PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Silva, Rosinalda Correa da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2327
Resumo: O presente projeto tem como objetivo implantar um programa de educação patrimonial em dois empreendimentos de impacto sócio-ambiental utilizando estratégias metodológicas diferentes, dado a especificidade de cada empreendimento. Trata-se do projeto da Linha de Transmissão 500kv Interligação Norte Sul 3 trecho 2 Tocantis/Goiás e o projeto do Aproveitamento Hidrelétrico na Serra do Facão-SEFAC na cidade de Catalão/GO. Considerando que os empreendimentos em questão são empreendimentos de grande impacto sócio-ambiental, a educação patrimonial se torna necessária como uma das formas de preservação e amenização dos impactos que ocorreram nas áreas de implantação dos projetos. A educação patrimonial segundo Horta (1999), é um instrumento que tem sido útil para a preservação social e cultural. Os trabalhos de educação patrimonial são tarefas na grande maioria executadas por gestores, e podem acontecer na forma de palestras explicativas, oficinas e minicursos que envolvem a população da região em que são desenvolvidos projetos públicos e privados. A aplicação das estratégias metodológicas se orientará pelas especificidades de cada empreendimento. A primeira, que será aplicada no projeto da linha de transmissão 500kv interligação Norte Sul 3 trecho 2 TO/GO acontecerá em forma de palestras explicativas seguidas de um conto de histórias. A segunda, sobre o projeto AHE Serra do Facão-SEFAC Catalão acontecerá em forma de mini-curso de 60/H com duração prevista para uma semana. A avaliação das duas metodologias será realizada de forma contínua e sistemática tendo em vista que o objetivo do projeto é implantar o programa de educação patrimonial, visando a conscientização e preservação do patrimônio arqueológico encontrado em ambos os empreendimentos.
id PUC_GO_1220986690bd6cef9cbe93c58e3b7497
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2327
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.Patrimônio CulturalPatrimônio ArqueológicoArqueologiaEducação Patrimonial e EducaçãoCultural patrimonyArchaeological, patrimonyArchaeologyPatrimonial education and EducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAO presente projeto tem como objetivo implantar um programa de educação patrimonial em dois empreendimentos de impacto sócio-ambiental utilizando estratégias metodológicas diferentes, dado a especificidade de cada empreendimento. Trata-se do projeto da Linha de Transmissão 500kv Interligação Norte Sul 3 trecho 2 Tocantis/Goiás e o projeto do Aproveitamento Hidrelétrico na Serra do Facão-SEFAC na cidade de Catalão/GO. Considerando que os empreendimentos em questão são empreendimentos de grande impacto sócio-ambiental, a educação patrimonial se torna necessária como uma das formas de preservação e amenização dos impactos que ocorreram nas áreas de implantação dos projetos. A educação patrimonial segundo Horta (1999), é um instrumento que tem sido útil para a preservação social e cultural. Os trabalhos de educação patrimonial são tarefas na grande maioria executadas por gestores, e podem acontecer na forma de palestras explicativas, oficinas e minicursos que envolvem a população da região em que são desenvolvidos projetos públicos e privados. A aplicação das estratégias metodológicas se orientará pelas especificidades de cada empreendimento. A primeira, que será aplicada no projeto da linha de transmissão 500kv interligação Norte Sul 3 trecho 2 TO/GO acontecerá em forma de palestras explicativas seguidas de um conto de histórias. A segunda, sobre o projeto AHE Serra do Facão-SEFAC Catalão acontecerá em forma de mini-curso de 60/H com duração prevista para uma semana. A avaliação das duas metodologias será realizada de forma contínua e sistemática tendo em vista que o objetivo do projeto é implantar o programa de educação patrimonial, visando a conscientização e preservação do patrimônio arqueológico encontrado em ambos os empreendimentos.The present project has as objective to implant a program of patrimonial education in two enterprises of partner-ambient impact being used different metodológicas strategies, data the especificidade of each enterprise. 500kv is about the project of the Line of Transmission Interconnection South North 3 stretch 2 Tocantis/Goiás and the project of the Hidroelectric Exploitation in the Mountain range of Machete in the city of Catalão/GO. Considering that the enterprises in question are enterprises of great partnerambient impact, the patrimonial education if becomes necessary as one of the forms of preservation and amenização of the impacts that had occurred in the areas of implantation of the projects. The patrimonial education according to Horta (1999), is an instrument that has been useful for the social and cultural preservation. The works of patrimonial education are tasks in the great majority executed by managers, and can happen in the form of explicativas lectures, workshops and mini-courses that involve the population of the region where public and private projects are developed. The application of the metodológicas strategies will be oriented for the especificidades of each enterprise. The first one, that interconnection will be applied in the project of the transmission line 500kv South North 3 stretch 2 TO /GO will happen in form of followed explicativas lectures of a story of histories. Second, on project AHE Mountain range of Catalan Machete it will happen in form of mini-course of 60/H with duration foreseen for one week. The evaluation of the two methodologies will be carried through of continuous and systematic form in view of that the objective of the project is to implant the program of patrimonial education, aiming at the awareness and preservation of the archaeological patrimony found in both the enterprises.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásProfissional em Gestão do Patrimônio CulturalMello, Paulo Jobim Camposhttp://lattes.cnpq.br/3498970521398073Viana, Sibeli Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/2161807925273410Santos, Benedito Rodrigues doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791254Z2Silva, Rosinalda Correa da2016-08-10T10:37:30Z2010-04-072009-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rosinalda Correa da. PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-25T22:12:28Zoai:ambar:tede/2327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-25T22:12:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.
title PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.
spellingShingle PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.
Silva, Rosinalda Correa da
Patrimônio Cultural
Patrimônio Arqueológico
Arqueologia
Educação Patrimonial e Educação
Cultural patrimony
Archaeological, patrimony
Archaeology
Patrimonial education and Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
title_short PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.
title_full PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.
title_fullStr PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.
title_full_unstemmed PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.
title_sort PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.
author Silva, Rosinalda Correa da
author_facet Silva, Rosinalda Correa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Paulo Jobim Campos
http://lattes.cnpq.br/3498970521398073
Viana, Sibeli Aparecida
http://lattes.cnpq.br/2161807925273410
Santos, Benedito Rodrigues dos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791254Z2
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosinalda Correa da
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio Cultural
Patrimônio Arqueológico
Arqueologia
Educação Patrimonial e Educação
Cultural patrimony
Archaeological, patrimony
Archaeology
Patrimonial education and Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic Patrimônio Cultural
Patrimônio Arqueológico
Arqueologia
Educação Patrimonial e Educação
Cultural patrimony
Archaeological, patrimony
Archaeology
Patrimonial education and Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description O presente projeto tem como objetivo implantar um programa de educação patrimonial em dois empreendimentos de impacto sócio-ambiental utilizando estratégias metodológicas diferentes, dado a especificidade de cada empreendimento. Trata-se do projeto da Linha de Transmissão 500kv Interligação Norte Sul 3 trecho 2 Tocantis/Goiás e o projeto do Aproveitamento Hidrelétrico na Serra do Facão-SEFAC na cidade de Catalão/GO. Considerando que os empreendimentos em questão são empreendimentos de grande impacto sócio-ambiental, a educação patrimonial se torna necessária como uma das formas de preservação e amenização dos impactos que ocorreram nas áreas de implantação dos projetos. A educação patrimonial segundo Horta (1999), é um instrumento que tem sido útil para a preservação social e cultural. Os trabalhos de educação patrimonial são tarefas na grande maioria executadas por gestores, e podem acontecer na forma de palestras explicativas, oficinas e minicursos que envolvem a população da região em que são desenvolvidos projetos públicos e privados. A aplicação das estratégias metodológicas se orientará pelas especificidades de cada empreendimento. A primeira, que será aplicada no projeto da linha de transmissão 500kv interligação Norte Sul 3 trecho 2 TO/GO acontecerá em forma de palestras explicativas seguidas de um conto de histórias. A segunda, sobre o projeto AHE Serra do Facão-SEFAC Catalão acontecerá em forma de mini-curso de 60/H com duração prevista para uma semana. A avaliação das duas metodologias será realizada de forma contínua e sistemática tendo em vista que o objetivo do projeto é implantar o programa de educação patrimonial, visando a conscientização e preservação do patrimônio arqueológico encontrado em ambos os empreendimentos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-29
2010-04-07
2016-08-10T10:37:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rosinalda Correa da. PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2327
identifier_str_mv SILVA, Rosinalda Correa da. PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS PROJETOS DO AHE SERRA DO FACÃO SEFAC E LINHA DE TRANSMISSÃO.. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791454956257280