Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Alves, Alexandre Fernandes Alessio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PUC-Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16255
Resumo: Estratégias da política pública de habitação foram, do Banco Nacional da Habitação na década de 1960 ao Programa Minha Casa Minha Vida nos anos 2000, desenhadas predominantemente pelo que se referiu aqui como mirada tradicional – alinhadas ao paradigma epistemológico dominante e orientadas efetivamente para produção de unidades habitacionais, mas não para formação de comunidades. O estudo de caso do Residencial Sirius se encontrou na área de intersecção do Programa Minha Casa Minha Vida com a Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios, lançada em 2014 pelo Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento socioterritorial em empreendimentos pré-selecionados. A dupla atuação do autor como agente técnico e pesquisador permitiu exercitar a observação participante no território e com os moradores locais, lançando ao objeto de estudo a mirada referida como dialógica – vinda pelo paradigma do pensamento complexo, onde sujeito e objeto são interlocutores e se relacionam de forma recíproca. A mirada dialógica foi caracterizada pela articulação entre saber técnico e vivência territorial, ancorada na análise urbanística integrada e na experiência vivencial. A pesquisa propôs refletir sobre as contribuições do arquiteto urbanista em processos colaborativos e participativos para formação de comunidades, bem como sobre a importância da experiência vivencial para os programas de formação em arquitetura e urbanismo. Os resultados obtidos apontaram limitações práticas da Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios frente a impactos contraditórios do Programa Minha Casa Minha Vida na promoção habitacional para a demanda prioritária.
id PUC_CAMP-5_e05d5e674034123ee20a6c00af763240
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16255
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidadesDialogues between technical knowledge and territorial experiencing – analyzing collaborative practices for the construction of communitiesUrbanismo colaborativoPrograma Minha Casa Minha VidaDesenvolvimento integrado e sustentávelObservação participanteFormação de comunidadesResidencial SiriusCollaborative urbanismMinha Casa Minha Vida ProgramIntegrated and Sustainable Territorial DevelopmentParticipant observationConstruction of communitiesResidencial SiriusEstratégias da política pública de habitação foram, do Banco Nacional da Habitação na década de 1960 ao Programa Minha Casa Minha Vida nos anos 2000, desenhadas predominantemente pelo que se referiu aqui como mirada tradicional – alinhadas ao paradigma epistemológico dominante e orientadas efetivamente para produção de unidades habitacionais, mas não para formação de comunidades. O estudo de caso do Residencial Sirius se encontrou na área de intersecção do Programa Minha Casa Minha Vida com a Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios, lançada em 2014 pelo Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento socioterritorial em empreendimentos pré-selecionados. A dupla atuação do autor como agente técnico e pesquisador permitiu exercitar a observação participante no território e com os moradores locais, lançando ao objeto de estudo a mirada referida como dialógica – vinda pelo paradigma do pensamento complexo, onde sujeito e objeto são interlocutores e se relacionam de forma recíproca. A mirada dialógica foi caracterizada pela articulação entre saber técnico e vivência territorial, ancorada na análise urbanística integrada e na experiência vivencial. A pesquisa propôs refletir sobre as contribuições do arquiteto urbanista em processos colaborativos e participativos para formação de comunidades, bem como sobre a importância da experiência vivencial para os programas de formação em arquitetura e urbanismo. Os resultados obtidos apontaram limitações práticas da Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios frente a impactos contraditórios do Programa Minha Casa Minha Vida na promoção habitacional para a demanda prioritária.From the Banco Nacional da Habitação (National Bank for Housing) in 1960’s to the Minha Casa Minha Vida Program (My House My Life Program), public policy’s strategies for housing development have been designed mainly through what it was referred to as traditional lenses – aligned with the dominant epistemological paradigm and aimed to the production of housing units, but not to the construction of communities. The study case of Residencial Sirius was found at the intersection between Minha Casa Minha Vida Program and the Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios (Integrated and Sustainable Territorial Development Strategy), inaugurated in 2014 for promoting socioterritorial development at preselected residential neighborhoods. Working from a dual role perspective as a technical agent and a researcher, it was possible to practice participant observation at the territory and with local dwellers, approaching Sirius through what it was referred to as dialogical lenses – based on theories of complex thinking, where subject and object are interdependent and relate in a reciprocal manner. This dialogical approach was characterized by articulating technical knowledge with territorial experiencing, anchored to integrated urban analysis and participant observation. The research expected to stimulate reflections on the role of architects and urbanists in processes for the construction of communities, as well as on the importance of territorial experiencing for architecture and urbanism training programs. Results indicated practical limitations of the Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios considering contradictory impacts of Minha Casa Minha Vida Program on priority housing development for low income families.PUC-CampinasSantos Junior, Wilson Ribeiro dosPontifícia Universidade Católica de CampinasAlves, Alexandre Fernandes Alessio2022-02-17T16:07:03Z2022-02-17T16:07:03Z2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/162558589845919560133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-03T16:09:18Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16255Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-03T16:09:18Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades
Dialogues between technical knowledge and territorial experiencing – analyzing collaborative practices for the construction of communities
title Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades
spellingShingle Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades
Alves, Alexandre Fernandes Alessio
Urbanismo colaborativo
Programa Minha Casa Minha Vida
Desenvolvimento integrado e sustentável
Observação participante
Formação de comunidades
Residencial Sirius
Collaborative urbanism
Minha Casa Minha Vida Program
Integrated and Sustainable Territorial Development
Participant observation
Construction of communities
Residencial Sirius
title_short Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades
title_full Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades
title_fullStr Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades
title_full_unstemmed Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades
title_sort Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades
author Alves, Alexandre Fernandes Alessio
author_facet Alves, Alexandre Fernandes Alessio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alexandre Fernandes Alessio
dc.subject.por.fl_str_mv Urbanismo colaborativo
Programa Minha Casa Minha Vida
Desenvolvimento integrado e sustentável
Observação participante
Formação de comunidades
Residencial Sirius
Collaborative urbanism
Minha Casa Minha Vida Program
Integrated and Sustainable Territorial Development
Participant observation
Construction of communities
Residencial Sirius
topic Urbanismo colaborativo
Programa Minha Casa Minha Vida
Desenvolvimento integrado e sustentável
Observação participante
Formação de comunidades
Residencial Sirius
Collaborative urbanism
Minha Casa Minha Vida Program
Integrated and Sustainable Territorial Development
Participant observation
Construction of communities
Residencial Sirius
description Estratégias da política pública de habitação foram, do Banco Nacional da Habitação na década de 1960 ao Programa Minha Casa Minha Vida nos anos 2000, desenhadas predominantemente pelo que se referiu aqui como mirada tradicional – alinhadas ao paradigma epistemológico dominante e orientadas efetivamente para produção de unidades habitacionais, mas não para formação de comunidades. O estudo de caso do Residencial Sirius se encontrou na área de intersecção do Programa Minha Casa Minha Vida com a Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios, lançada em 2014 pelo Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento socioterritorial em empreendimentos pré-selecionados. A dupla atuação do autor como agente técnico e pesquisador permitiu exercitar a observação participante no território e com os moradores locais, lançando ao objeto de estudo a mirada referida como dialógica – vinda pelo paradigma do pensamento complexo, onde sujeito e objeto são interlocutores e se relacionam de forma recíproca. A mirada dialógica foi caracterizada pela articulação entre saber técnico e vivência territorial, ancorada na análise urbanística integrada e na experiência vivencial. A pesquisa propôs refletir sobre as contribuições do arquiteto urbanista em processos colaborativos e participativos para formação de comunidades, bem como sobre a importância da experiência vivencial para os programas de formação em arquitetura e urbanismo. Os resultados obtidos apontaram limitações práticas da Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios frente a impactos contraditórios do Programa Minha Casa Minha Vida na promoção habitacional para a demanda prioritária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-19
2022-02-17T16:07:03Z
2022-02-17T16:07:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16255
8589845919560133
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16255
identifier_str_mv 8589845919560133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1792877953104740352