CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Paiva, Cláudia Cristina Sousa de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de Biomedicina
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3633
Resumo: Os resíduos gerados nas diversas atividades humanas devem ser tratados e dispostos adequadamente, o que acarreta um grande desafio para a administração pública e privada, principalmente nos centros urbanos. Os resíduos gerados e a quantidade de água utilizada nos processos de produção e de higienização do material utilizado nas aulas de laboratório de disciplinas como Farmacotécnica e Cosmetologia em Instituições de Ensino Superior (IES) necessita ser identificado e quantificado, pois só se trata resíduos quimicamente conhecidos. Desta forma, essa pesquisa se constitui de um diagnóstico dos resíduos gerados na manipulação de produtos farmacêuticos e cosméticos (PFC) em aulas experimentais do curso de Farmácia bem como indicação de gestão. Na região da grande Goiânia encontram-se em funcionamento nove cursos de Farmácia, sendo as disciplinas Farmacotécnica e Cosmetologia obrigatórias de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A pesquisa envolveu o diagnóstico das aulas experimentais, o preparo das formas farmacêuticas e cosméticas, as matérias-primas, as vidrarias utilizadas, o consumo de água, os equipamentos de proteção individual (EPI), os resíduos gerados, bem como a análise do destino adequado para os PFC processados. Foram identificados os resíduos gerados a partir de um total de vinte e oito diferentes formulações elaboradas nas aulas das disciplinas objeto deste estudo. Os resultados obtidos consideraram que em cada IES, as aulas experimentais são realizadas semestralmente por um total de cinco grupos de aluno, o que resultou na produção de 117 L/ano de produtos na forma líquida e 135 Kg/ano na forma sólida ou semi-sólida, produtos estes classificados como resíduos Classe I B, de acordo com a NBR 10 004/2004, cujo destino deve ser a incineração ou o co-processamento. Os resultados da pesquisa indicaram ainda a necessidade de elaboração de programas de gerenciamento de resíduos a ser aplicado nas diferentes disciplinas do curso de Farmácia visando minimizar os impactos ambientais, como com o reuso, e ocupacionais, promovendo assim a formação de futuros farmacêuticos consciente das questões pertinentes a sua área de atuação.
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Desta forma, essa pesquisa se constitui de um diagnóstico dos resíduos gerados na manipulação de produtos farmacêuticos e cosméticos (PFC) em aulas experimentais do curso de Farmácia bem como indicação de gestão. Na região da grande Goiânia encontram-se em funcionamento nove cursos de Farmácia, sendo as disciplinas Farmacotécnica e Cosmetologia obrigatórias de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A pesquisa envolveu o diagnóstico das aulas experimentais, o preparo das formas farmacêuticas e cosméticas, as matérias-primas, as vidrarias utilizadas, o consumo de água, os equipamentos de proteção individual (EPI), os resíduos gerados, bem como a análise do destino adequado para os PFC processados. Foram identificados os resíduos gerados a partir de um total de vinte e oito diferentes formulações elaboradas nas aulas das disciplinas objeto deste estudo. Os resultados obtidos consideraram que em cada IES, as aulas experimentais são realizadas semestralmente por um total de cinco grupos de aluno, o que resultou na produção de 117 L/ano de produtos na forma líquida e 135 Kg/ano na forma sólida ou semi-sólida, produtos estes classificados como resíduos Classe I B, de acordo com a NBR 10 004/2004, cujo destino deve ser a incineração ou o co-processamento. Os resultados da pesquisa indicaram ainda a necessidade de elaboração de programas de gerenciamento de resíduos a ser aplicado nas diferentes disciplinas do curso de Farmácia visando minimizar os impactos ambientais, como com o reuso, e ocupacionais, promovendo assim a formação de futuros farmacêuticos consciente das questões pertinentes a sua área de atuação.The waste generated in the various human activities must be treated and disposed of properly, which poses a great challenge to public and private administration, especially in urban centers. The residues generated and the amount of water used in the production and hygiene processes of the material used in the laboratory classes of disciplines such as Pharmacology and Cosmetology in Higher Education Institutions (IES) need to be identified and quantified, since only chemically known residues . In this way, this research consists of a diagnosis of the residues generated in the manipulation of pharmaceutical and cosmetic products (PFC) in experimental classes of the course of Pharmacy as well as indication of management. In the region of Greater Goiânia nine Pharmacy courses are in operation, with the Pharmacology and Cosmetology subjects being compulsory in accordance with the National Curricular Guidelines. The research involved the diagnosis of experimental classes, preparation of pharmaceutical and cosmetic forms, raw materials, glassware used, water consumption, personal protective equipment (PPE), waste generated, as well as the analysis of the destination Suitable for processed PFC. The residues generated from a total of twenty eight different formulations elaborated in the classes of the disciplines object of this study were identified. The results show that in each HEI, the experimental classes are carried out semesterly by a total of five student groups, which resulted in the production of 117 L / year of products in liquid form and 135 Kg / year in solid or semi- Products classified as Class IB waste in accordance with NBR 10 004/2004, the purpose of which shall be incineration or co-processing. The results of the research also indicated the need to elaborate waste management programs to be applied in the different disciplines of the Pharmacy course aiming to minimize environmental impacts, as with reuse, and occupational, thus promoting the training of future pharmacists aware of the issues Relevant to its area of activity.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Médicas, Famacêuticas e Biomédicas::Curso de BiomedicinaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e SaúdeLonghin, Sandra Reginahttp://lattes.cnpq.br/5290628721224008Barbosa, Danns Pereirahttp://lattes.cnpq.br/4085399124895999Barberi, Mairahttp://lattes.cnpq.br/7123868038750477Paiva, Cláudia Cristina Sousa de2017-03-30T13:39:02Z2017-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPaiva, Cláudia Cristina Sousa de. CONTAMINANTES AMBIENTAIS PRESENTES EM ATIVIDADES DIDÁTICO-EXPERIMENTAIS EM CURSOS DE FARMÁCIA: IDENTIFICAÇÃO E PROPOSTA DE GESTÃO. 2017. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-03-31T04:00:30Zoai:ambar:tede/3633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-03-31T04:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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