Silveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16026
Resumo: Esta pesquisa discute o conceito de ideologia na obra de Ignácio Martín-Baró, precursor da psicologia da libertação. Um dos conceitos mais controversos no âmbito das ciências sociais, ideologia tem lugar fundamental na obra do psicólogo espanhol-salvadorenho, considerado por ele como objeto de estudo da psicologia social por excelência. Partimos do materialismo histórico dialético e de discussões sobre ideologia presentes nesta tradição teórica e de debates sobre o referido conceito no pensamento social moderno e na psicologia internacional e latino-americana para refletir sobre as formulações do autor. Debruçamo-nos sobre suas formulações levando em consideração o conjunto de sua obra, o contexto histórico de sua produção e as principais influências conjunturais às suas produções, como a guerra civil salvadorenha e a Teologia da Libertação. Selecionamos os 22 textos de Martín-Baró que apresentam em seus títulos e/ou resumos o conceito de ideologia e/ou termos derivados (ideologização e desideologização), e/ou conceitos de alienação e/ou conscientização e analisamo-los na sequência temporal de suas elaborações. Nossa análise permite afirmar que Martín-Baró reflete sobre as possibilidades de ação dos psicólogos nas dimensões subjetivas da vida produzidas por situações objetivas de opressão e exploração. Pois é neste sentido que é discutido o conceito de ideologia, o qual, ao longo da obra, possui diferentes significados, um que é sinônimo de visão de mundo e outro, mais elaborado, como falsa consciência que encobre e oculta os determinantes sociais segundo os interesses da classe dominante. A ideologia, por sua vez, fomenta nas classes dominadas uma consciência alienada que as impede de compreender sua realidade, formarem uma identidade própria e serem sujeitos de sua própria história. Frente a esta função ocultadora e classista que a ideologia possui e suas consequências, o autor reivindica a desideologização como forma de desconstruir a ideologia dominante, a desalienação para possibilitar que os sujeitos superem a consciência alienada e ambas como componentes da conscientização que, orientada politicamente em favor das maiorias populares, visa construir novas formas de consciência crítica e de relações com horizonte transformador e libertador.
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Debruçamo-nos sobre suas formulações levando em consideração o conjunto de sua obra, o contexto histórico de sua produção e as principais influências conjunturais às suas produções, como a guerra civil salvadorenha e a Teologia da Libertação. Selecionamos os 22 textos de Martín-Baró que apresentam em seus títulos e/ou resumos o conceito de ideologia e/ou termos derivados (ideologização e desideologização), e/ou conceitos de alienação e/ou conscientização e analisamo-los na sequência temporal de suas elaborações. Nossa análise permite afirmar que Martín-Baró reflete sobre as possibilidades de ação dos psicólogos nas dimensões subjetivas da vida produzidas por situações objetivas de opressão e exploração. Pois é neste sentido que é discutido o conceito de ideologia, o qual, ao longo da obra, possui diferentes significados, um que é sinônimo de visão de mundo e outro, mais elaborado, como falsa consciência que encobre e oculta os determinantes sociais segundo os interesses da classe dominante. A ideologia, por sua vez, fomenta nas classes dominadas uma consciência alienada que as impede de compreender sua realidade, formarem uma identidade própria e serem sujeitos de sua própria história. Frente a esta função ocultadora e classista que a ideologia possui e suas consequências, o autor reivindica a desideologização como forma de desconstruir a ideologia dominante, a desalienação para possibilitar que os sujeitos superem a consciência alienada e ambas como componentes da conscientização que, orientada politicamente em favor das maiorias populares, visa construir novas formas de consciência crítica e de relações com horizonte transformador e libertador.This reasearch discusses the concept of ideology on the work of Ignácio Martín-Baró, the pioneer of Liberation Psychology. One of the most controversial concepts within the Social Sciences, ideology has a fundamental place in the work of this Spanish-Salvadoran psychologist, who considered this concept as a study object from Social Psychology. We start from the Dialectical-Historical Materialism and from present discussions about ideology on this theoretical tradition, also from debates about the referred concept on the modern social thought and on the international and Latin-American psychology, to reflect the author’s formulations. We focused on his formulations considering the whole of the work, the historical context of his productions, and the main conjunctural influences, like the Salvadoran civil war and the Liberation Theology. We have selected 22 texts from Martín-Baró that presented in their titles and/or abstracts the concept of ideology and/or derived terms (ideologization and de-ideologization), and/or concepts of alienation and/or consciousness and analyzed them on the time sequence of their elaborations. Our analysis allows us to afirm that Martín-Baró reflected about the possibilities of psychologists actions on the subjective dimensions of life producted by objetive situations of oppression and exploitation. It is in this way that he discusses ideology, considering that it changes its meaning throughout his work, one that is a synonymous of ‘point of view’, and the other, more complex, known as a false consciousness that conceals and hides the social determinants according to the interests of the dominant class. Ideology foments in the dominated classes an alienated consciousness which prevents them from understanding their own reality, their own form and identity and to be the subject of their own story. Against this occulting and classist function that ideology possesses, the author claims for the de-ideologization as a way to deconstruct the dominant ideology, the disalienation to enable the individuals to overcome the alienated consciousness and both as components of a conscientization that aims to build new ways of critical consciousness and relations with a transformer and liberator horizon, politically oriented in favor of popular majorities.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPqPUC-CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de CampinasMendonça, Gabriel Silveira2022-02-16T19:01:11Z2022-02-16T19:01:11Z2017-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160266449287364206225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:18Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16026Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:18Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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