Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15321 |
Resumo: | Este trabalho buscou identificar as contribuições proporcionadas pelos processos de Avaliação Institucional realizados em duas Universidades brasileiras, sendo uma delas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o Projeto Qualidade que ocorreu entre os anos de 1991 e 1993 e a outra, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com o Projeto Conhecer para Aprimorar que foi oportunizado a partir do ano de 1997. O propósito central deste trabalho foi o de realizar uma meta-avaliação, que constitui a investigação de como foram conduzidos os processos de Avaliação Institucional destas duas Universidades, buscando os resultados possibilitados a partir de sua concretização e a averiguação da existência de diretrizes institucionais orientadas pelos diagnósticos resultantes. Deste modo, buscamos ao longo deste trabalho estabelecer o estreito relacionamento existente entre Avaliação Institucional e qualidade educativa, bem como apresentar as propostas estabelecidas nos Projetos Qualidade e Conhecer para Aprimorar , que têm como diretrizes norteadoras a transformação qualitativa das dimensões acadêmicas. Com os dados coletados por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas semi-estruturadas, buscamos identificar o alcance e os limites proporcionados com o desenvolvimento dos processos de Avaliação Institucional e posteriormente apresentar o estudo comparativo entre os projetos desenvolvidos na Unicamp e PUC-Campinas. |
id |
PUC_CAMP-5_bb43b03ececea69b187ba094509f5c5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15321 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidadesInstitutional evaluation: a comparative study among two universitiesavaliação institucionaluniversidadequalidade educativameta-avaliaçãoinstitutional evaluationuniversityeducational qualitygoal - evaluationEste trabalho buscou identificar as contribuições proporcionadas pelos processos de Avaliação Institucional realizados em duas Universidades brasileiras, sendo uma delas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o Projeto Qualidade que ocorreu entre os anos de 1991 e 1993 e a outra, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com o Projeto Conhecer para Aprimorar que foi oportunizado a partir do ano de 1997. O propósito central deste trabalho foi o de realizar uma meta-avaliação, que constitui a investigação de como foram conduzidos os processos de Avaliação Institucional destas duas Universidades, buscando os resultados possibilitados a partir de sua concretização e a averiguação da existência de diretrizes institucionais orientadas pelos diagnósticos resultantes. Deste modo, buscamos ao longo deste trabalho estabelecer o estreito relacionamento existente entre Avaliação Institucional e qualidade educativa, bem como apresentar as propostas estabelecidas nos Projetos Qualidade e Conhecer para Aprimorar , que têm como diretrizes norteadoras a transformação qualitativa das dimensões acadêmicas. Com os dados coletados por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas semi-estruturadas, buscamos identificar o alcance e os limites proporcionados com o desenvolvimento dos processos de Avaliação Institucional e posteriormente apresentar o estudo comparativo entre os projetos desenvolvidos na Unicamp e PUC-Campinas.This research tried to identify the contributions provided by the process of Institutional Evaluation accomplished in two Brazilian Universities, being one of them Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), with the Projeto Qualidade which took place between the years of 1991 and 1993 and the other one, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) with the Projeto Conhecer para Aprimorar which started in 1997. The main purpose of this research was to make a goal-evaluation which constitutes the investigation of how the processes of Institutional Evaluation of these two universities were conducted, searching the possibilited results from its beginning to the facts of the existence of Institutional guidelines oriented by the resulting diagnosis. Thus, we try to establish the narrow relationship between the Institutional Evaluation and Educational Quality, as well as presenting the proposals established in the projects Qualidade and Conhecer para Aprimorar , which have as main guidelines the qualitative changes of academic dimensions. Through the collected data established by bibliographic research and semi-structured interviews, we hope to identify the goals and the limits provided with the development of the process of Institutional Evaluation and after that to present a comparative study between the projects developed at Unicamp and at PUCCampinas.PUC-CampinasBalzan, Newton CesarPontifícia Universidade Católica de CampinasLobo, Clever Eduardo Zuin2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153212367076468931510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:23Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15321Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:23Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades Institutional evaluation: a comparative study among two universities |
title |
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades |
spellingShingle |
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades Lobo, Clever Eduardo Zuin avaliação institucional universidade qualidade educativa meta-avaliação institutional evaluation university educational quality goal - evaluation |
title_short |
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades |
title_full |
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades |
title_fullStr |
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades |
title_full_unstemmed |
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades |
title_sort |
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades |
author |
Lobo, Clever Eduardo Zuin |
author_facet |
Lobo, Clever Eduardo Zuin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balzan, Newton Cesar Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Clever Eduardo Zuin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação institucional universidade qualidade educativa meta-avaliação institutional evaluation university educational quality goal - evaluation |
topic |
avaliação institucional universidade qualidade educativa meta-avaliação institutional evaluation university educational quality goal - evaluation |
description |
Este trabalho buscou identificar as contribuições proporcionadas pelos processos de Avaliação Institucional realizados em duas Universidades brasileiras, sendo uma delas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o Projeto Qualidade que ocorreu entre os anos de 1991 e 1993 e a outra, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com o Projeto Conhecer para Aprimorar que foi oportunizado a partir do ano de 1997. O propósito central deste trabalho foi o de realizar uma meta-avaliação, que constitui a investigação de como foram conduzidos os processos de Avaliação Institucional destas duas Universidades, buscando os resultados possibilitados a partir de sua concretização e a averiguação da existência de diretrizes institucionais orientadas pelos diagnósticos resultantes. Deste modo, buscamos ao longo deste trabalho estabelecer o estreito relacionamento existente entre Avaliação Institucional e qualidade educativa, bem como apresentar as propostas estabelecidas nos Projetos Qualidade e Conhecer para Aprimorar , que têm como diretrizes norteadoras a transformação qualitativa das dimensões acadêmicas. Com os dados coletados por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas semi-estruturadas, buscamos identificar o alcance e os limites proporcionados com o desenvolvimento dos processos de Avaliação Institucional e posteriormente apresentar o estudo comparativo entre os projetos desenvolvidos na Unicamp e PUC-Campinas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-23 2022-02-16T18:12:03Z 2022-02-16T18:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15321 2367076468931510 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15321 |
identifier_str_mv |
2367076468931510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1792877948010758144 |