Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16255 |
Resumo: | Estratégias da política pública de habitação foram, do Banco Nacional da Habitação na década de 1960 ao Programa Minha Casa Minha Vida nos anos 2000, desenhadas predominantemente pelo que se referiu aqui como mirada tradicional – alinhadas ao paradigma epistemológico dominante e orientadas efetivamente para produção de unidades habitacionais, mas não para formação de comunidades. O estudo de caso do Residencial Sirius se encontrou na área de intersecção do Programa Minha Casa Minha Vida com a Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios, lançada em 2014 pelo Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento socioterritorial em empreendimentos pré-selecionados. A dupla atuação do autor como agente técnico e pesquisador permitiu exercitar a observação participante no território e com os moradores locais, lançando ao objeto de estudo a mirada referida como dialógica – vinda pelo paradigma do pensamento complexo, onde sujeito e objeto são interlocutores e se relacionam de forma recíproca. A mirada dialógica foi caracterizada pela articulação entre saber técnico e vivência territorial, ancorada na análise urbanística integrada e na experiência vivencial. A pesquisa propôs refletir sobre as contribuições do arquiteto urbanista em processos colaborativos e participativos para formação de comunidades, bem como sobre a importância da experiência vivencial para os programas de formação em arquitetura e urbanismo. Os resultados obtidos apontaram limitações práticas da Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios frente a impactos contraditórios do Programa Minha Casa Minha Vida na promoção habitacional para a demanda prioritária. |
id |
PUC_CAMP-5_e05d5e674034123ee20a6c00af763240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16255 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidadesDialogues between technical knowledge and territorial experiencing – analyzing collaborative practices for the construction of communitiesUrbanismo colaborativoPrograma Minha Casa Minha VidaDesenvolvimento integrado e sustentávelObservação participanteFormação de comunidadesResidencial SiriusCollaborative urbanismMinha Casa Minha Vida ProgramIntegrated and Sustainable Territorial DevelopmentParticipant observationConstruction of communitiesResidencial SiriusEstratégias da política pública de habitação foram, do Banco Nacional da Habitação na década de 1960 ao Programa Minha Casa Minha Vida nos anos 2000, desenhadas predominantemente pelo que se referiu aqui como mirada tradicional – alinhadas ao paradigma epistemológico dominante e orientadas efetivamente para produção de unidades habitacionais, mas não para formação de comunidades. O estudo de caso do Residencial Sirius se encontrou na área de intersecção do Programa Minha Casa Minha Vida com a Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios, lançada em 2014 pelo Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento socioterritorial em empreendimentos pré-selecionados. A dupla atuação do autor como agente técnico e pesquisador permitiu exercitar a observação participante no território e com os moradores locais, lançando ao objeto de estudo a mirada referida como dialógica – vinda pelo paradigma do pensamento complexo, onde sujeito e objeto são interlocutores e se relacionam de forma recíproca. A mirada dialógica foi caracterizada pela articulação entre saber técnico e vivência territorial, ancorada na análise urbanística integrada e na experiência vivencial. A pesquisa propôs refletir sobre as contribuições do arquiteto urbanista em processos colaborativos e participativos para formação de comunidades, bem como sobre a importância da experiência vivencial para os programas de formação em arquitetura e urbanismo. Os resultados obtidos apontaram limitações práticas da Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios frente a impactos contraditórios do Programa Minha Casa Minha Vida na promoção habitacional para a demanda prioritária.From the Banco Nacional da Habitação (National Bank for Housing) in 1960’s to the Minha Casa Minha Vida Program (My House My Life Program), public policy’s strategies for housing development have been designed mainly through what it was referred to as traditional lenses – aligned with the dominant epistemological paradigm and aimed to the production of housing units, but not to the construction of communities. The study case of Residencial Sirius was found at the intersection between Minha Casa Minha Vida Program and the Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios (Integrated and Sustainable Territorial Development Strategy), inaugurated in 2014 for promoting socioterritorial development at preselected residential neighborhoods. Working from a dual role perspective as a technical agent and a researcher, it was possible to practice participant observation at the territory and with local dwellers, approaching Sirius through what it was referred to as dialogical lenses – based on theories of complex thinking, where subject and object are interdependent and relate in a reciprocal manner. This dialogical approach was characterized by articulating technical knowledge with territorial experiencing, anchored to integrated urban analysis and participant observation. The research expected to stimulate reflections on the role of architects and urbanists in processes for the construction of communities, as well as on the importance of territorial experiencing for architecture and urbanism training programs. Results indicated practical limitations of the Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios considering contradictory impacts of Minha Casa Minha Vida Program on priority housing development for low income families.PUC-CampinasSantos Junior, Wilson Ribeiro dosPontifícia Universidade Católica de CampinasAlves, Alexandre Fernandes Alessio2022-02-17T16:07:03Z2022-02-17T16:07:03Z2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/162558589845919560133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-03T16:09:18Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16255Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-03T16:09:18Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades Dialogues between technical knowledge and territorial experiencing – analyzing collaborative practices for the construction of communities |
title |
Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades |
spellingShingle |
Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades Alves, Alexandre Fernandes Alessio Urbanismo colaborativo Programa Minha Casa Minha Vida Desenvolvimento integrado e sustentável Observação participante Formação de comunidades Residencial Sirius Collaborative urbanism Minha Casa Minha Vida Program Integrated and Sustainable Territorial Development Participant observation Construction of communities Residencial Sirius |
title_short |
Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades |
title_full |
Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades |
title_fullStr |
Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades |
title_full_unstemmed |
Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades |
title_sort |
Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades |
author |
Alves, Alexandre Fernandes Alessio |
author_facet |
Alves, Alexandre Fernandes Alessio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos Junior, Wilson Ribeiro dos Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Alexandre Fernandes Alessio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Urbanismo colaborativo Programa Minha Casa Minha Vida Desenvolvimento integrado e sustentável Observação participante Formação de comunidades Residencial Sirius Collaborative urbanism Minha Casa Minha Vida Program Integrated and Sustainable Territorial Development Participant observation Construction of communities Residencial Sirius |
topic |
Urbanismo colaborativo Programa Minha Casa Minha Vida Desenvolvimento integrado e sustentável Observação participante Formação de comunidades Residencial Sirius Collaborative urbanism Minha Casa Minha Vida Program Integrated and Sustainable Territorial Development Participant observation Construction of communities Residencial Sirius |
description |
Estratégias da política pública de habitação foram, do Banco Nacional da Habitação na década de 1960 ao Programa Minha Casa Minha Vida nos anos 2000, desenhadas predominantemente pelo que se referiu aqui como mirada tradicional – alinhadas ao paradigma epistemológico dominante e orientadas efetivamente para produção de unidades habitacionais, mas não para formação de comunidades. O estudo de caso do Residencial Sirius se encontrou na área de intersecção do Programa Minha Casa Minha Vida com a Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios, lançada em 2014 pelo Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento socioterritorial em empreendimentos pré-selecionados. A dupla atuação do autor como agente técnico e pesquisador permitiu exercitar a observação participante no território e com os moradores locais, lançando ao objeto de estudo a mirada referida como dialógica – vinda pelo paradigma do pensamento complexo, onde sujeito e objeto são interlocutores e se relacionam de forma recíproca. A mirada dialógica foi caracterizada pela articulação entre saber técnico e vivência territorial, ancorada na análise urbanística integrada e na experiência vivencial. A pesquisa propôs refletir sobre as contribuições do arquiteto urbanista em processos colaborativos e participativos para formação de comunidades, bem como sobre a importância da experiência vivencial para os programas de formação em arquitetura e urbanismo. Os resultados obtidos apontaram limitações práticas da Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios frente a impactos contraditórios do Programa Minha Casa Minha Vida na promoção habitacional para a demanda prioritária. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-19 2022-02-17T16:07:03Z 2022-02-17T16:07:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16255 8589845919560133 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16255 |
identifier_str_mv |
8589845919560133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1792877953104740352 |