Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Lobo, Clever Eduardo Zuin
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15321
Resumo: Este trabalho buscou identificar as contribuições proporcionadas pelos processos de Avaliação Institucional realizados em duas Universidades brasileiras, sendo uma delas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o Projeto Qualidade que ocorreu entre os anos de 1991 e 1993 e a outra, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com o Projeto Conhecer para Aprimorar que foi oportunizado a partir do ano de 1997. O propósito central deste trabalho foi o de realizar uma meta-avaliação, que constitui a investigação de como foram conduzidos os processos de Avaliação Institucional destas duas Universidades, buscando os resultados possibilitados a partir de sua concretização e a averiguação da existência de diretrizes institucionais orientadas pelos diagnósticos resultantes. Deste modo, buscamos ao longo deste trabalho estabelecer o estreito relacionamento existente entre Avaliação Institucional e qualidade educativa, bem como apresentar as propostas estabelecidas nos Projetos Qualidade e Conhecer para Aprimorar , que têm como diretrizes norteadoras a transformação qualitativa das dimensões acadêmicas. Com os dados coletados por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas semi-estruturadas, buscamos identificar o alcance e os limites proporcionados com o desenvolvimento dos processos de Avaliação Institucional e posteriormente apresentar o estudo comparativo entre os projetos desenvolvidos na Unicamp e PUC-Campinas.
id PUC_CAMP-5_bb43b03ececea69b187ba094509f5c5c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15321
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidadesInstitutional evaluation: a comparative study among two universitiesavaliação institucionaluniversidadequalidade educativameta-avaliaçãoinstitutional evaluationuniversityeducational qualitygoal - evaluationEste trabalho buscou identificar as contribuições proporcionadas pelos processos de Avaliação Institucional realizados em duas Universidades brasileiras, sendo uma delas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o Projeto Qualidade que ocorreu entre os anos de 1991 e 1993 e a outra, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com o Projeto Conhecer para Aprimorar que foi oportunizado a partir do ano de 1997. O propósito central deste trabalho foi o de realizar uma meta-avaliação, que constitui a investigação de como foram conduzidos os processos de Avaliação Institucional destas duas Universidades, buscando os resultados possibilitados a partir de sua concretização e a averiguação da existência de diretrizes institucionais orientadas pelos diagnósticos resultantes. Deste modo, buscamos ao longo deste trabalho estabelecer o estreito relacionamento existente entre Avaliação Institucional e qualidade educativa, bem como apresentar as propostas estabelecidas nos Projetos Qualidade e Conhecer para Aprimorar , que têm como diretrizes norteadoras a transformação qualitativa das dimensões acadêmicas. Com os dados coletados por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas semi-estruturadas, buscamos identificar o alcance e os limites proporcionados com o desenvolvimento dos processos de Avaliação Institucional e posteriormente apresentar o estudo comparativo entre os projetos desenvolvidos na Unicamp e PUC-Campinas.This research tried to identify the contributions provided by the process of Institutional Evaluation accomplished in two Brazilian Universities, being one of them Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), with the Projeto Qualidade which took place between the years of 1991 and 1993 and the other one, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) with the Projeto Conhecer para Aprimorar which started in 1997. The main purpose of this research was to make a goal-evaluation which constitutes the investigation of how the processes of Institutional Evaluation of these two universities were conducted, searching the possibilited results from its beginning to the facts of the existence of Institutional guidelines oriented by the resulting diagnosis. Thus, we try to establish the narrow relationship between the Institutional Evaluation and Educational Quality, as well as presenting the proposals established in the projects Qualidade and Conhecer para Aprimorar , which have as main guidelines the qualitative changes of academic dimensions. Through the collected data established by bibliographic research and semi-structured interviews, we hope to identify the goals and the limits provided with the development of the process of Institutional Evaluation and after that to present a comparative study between the projects developed at Unicamp and at PUCCampinas.PUC-CampinasBalzan, Newton CesarPontifícia Universidade Católica de CampinasLobo, Clever Eduardo Zuin2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153212367076468931510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:23Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15321Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:23Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
Institutional evaluation: a comparative study among two universities
title Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
spellingShingle Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
Lobo, Clever Eduardo Zuin
avaliação institucional
universidade
qualidade educativa
meta-avaliação
institutional evaluation
university
educational quality
goal - evaluation
title_short Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
title_full Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
title_fullStr Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
title_full_unstemmed Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
title_sort Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
author Lobo, Clever Eduardo Zuin
author_facet Lobo, Clever Eduardo Zuin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balzan, Newton Cesar
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Clever Eduardo Zuin
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação institucional
universidade
qualidade educativa
meta-avaliação
institutional evaluation
university
educational quality
goal - evaluation
topic avaliação institucional
universidade
qualidade educativa
meta-avaliação
institutional evaluation
university
educational quality
goal - evaluation
description Este trabalho buscou identificar as contribuições proporcionadas pelos processos de Avaliação Institucional realizados em duas Universidades brasileiras, sendo uma delas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o Projeto Qualidade que ocorreu entre os anos de 1991 e 1993 e a outra, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com o Projeto Conhecer para Aprimorar que foi oportunizado a partir do ano de 1997. O propósito central deste trabalho foi o de realizar uma meta-avaliação, que constitui a investigação de como foram conduzidos os processos de Avaliação Institucional destas duas Universidades, buscando os resultados possibilitados a partir de sua concretização e a averiguação da existência de diretrizes institucionais orientadas pelos diagnósticos resultantes. Deste modo, buscamos ao longo deste trabalho estabelecer o estreito relacionamento existente entre Avaliação Institucional e qualidade educativa, bem como apresentar as propostas estabelecidas nos Projetos Qualidade e Conhecer para Aprimorar , que têm como diretrizes norteadoras a transformação qualitativa das dimensões acadêmicas. Com os dados coletados por meio de pesquisas bibliográficas e entrevistas semi-estruturadas, buscamos identificar o alcance e os limites proporcionados com o desenvolvimento dos processos de Avaliação Institucional e posteriormente apresentar o estudo comparativo entre os projetos desenvolvidos na Unicamp e PUC-Campinas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-23
2022-02-16T18:12:03Z
2022-02-16T18:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15321
2367076468931510
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15321
identifier_str_mv 2367076468931510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1792877948010758144