Congregação Israelita da Nova Aliança: vivendo a Teshuvah.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Waldir Cardoso da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Ciências da Religião
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/894
Resumo: Esta pesquisa se propôs a investigar a experiência religiosa que tem sido designada Teshuvah ( retorno às raízes judaicas). Procurou-se compreender, especialmente, como este processo conduziu uma comunidade, que a princípio apresentava perspectiva predominantemente cristã, a migrar-se para uma perspectiva predominantemente judaica. A experiência investigada iniciou-se em Curitiba, no ano de 2004, no seio de uma instituição religiosa com crenças e doutrinas análogas às cristãs, a Igreja de Deus (7º Dia). Por consequência de tal experiência este grupo passou a se aproximar do sistema simbólico judaico e a se identificar cada vez mais com o judaísmo, o que levou à mudança de sua denominação para Congregação Israelita da Nova Aliança (CINA). A partir dos conceitos de religião, como sistema de símbolos, de Clifford Geertz; e de identidade, como uma construção flexível, inacabada e processual, de Stuart Hall, o presente trabalho buscou entender as implicações da Teshuvah, tais como o processo de redefinição da identidade da comunidade que a vivencia e os seus impactos no cotidiano daqueles membros que testemunham ter assumido os amplos compromissos exigidos nesta experiência. Acionando o conceito de legitimação como suporte ideológico para as construções sociais, de Peter Berger, este estudo também visou investigar os mecanismos que têm sido ativados para legitimar a nova identidade, pretensamente judaica, construída pelos membros da CINA a partir da Teshuvah. Neste processo em curso os meios tecnológicos são habilmente utilizados por esta expressão religiosa, tanto no empreendimento de assimilação da tradição judaica quanto na divulgação e expansão da Teshuvah. Utiliza-se o número cada vez maior de artefatos para levar a mensagem da Teshuvah através de sites, rádio, TV, blogs na rede mundial de computadores, que são acessados por internautas de vários lugares do mundo. Além das observações em local de culto, da apreciação de depoimentos de membros, a metodologia deste trabalho consistiu na leitura crítica dos discursos orais e escritos que têm sido divulgados nos espaços midiáticos citados. Estes conteúdos foram fontes essenciais para o estudo, já que registram e contribuem na tarefa de elucidar a experiência da Teshuvah e disponibilizam informações importantes relativas à doutrina, à história e à identidade desta expressão religiosa. Constatou-se como consequência do processo de Teshuvah que a Congregação Israelita da Nova Aliança distanciou-se das expressões religiosas cristãs, por identificar-se como judeus, empenhar-se em cumprir a Torah e buscar viver a tradição judaica. No entanto, por mais próximos que estejam da tradição judaica, os judeus da Nova Aliança não admitem renunciar a crença em Jesus como o messias. É justamente esta crença em Jesus, como salvador do povo judeu, a condição que mais distingue e separa a CINA dos grupos judaicos tradicionais. Assim, o processo de Teshuvah termina por situar os judeus da Nova Aliança em uma fronteira cultural entre o judaísmo e o cristianismo, em um lugar da alteridade, e acaba atraindo reações hostis, de ambos os lados da fronteira, à sua religiosidade e ao seu modo de vida.
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A partir dos conceitos de religião, como sistema de símbolos, de Clifford Geertz; e de identidade, como uma construção flexível, inacabada e processual, de Stuart Hall, o presente trabalho buscou entender as implicações da Teshuvah, tais como o processo de redefinição da identidade da comunidade que a vivencia e os seus impactos no cotidiano daqueles membros que testemunham ter assumido os amplos compromissos exigidos nesta experiência. Acionando o conceito de legitimação como suporte ideológico para as construções sociais, de Peter Berger, este estudo também visou investigar os mecanismos que têm sido ativados para legitimar a nova identidade, pretensamente judaica, construída pelos membros da CINA a partir da Teshuvah. Neste processo em curso os meios tecnológicos são habilmente utilizados por esta expressão religiosa, tanto no empreendimento de assimilação da tradição judaica quanto na divulgação e expansão da Teshuvah. Utiliza-se o número cada vez maior de artefatos para levar a mensagem da Teshuvah através de sites, rádio, TV, blogs na rede mundial de computadores, que são acessados por internautas de vários lugares do mundo. Além das observações em local de culto, da apreciação de depoimentos de membros, a metodologia deste trabalho consistiu na leitura crítica dos discursos orais e escritos que têm sido divulgados nos espaços midiáticos citados. Estes conteúdos foram fontes essenciais para o estudo, já que registram e contribuem na tarefa de elucidar a experiência da Teshuvah e disponibilizam informações importantes relativas à doutrina, à história e à identidade desta expressão religiosa. Constatou-se como consequência do processo de Teshuvah que a Congregação Israelita da Nova Aliança distanciou-se das expressões religiosas cristãs, por identificar-se como judeus, empenhar-se em cumprir a Torah e buscar viver a tradição judaica. No entanto, por mais próximos que estejam da tradição judaica, os judeus da Nova Aliança não admitem renunciar a crença em Jesus como o messias. É justamente esta crença em Jesus, como salvador do povo judeu, a condição que mais distingue e separa a CINA dos grupos judaicos tradicionais. Assim, o processo de Teshuvah termina por situar os judeus da Nova Aliança em uma fronteira cultural entre o judaísmo e o cristianismo, em um lugar da alteridade, e acaba atraindo reações hostis, de ambos os lados da fronteira, à sua religiosidade e ao seu modo de vida.This research aimed to investigate the religious experience that has been called Teshuvah ("return" to the Jewish roots). It tried to understand especially how this process led to a community that initially had predominantly Christian perspective to migrate to a predominantly Jewish perspective. Experience investigation began in Curitiba, in 2004, within a religious institution with similar beliefs and doctrines to Christian, the Church of God of 7th Day. Consequently such an experience, this group began to approach the Jewish symbolic system and to identify themselves increasingly with Judaism, which led to the change of its name to Israeli Congregation of the New Covenant ( CINA ). From the religious concepts like system of symbols, of Clifford Geertz; and identity, as a flexible, unfinished and procedural construction, Stuart Hall, this study sought to understand the implications of Teshuvah, such as the process of community identity redefining the experiences and their impact on the daily lives of those members who witness have assumed the broad commitments required in this experiment. Triggering the concept of legitimacy, as an ideological support for the social constructions, Peter Berger, this study also aimed to investigate the mechanisms that have been activated to legitimize the new identity, Jewish allegedly built by members of the CINA from Teshuvah. In this ongoing process the technological means are cleverly used by this religious expression, both in the assimilation project of the Jewish tradition and in the dissemination and expansion of Teshuvah. We use the increasing number of artifacts to bring the message of Teshuvah through websites, radio, TV, blogs on the world wide web, which are accessed by Internet users from around the world. In addition to the observations of worship, the evaluation of members of testimonials, the methodology of this work was the critical reading of oral speeches and writings that have been disclosed in media spaces mentioned. These contents were essential sources for the study, since register and contribute to the task of elucidating the experience of Teshuvah and provide important information regarding the doctrine, history and identity of religious expression. It was found as a result of Teshuvah process that the Israeli Congregation of the New Covenant distanced himself from the Christian religious expressions, as they identify themselves as Jews strive to fulfill the Torah and seek to live the Jewish tradition. However, no matter how close they are of Jewish tradition, the New Covenant Jews do not admit renounce belief in Jesus as the Messiah. It is this belief in Jesus as savior of the Jewish people, the condition that most distinguishes and separates the CINA traditional Jewish groups. Thus, the process of Teshuvah ends by situating the New Covenant Jews on a cultural frontier between Judaism and Christianity, in a place of otherness, and ends up attracting hostile reactions on both sides of the border, their religion and their lifestyle.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásCiências da ReligiãoCezne, Irene Dias de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2Ecco, Clóvishttp://lattes.cnpq.br/4282485443095712Sofiati, Flávio Munhozhttp://lattes.cnpq.br/7078667432523349Silva, Waldir Cardoso da2016-07-27T13:48:41Z2015-10-302015-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Waldir Cardoso da. Congregação Israelita da Nova Aliança: vivendo a Teshuvah.. 2015. 132 f. 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