Contra-Dança: Ritual e Festa de um Povo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Bonetti, Maria Cristina de Freitas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4202
Resumo: O objeto da presente dissertação é a contra-dança como manifestação cultural, religiosa e artística no Ritual da Festa do Divino – Pentecostes, tanto em Pirenópolis como em Santa Cruz. As categorias utilizadas para interpretar este fato social serão os conceitos de tradição, memória e identidade. O objetivo principal é estudar a contradança como elemento fundamental deste ritual, e como a comunidade vivência a memória, a tradição e a identidade local através de sua construção e reconstrução contínua na história. Pretende-se também enfocar a Festa do Divino como a manifestação popular mais expressiva de Pirenópolis e Santa Cruz. A dissertação pretende provar que a contra-dança faz parte de um dos fatos mais relevantes para a construção da identidade local. Os dados foram coletados através de observação de campo, entrevistas abertas, questionários e farta documentação bibliográfica. Através da pesquisa verificou-se, que de fato, a contra-dança na Festa de Pentecostes é um dos elementos fundamentais que compõe a identidade pirenopolina e santacruzense, ao mesmo tempo que é transmitida até hoje de pai para filho e compõe a memória dos cidadãos destas localidades.
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