Padrões de consumo alimentar, pegada hídrica e sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Barbosa, Alan Marcelo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16800
Resumo: O tema sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço na mídia, entretanto, é comum as pessoas pensarem que ações individuais não geram impactos ambientais negativos. Uma preocupação é a falta de conhecimento quanto às consequências das decisões individuais de consumo, sendo que o 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas mostra a relevância do tema, evidenciando a necessidade de garantir informações e possibilitar a conscientização na promoção de padrões de consumo sustentável. Um indicador para identificação do nível de sustentabilidade dos padrões de consumo é a Pegada Hídrica que ressalta a importância da preservação dos recursos hídricos. O consumo em um país com dimensões continentais como o Brasil pode variar entre grupos distintos, assim a presente pesquisa estimou o impacto dos padrões de consumo alimentar da população brasileira por meio de suas Pegadas Hídricas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada e com abordagem quantitativa. A principal fonte de dados foi constituída da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017/2018 publicada pelo IBGE. A revisão teórica possibilitou analisar a relação entre consumo e sustentabilidade e identificar diferenças e similaridades entre os termos consumo sustentável, consciente, verde, ecológico, responsável e ético, muitas vezes usados como sinônimos. A abordagem quantitativa, realizada a partir da Análise Fatorial aplicada aos microdados da POF, permitiu identificar os padrões de consumo alimentar das famílias brasileiras com base na estimativa da Pegada Hídrica, possibilitando avaliar a relação entre padrões alimentares, recorte geográfico, local de residência e renda. As diferenças estimadas dos padrões alimentares permitiram identificar o principal resultado na comparação por estados ou regional, o resultado mais relevante na comparação entre rural e urbano, e a principal diferença por grupos de renda. As constatações podem auxiliar a promover a conscientização dos consumidores acerca dos efeitos das decisões de consumo e necessidade de mudança nos hábitos para preservação do meio ambiente.
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O consumo em um país com dimensões continentais como o Brasil pode variar entre grupos distintos, assim a presente pesquisa estimou o impacto dos padrões de consumo alimentar da população brasileira por meio de suas Pegadas Hídricas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada e com abordagem quantitativa. A principal fonte de dados foi constituída da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017/2018 publicada pelo IBGE. A revisão teórica possibilitou analisar a relação entre consumo e sustentabilidade e identificar diferenças e similaridades entre os termos consumo sustentável, consciente, verde, ecológico, responsável e ético, muitas vezes usados como sinônimos. A abordagem quantitativa, realizada a partir da Análise Fatorial aplicada aos microdados da POF, permitiu identificar os padrões de consumo alimentar das famílias brasileiras com base na estimativa da Pegada Hídrica, possibilitando avaliar a relação entre padrões alimentares, recorte geográfico, local de residência e renda. As diferenças estimadas dos padrões alimentares permitiram identificar o principal resultado na comparação por estados ou regional, o resultado mais relevante na comparação entre rural e urbano, e a principal diferença por grupos de renda. As constatações podem auxiliar a promover a conscientização dos consumidores acerca dos efeitos das decisões de consumo e necessidade de mudança nos hábitos para preservação do meio ambiente.Sustainability is a theme with increasing space in the media, however, it is common for people to think that individual actions do not generate negative environmental impacts. One concern is the lack of knowledge about the consequences of individual consumption decisions, and the 12th Sustainable Development Goal of the United Nations 2030 Agenda shows the relevance of this topic, highlighting the need of providing information and enabling awareness to promote sustainable consumption patterns. An indicator for understanding the level of sustainability of consumption patterns is the Water Footprint, which enhances the importance of preserving water resources. Consumption in a country with continental dimensions such as Brazil can vary among different groups, thus this research estimated the impact of food consumption patterns of the Brazilian population through their Water Footprints. This is an exploratory, applied research with a quantitative approach. The main data source was the latest Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a household budget survey, conducted in 2017/2018 and published by IBGE. The theoretical review enabled the assessment of the relationship between consumption and sustainability and to identify differences and similarities between terms that characterizes consumption, including sustainable, conscious, green, ecological, responsible, and ethical consumption, often used as synonyms. The quantitative approach, based on the Factor Analysis applied to the POF microdata, allowed the identification of food consumption patterns of Brazilian families based on the estimation of the Water Footprint, enabling the evaluation of relationship between food patterns, geographic location, place of residence and income. The estimated differences in food patterns make it possible to identify the main result of the comparison between state or region, between rural and urban areas, and the main difference by income group. The findings can help to promote consumer awareness about the effects of consumption decisions and the need of changing habits to preserve the environment.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Branchi, Bruna AngelaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Barbosa, Alan Marcelo2023-04-13T16:26:50Z2023-04-13T16:26:50Z2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/168003432418707572748porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-04-13T16:26:50Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16800Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-04-13T16:26:50Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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