Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Rocha, Mônica de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16068
Resumo: A primeira vivência de liderança é considerada como a mais complexa na carreira de um gestor por representar demandas psicológicas e contextuais complexas para as quais novos líderes não estão preparados. Considerando que há lacunas de estudos sobre o tema esta pesquisa visa oferecer uma visão experiencial sobre vivências e significados que novos líderes atribuem à primeira experiência de liderança. A metodologia foi qualitativa, de caráter exploratório e o recurso utilizado foi a Narrativa Processual. Participaram da pesquisa sete profissionais que assumiram pela primeira vez a liderança de uma equipe. A análise dos resultados foi realizada a partir da Abordagem Experiencial de Eugene Gendlin e do Paradigma do Life Design, de Mark Savickas. Diante da situação iminente de liderarem uma equipe, vivenciaram sentimentos muitas vezes sobrepostos e conflitantes e precisaram se adaptar a um novo papel e contexto para o qual não estavam preparados. Novos líderes manifestaram seus valores, crenças, interesses e expectativas pessoais e procuraram implementá-los para construir, intencionalmente um novo contexto, demonstrando a centralidade do trabalho em suas vidas. Seus lemas de vida e visão de mundo funcionavam como uma bússola para o próprio estilo de liderar, funcionando como uma referência para soluções de problemas vividos. A criação do contexto favorável, por parte da organização, contribuiu com a receptividade e legitimação dos participantes como líderes, facilitando sua adaptação e gerando sentimentos de pertencimento, orgulho e reconhecimento. Gradualmente, os participantes foram compreendendo o significado de ser líder, passando por um processo de adaptação, aprendizagem e mudança de identidade. Foi possível compreender a aplicabilidade da Abordagem Experiencial para realização de pesquisas, tornando-se uma estratégia relevante de exploração de fenômenos relacionados ao trabalho.
id PUC_CAMP-5_2f4f715deeea29b0465b10c886240e9a
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16068
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipeI'm a leader and now? The psychological experience of becoming a team leaderPsicologia aplicadaPsicologia HumanistaLiderançaapplied psychologyhumanistic psychologyleadershipA primeira vivência de liderança é considerada como a mais complexa na carreira de um gestor por representar demandas psicológicas e contextuais complexas para as quais novos líderes não estão preparados. Considerando que há lacunas de estudos sobre o tema esta pesquisa visa oferecer uma visão experiencial sobre vivências e significados que novos líderes atribuem à primeira experiência de liderança. A metodologia foi qualitativa, de caráter exploratório e o recurso utilizado foi a Narrativa Processual. Participaram da pesquisa sete profissionais que assumiram pela primeira vez a liderança de uma equipe. A análise dos resultados foi realizada a partir da Abordagem Experiencial de Eugene Gendlin e do Paradigma do Life Design, de Mark Savickas. Diante da situação iminente de liderarem uma equipe, vivenciaram sentimentos muitas vezes sobrepostos e conflitantes e precisaram se adaptar a um novo papel e contexto para o qual não estavam preparados. Novos líderes manifestaram seus valores, crenças, interesses e expectativas pessoais e procuraram implementá-los para construir, intencionalmente um novo contexto, demonstrando a centralidade do trabalho em suas vidas. Seus lemas de vida e visão de mundo funcionavam como uma bússola para o próprio estilo de liderar, funcionando como uma referência para soluções de problemas vividos. A criação do contexto favorável, por parte da organização, contribuiu com a receptividade e legitimação dos participantes como líderes, facilitando sua adaptação e gerando sentimentos de pertencimento, orgulho e reconhecimento. Gradualmente, os participantes foram compreendendo o significado de ser líder, passando por um processo de adaptação, aprendizagem e mudança de identidade. Foi possível compreender a aplicabilidade da Abordagem Experiencial para realização de pesquisas, tornando-se uma estratégia relevante de exploração de fenômenos relacionados ao trabalho.The first experience of leadership is considered the most complex in a manager's career because it represents complex psychological and contextual demands for which new leaders are not prepared. Considering that there are gaps in studies on the topic, this research aims to offer an experiential view on experiences and meanings that new leaders attribute to the first leadership experience. The methodology was qualitative, exploratory and the resource used was the Process Narrative. Seven professionals participated in the research, who assumed the leadership of a team for the first time. The analysis of the results was carried out using the Experimental Approach of Eugene Gendlin and the Paradigm of Life Design, by Mark Savickas. Faced with the imminent situation of leading a team, they often experienced overlapping and conflicting feelings and needed to adapt to a new role and context for which they were not prepared. New leaders expressed their values, beliefs, interests and personal expectations and sought to implement them to intentionally build a new context, demonstrating the centrality of work in their lives. His mottoes of life and worldview functioned as a compass for his own style of leadership, functioning as a reference for solving problems experienced. The creation of a favorable context on the part of the organization contributed to the receptivity and legitimacy of the participants as leaders, facilitating their adaptation and generating feelings of belonging, pride and recognition. Gradually, the participants began to understand the meaning of being a leader, going through a process of adaptation, learning and change of identity. It was possible to understand the applicability of the Experiential Approach to conducting research, becoming a relevant strategy for exploring work-related phenomena.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqPUC-CampinasMessias, João Carlos CaselliPontifícia Universidade Católica de CampinasRocha, Mônica de Oliveira2022-02-16T19:02:34Z2022-02-16T19:02:34Z2020-01-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160680058575665476813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-18T18:16:13Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16068Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-18T18:16:13Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipe
I'm a leader and now? The psychological experience of becoming a team leader
title Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipe
spellingShingle Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipe
Rocha, Mônica de Oliveira
Psicologia aplicada
Psicologia Humanista
Liderança
applied psychology
humanistic psychology
leadership
title_short Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipe
title_full Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipe
title_fullStr Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipe
title_full_unstemmed Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipe
title_sort Sou um líder e agora? a experiência psicológica de tornar-se líder de equipe
author Rocha, Mônica de Oliveira
author_facet Rocha, Mônica de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Messias, João Carlos Caselli
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Mônica de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia aplicada
Psicologia Humanista
Liderança
applied psychology
humanistic psychology
leadership
topic Psicologia aplicada
Psicologia Humanista
Liderança
applied psychology
humanistic psychology
leadership
description A primeira vivência de liderança é considerada como a mais complexa na carreira de um gestor por representar demandas psicológicas e contextuais complexas para as quais novos líderes não estão preparados. Considerando que há lacunas de estudos sobre o tema esta pesquisa visa oferecer uma visão experiencial sobre vivências e significados que novos líderes atribuem à primeira experiência de liderança. A metodologia foi qualitativa, de caráter exploratório e o recurso utilizado foi a Narrativa Processual. Participaram da pesquisa sete profissionais que assumiram pela primeira vez a liderança de uma equipe. A análise dos resultados foi realizada a partir da Abordagem Experiencial de Eugene Gendlin e do Paradigma do Life Design, de Mark Savickas. Diante da situação iminente de liderarem uma equipe, vivenciaram sentimentos muitas vezes sobrepostos e conflitantes e precisaram se adaptar a um novo papel e contexto para o qual não estavam preparados. Novos líderes manifestaram seus valores, crenças, interesses e expectativas pessoais e procuraram implementá-los para construir, intencionalmente um novo contexto, demonstrando a centralidade do trabalho em suas vidas. Seus lemas de vida e visão de mundo funcionavam como uma bússola para o próprio estilo de liderar, funcionando como uma referência para soluções de problemas vividos. A criação do contexto favorável, por parte da organização, contribuiu com a receptividade e legitimação dos participantes como líderes, facilitando sua adaptação e gerando sentimentos de pertencimento, orgulho e reconhecimento. Gradualmente, os participantes foram compreendendo o significado de ser líder, passando por um processo de adaptação, aprendizagem e mudança de identidade. Foi possível compreender a aplicabilidade da Abordagem Experiencial para realização de pesquisas, tornando-se uma estratégia relevante de exploração de fenômenos relacionados ao trabalho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-22
2022-02-16T19:02:34Z
2022-02-16T19:02:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16068
0058575665476813
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16068
identifier_str_mv 0058575665476813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1792877944409948160