Neocalvinismo holandês: (re)construindo o itinerário
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14878 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Neocalvinismo holandês, movimento de reforma religiosa e cultural inaugurado pelo calvinista Abraham Kuyper, no século XIX. Com uma trajetória acadêmica e política bastante fértil, Kuyper ampliou a teologia de Calvino, buscando apontar o calvinismo como sistema de vida abrangente, com sentido histórico, filosófico e político. O Neocalvinismo nasce em meio às transformações do mundo moderno, que afetaram o estatuto cultural da religião, colocando-a ao lado de outras esferas de valor. Essas transformações, tendo sido iniciadas nos séculos precedentes com o choque do racionalismo iluminista, combinadas à profunda crise da ortodoxia protestante, levaram Kuyper a propor um retorno à objetividade teológica para salvaguardar a herança cristã, que julgava ameaçada pelas concepções modernas de mundo. Assim, o teólogo remonta ao pensamento calvinista, apontando suas contribuições à religião, política, ciência e arte. O Neocalvinismo holandês chega ao Brasil a partir das primeiras publicações do teólogo americano Francis Schaeffer e da instituição paraeclesiática L’Abri, responsável por propagar o pensamento schaefferiano e tornar conhecidos os autores neocalvinistas, cujas obras visam à instrumentalização dos crentes para seu envolvimento nos espaços públicos. A instituição paraeclesiástica “L’Abri Brasil” se caracteriza, assim, como uma importante interlocutora nesse processo. Deste modo, busca-se explorar as raízes do Neocalvinismo holandês acolhido no Brasil, (re)construindo, portanto, seu itinerário até Francis Schaeffer, que pode ter implicado numa “americanização” do movimento. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de contribuir com as discussões acerca do ativismo religioso na esfera pública, apontando para um objeto que, inserido no protestantismo histórico, é pouco explorado no campo das Ciências da Religião em abordagem sociológica. Nosso compromisso é interpretar as manifestações da religião, sem, no entanto, questionar as experiências religiosas dos indivíduos envolvidos na pesquisa. Objetiva-se: 1) apresentar a tradição teológica em que o Neocalvinismo holandês se insere: o protestantismo calvinista; 2) identificar o contexto de seu surgimento e discorrer sobre sua proposta, especialmente no que tange à relação entre religião e política a partir dos seus principais expoentes: Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd; 3) analisar o conteúdo dos discursos de Francis Schaeffer, buscando identificar sua relação com o movimento e apontar seus impactos no âmbito político; 4) analisar os aspectos que se destacam no itinerário percorrido, fornecendo, assim, elementos teóricos para uma leitura crítica e cautelosa da recepção do Neocalvinismo em nosso contexto. No que se refere ao método, trata-se de uma pesquisa exploratória combinada à técnica de pesquisa bibliográfica. Para compreensão dos dados coletados, optamos pelo tratamento qualitativo a partir do método hermenêutico-dialético e da análise do conteúdo do discurso. |
id |
PUC_CAMP-5_dc77ff43e02b298519dc956f4f65af22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14878 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Neocalvinismo holandês: (re)construindo o itinerárioDutch Neocalvinism: (re)building the ItineraryAbraham KuyperHerman DooyeweerdFrancis SchaefferReligião e PolíticaAbraham KuyperHerman DooyeweerdFrancis SchaefferReligion and PoliticsEsta pesquisa tem como objeto de estudo o Neocalvinismo holandês, movimento de reforma religiosa e cultural inaugurado pelo calvinista Abraham Kuyper, no século XIX. Com uma trajetória acadêmica e política bastante fértil, Kuyper ampliou a teologia de Calvino, buscando apontar o calvinismo como sistema de vida abrangente, com sentido histórico, filosófico e político. O Neocalvinismo nasce em meio às transformações do mundo moderno, que afetaram o estatuto cultural da religião, colocando-a ao lado de outras esferas de valor. Essas transformações, tendo sido iniciadas nos séculos precedentes com o choque do racionalismo iluminista, combinadas à profunda crise da ortodoxia protestante, levaram Kuyper a propor um retorno à objetividade teológica para salvaguardar a herança cristã, que julgava ameaçada pelas concepções modernas de mundo. Assim, o teólogo remonta ao pensamento calvinista, apontando suas contribuições à religião, política, ciência e arte. O Neocalvinismo holandês chega ao Brasil a partir das primeiras publicações do teólogo americano Francis Schaeffer e da instituição paraeclesiática L’Abri, responsável por propagar o pensamento schaefferiano e tornar conhecidos os autores neocalvinistas, cujas obras visam à instrumentalização dos crentes para seu envolvimento nos espaços públicos. A instituição paraeclesiástica “L’Abri Brasil” se caracteriza, assim, como uma importante interlocutora nesse processo. Deste modo, busca-se explorar as raízes do Neocalvinismo holandês acolhido no Brasil, (re)construindo, portanto, seu itinerário até Francis Schaeffer, que pode ter implicado numa “americanização” do movimento. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de contribuir com as discussões acerca do ativismo religioso na esfera pública, apontando para um objeto que, inserido no protestantismo histórico, é pouco explorado no campo das Ciências da Religião em abordagem sociológica. Nosso compromisso é interpretar as manifestações da religião, sem, no entanto, questionar as experiências religiosas dos indivíduos envolvidos na pesquisa. Objetiva-se: 1) apresentar a tradição teológica em que o Neocalvinismo holandês se insere: o protestantismo calvinista; 2) identificar o contexto de seu surgimento e discorrer sobre sua proposta, especialmente no que tange à relação entre religião e política a partir dos seus principais expoentes: Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd; 3) analisar o conteúdo dos discursos de Francis Schaeffer, buscando identificar sua relação com o movimento e apontar seus impactos no âmbito político; 4) analisar os aspectos que se destacam no itinerário percorrido, fornecendo, assim, elementos teóricos para uma leitura crítica e cautelosa da recepção do Neocalvinismo em nosso contexto. No que se refere ao método, trata-se de uma pesquisa exploratória combinada à técnica de pesquisa bibliográfica. Para compreensão dos dados coletados, optamos pelo tratamento qualitativo a partir do método hermenêutico-dialético e da análise do conteúdo do discurso.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPESPUC-CampinasCampos, Breno MartinsPontifícia Universidade Católica de CampinasMartins, Maria Angélica de Farias Jurity2022-02-16T13:48:31Z2022-02-16T13:48:31Z2021-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/148782179714914934643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:38Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14878Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:38Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Neocalvinismo holandês: (re)construindo o itinerário Dutch Neocalvinism: (re)building the Itinerary |
title |
Neocalvinismo holandês: (re)construindo o itinerário |
spellingShingle |
Neocalvinismo holandês: (re)construindo o itinerário Martins, Maria Angélica de Farias Jurity Abraham Kuyper Herman Dooyeweerd Francis Schaeffer Religião e Política Abraham Kuyper Herman Dooyeweerd Francis Schaeffer Religion and Politics |
title_short |
Neocalvinismo holandês: (re)construindo o itinerário |
title_full |
Neocalvinismo holandês: (re)construindo o itinerário |
title_fullStr |
Neocalvinismo holandês: (re)construindo o itinerário |
title_full_unstemmed |
Neocalvinismo holandês: (re)construindo o itinerário |
title_sort |
Neocalvinismo holandês: (re)construindo o itinerário |
author |
Martins, Maria Angélica de Farias Jurity |
author_facet |
Martins, Maria Angélica de Farias Jurity |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Breno Martins Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria Angélica de Farias Jurity |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abraham Kuyper Herman Dooyeweerd Francis Schaeffer Religião e Política Abraham Kuyper Herman Dooyeweerd Francis Schaeffer Religion and Politics |
topic |
Abraham Kuyper Herman Dooyeweerd Francis Schaeffer Religião e Política Abraham Kuyper Herman Dooyeweerd Francis Schaeffer Religion and Politics |
description |
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Neocalvinismo holandês, movimento de reforma religiosa e cultural inaugurado pelo calvinista Abraham Kuyper, no século XIX. Com uma trajetória acadêmica e política bastante fértil, Kuyper ampliou a teologia de Calvino, buscando apontar o calvinismo como sistema de vida abrangente, com sentido histórico, filosófico e político. O Neocalvinismo nasce em meio às transformações do mundo moderno, que afetaram o estatuto cultural da religião, colocando-a ao lado de outras esferas de valor. Essas transformações, tendo sido iniciadas nos séculos precedentes com o choque do racionalismo iluminista, combinadas à profunda crise da ortodoxia protestante, levaram Kuyper a propor um retorno à objetividade teológica para salvaguardar a herança cristã, que julgava ameaçada pelas concepções modernas de mundo. Assim, o teólogo remonta ao pensamento calvinista, apontando suas contribuições à religião, política, ciência e arte. O Neocalvinismo holandês chega ao Brasil a partir das primeiras publicações do teólogo americano Francis Schaeffer e da instituição paraeclesiática L’Abri, responsável por propagar o pensamento schaefferiano e tornar conhecidos os autores neocalvinistas, cujas obras visam à instrumentalização dos crentes para seu envolvimento nos espaços públicos. A instituição paraeclesiástica “L’Abri Brasil” se caracteriza, assim, como uma importante interlocutora nesse processo. Deste modo, busca-se explorar as raízes do Neocalvinismo holandês acolhido no Brasil, (re)construindo, portanto, seu itinerário até Francis Schaeffer, que pode ter implicado numa “americanização” do movimento. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de contribuir com as discussões acerca do ativismo religioso na esfera pública, apontando para um objeto que, inserido no protestantismo histórico, é pouco explorado no campo das Ciências da Religião em abordagem sociológica. Nosso compromisso é interpretar as manifestações da religião, sem, no entanto, questionar as experiências religiosas dos indivíduos envolvidos na pesquisa. Objetiva-se: 1) apresentar a tradição teológica em que o Neocalvinismo holandês se insere: o protestantismo calvinista; 2) identificar o contexto de seu surgimento e discorrer sobre sua proposta, especialmente no que tange à relação entre religião e política a partir dos seus principais expoentes: Abraham Kuyper e Herman Dooyeweerd; 3) analisar o conteúdo dos discursos de Francis Schaeffer, buscando identificar sua relação com o movimento e apontar seus impactos no âmbito político; 4) analisar os aspectos que se destacam no itinerário percorrido, fornecendo, assim, elementos teóricos para uma leitura crítica e cautelosa da recepção do Neocalvinismo em nosso contexto. No que se refere ao método, trata-se de uma pesquisa exploratória combinada à técnica de pesquisa bibliográfica. Para compreensão dos dados coletados, optamos pelo tratamento qualitativo a partir do método hermenêutico-dialético e da análise do conteúdo do discurso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-19 2022-02-16T13:48:31Z 2022-02-16T13:48:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14878 2179714914934643 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14878 |
identifier_str_mv |
2179714914934643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1792877943895097344 |