A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Pereira, Neiva dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1258
Resumo: O estudo proposto tem por objetivo investigar a problemática referente à crise de autoridade na educação, sendo essa resultante, dentre outros fatores, do discurso (neo)liberal. Para tanto, recorremos às reflexões realizadas por Hannah Arendt em dois de seus trabalhos: A crise da educação , temática presente no livro Entre o Passado e o Futuro, datado de 1958 e o outro trabalho encontra-se no livro A condição humana, também de 1958, mais especificamente o prólogo e o capítulo destinado à discussão do conceito de Ação . No primeiro texto, Arendt aponta o pragmatismo e a psicologia moderna como pressupostos que colaboram para essa crise, já no segundo discute os efeitos da ciência e da técnica na sociedade moderna. Os elementos destacados por Arendt, possibilita-nos ampliar reflexões para pensarmos o discurso pedagógico atual no contexto (neo)liberal, principalmente no que diz respeito ao construtivismo, aos saberes psicológicos e as políticas de Educação a Distância-EAD. Tais elementos serão lidos e interpretados, neste trabalho, tendo como referência as teorizações foucaultianas sobre discurso, poder e saber. Isso porque, para Foucault poder e saber se entrecruzam no sujeito, que é o seu produto concreto, sendo o discurso o promotor dessa articulação. Assim, poder, saber e discurso se constituem como autoridade. Desse modo, a autoridade está relacionada à enunciação, pois o discurso só será autorizado e, consequentemente eficaz, se for reconhecido como tal, e se aquele que pronunciou tiver o reconhecimento e a legitimação do grupo social no qual esse sujeito se insere. Nesse contexto, podemos dizer que a crise de autoridade na educação está relacionada a crise de saber portado pelo professor, provocada pelos efeitos discursivos da psicologia moderna, do pragmatismo e do discurso liberal, que renasce contemporaneamente nos discursos psicológicos e na pedagogia construtivista, capturado pelo discurso (neo)liberal. Cabe ressaltar que tomaremos como suporte teórico deste estudo, especialmente, dois trabalhos de Foucault em que o autor teoriza sobre discurso: A ordem do discurso (1970-2006) e O que e um autor? publicado em Ditos e escritos III (1969-2006).
id PUC_GO_1ffefd16f682114653fc6e070947e959
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1258
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERALDiscursoCrise de autoridade(Neo)liberalismoPragmatismoPsicologia ModernaSpeechCrisis of authority(Neo)liberalismPragmatismModern psychologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO estudo proposto tem por objetivo investigar a problemática referente à crise de autoridade na educação, sendo essa resultante, dentre outros fatores, do discurso (neo)liberal. Para tanto, recorremos às reflexões realizadas por Hannah Arendt em dois de seus trabalhos: A crise da educação , temática presente no livro Entre o Passado e o Futuro, datado de 1958 e o outro trabalho encontra-se no livro A condição humana, também de 1958, mais especificamente o prólogo e o capítulo destinado à discussão do conceito de Ação . No primeiro texto, Arendt aponta o pragmatismo e a psicologia moderna como pressupostos que colaboram para essa crise, já no segundo discute os efeitos da ciência e da técnica na sociedade moderna. Os elementos destacados por Arendt, possibilita-nos ampliar reflexões para pensarmos o discurso pedagógico atual no contexto (neo)liberal, principalmente no que diz respeito ao construtivismo, aos saberes psicológicos e as políticas de Educação a Distância-EAD. Tais elementos serão lidos e interpretados, neste trabalho, tendo como referência as teorizações foucaultianas sobre discurso, poder e saber. Isso porque, para Foucault poder e saber se entrecruzam no sujeito, que é o seu produto concreto, sendo o discurso o promotor dessa articulação. Assim, poder, saber e discurso se constituem como autoridade. Desse modo, a autoridade está relacionada à enunciação, pois o discurso só será autorizado e, consequentemente eficaz, se for reconhecido como tal, e se aquele que pronunciou tiver o reconhecimento e a legitimação do grupo social no qual esse sujeito se insere. Nesse contexto, podemos dizer que a crise de autoridade na educação está relacionada a crise de saber portado pelo professor, provocada pelos efeitos discursivos da psicologia moderna, do pragmatismo e do discurso liberal, que renasce contemporaneamente nos discursos psicológicos e na pedagogia construtivista, capturado pelo discurso (neo)liberal. Cabe ressaltar que tomaremos como suporte teórico deste estudo, especialmente, dois trabalhos de Foucault em que o autor teoriza sobre discurso: A ordem do discurso (1970-2006) e O que e um autor? publicado em Ditos e escritos III (1969-2006).The considered study it has for objective to investigate problematic referring to the crisis of authority in the education, being been this resultant, amongst other factors, of the speech (neo) liberal. For in such a way, we appeal to the reflections carried through for Hannah Arendt in two of its works: The crisis of the education , thematic gift in the book Between the Past and the Future, dated of 1958 and the other work meets in the book the condition human being, also of 1958, more specifically the prologue and the chapter destined to the quarrel of the concept of Action . In the first text, Arendt points the pragmatism and modern psychology as estimated that they collaborate for this crisis, no longer as it argues the effect of science and the technique in the modern society. The elements detached for Arendt, make possible to extend us reflections to think the current pedagogical speech about the context (neo) liberal, mainly in what it says respect to the constructivism, knowing to them psychological and the politics of Education to Distance. Such elements will be read and interpreted, in this work, having as reference the Foucault s theories on speech to be able and to know. This because, Foucault to be able and to know if intercross in the citizen, that is its product concrete, being the speech the promoter of this joint. Thus, to be able, to know and speech if they constitute as authority. In this manner, the authority is related to the articulation, therefore the speech alone will be authorized e, consequently efficient, he will be recognized as such, and if that one that pronounced will have the recognition and the legitimation of the social group in which this citizen if inserts. In this context, we can say that the crisis of authority in the education is related the crisis to know carried for the professor, provoked for the discursive effect of modern psychology, the pragmatism and the liberal speech, that rebirth contemporarily in the psychological speeches and of the constructivist pedagogy, captured for the speech (neo) liberal. It fits to stand out that we will take as theoretical support of this study, especially, two works of Foucault where the author theorizes on speech: The order of the speech (1970-2006) e What and an author? published in Said and writings III (1969- 2006).Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Peixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Gebrim, Virginia Saleshttp://lattes.cnpq.br/8128920975929476Pereira, Neiva dos Santos2016-07-27T13:54:34Z2010-08-162009-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Neiva dos Santos. A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T22:49:34Zoai:ambar:tede/1258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T22:49:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL
title A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL
spellingShingle A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL
Pereira, Neiva dos Santos
Discurso
Crise de autoridade
(Neo)liberalismo
Pragmatismo
Psicologia Moderna
Speech
Crisis of authority
(Neo)liberalism
Pragmatism
Modern psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL
title_full A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL
title_fullStr A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL
title_full_unstemmed A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL
title_sort A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL
author Pereira, Neiva dos Santos
author_facet Pereira, Neiva dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roure, Glacy Queirós de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1
Peixoto, Joana
http://lattes.cnpq.br/5636200472384576
Gebrim, Virginia Sales
http://lattes.cnpq.br/8128920975929476
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Neiva dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Crise de autoridade
(Neo)liberalismo
Pragmatismo
Psicologia Moderna
Speech
Crisis of authority
(Neo)liberalism
Pragmatism
Modern psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Discurso
Crise de autoridade
(Neo)liberalismo
Pragmatismo
Psicologia Moderna
Speech
Crisis of authority
(Neo)liberalism
Pragmatism
Modern psychology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O estudo proposto tem por objetivo investigar a problemática referente à crise de autoridade na educação, sendo essa resultante, dentre outros fatores, do discurso (neo)liberal. Para tanto, recorremos às reflexões realizadas por Hannah Arendt em dois de seus trabalhos: A crise da educação , temática presente no livro Entre o Passado e o Futuro, datado de 1958 e o outro trabalho encontra-se no livro A condição humana, também de 1958, mais especificamente o prólogo e o capítulo destinado à discussão do conceito de Ação . No primeiro texto, Arendt aponta o pragmatismo e a psicologia moderna como pressupostos que colaboram para essa crise, já no segundo discute os efeitos da ciência e da técnica na sociedade moderna. Os elementos destacados por Arendt, possibilita-nos ampliar reflexões para pensarmos o discurso pedagógico atual no contexto (neo)liberal, principalmente no que diz respeito ao construtivismo, aos saberes psicológicos e as políticas de Educação a Distância-EAD. Tais elementos serão lidos e interpretados, neste trabalho, tendo como referência as teorizações foucaultianas sobre discurso, poder e saber. Isso porque, para Foucault poder e saber se entrecruzam no sujeito, que é o seu produto concreto, sendo o discurso o promotor dessa articulação. Assim, poder, saber e discurso se constituem como autoridade. Desse modo, a autoridade está relacionada à enunciação, pois o discurso só será autorizado e, consequentemente eficaz, se for reconhecido como tal, e se aquele que pronunciou tiver o reconhecimento e a legitimação do grupo social no qual esse sujeito se insere. Nesse contexto, podemos dizer que a crise de autoridade na educação está relacionada a crise de saber portado pelo professor, provocada pelos efeitos discursivos da psicologia moderna, do pragmatismo e do discurso liberal, que renasce contemporaneamente nos discursos psicológicos e na pedagogia construtivista, capturado pelo discurso (neo)liberal. Cabe ressaltar que tomaremos como suporte teórico deste estudo, especialmente, dois trabalhos de Foucault em que o autor teoriza sobre discurso: A ordem do discurso (1970-2006) e O que e um autor? publicado em Ditos e escritos III (1969-2006).
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-19
2010-08-16
2016-07-27T13:54:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Neiva dos Santos. A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1258
identifier_str_mv PEREIRA, Neiva dos Santos. A CRISE DE AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO E O DISCURSO (NEO)LIBERAL. 2009. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791450960134144