A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM
Ano de defesa: | 2002 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3777 |
Resumo: | A partir da fundamentação teórica e prática da Gestaltpedagogia e da perspectiva da filosofia de Martin Buber, pretendemos evidenciar a intersubjetvidade como um elemento significativo para a aprendizagem, incluindo a percepção que o aluno tem da relação que estabelece consigo mesmo, na relação com a professora e com o conteúdo ministrado. Com este intuito, selecionamos alunos de oitava série do último semestre do ano letivo, da disciplina de português de uma escola preocupada em refletir sobre o tema que nos orientava nesta pesquisa. Os instrumentos que serviram para esta análise em uma perspectiva fenomenológica foram redações e entrevistas realizadas com os alunos. É importante que ampliemos nossa compreensão deste fenômeno, à luz do modelo didático da Gestaltpedagogia, que procura valorizar o aluno na sua totalidade existencial do sentir-pensar-agir, relacionando-a com as três esferas nas quais a aprendizagem ocorre: a esfera de conteúdos específicos (pensar), dos aspectos psicológicos, (sentir) e a dos aspectos político-social (agir), que integrados favorecem a conexão dos aspectos cognitivos, afetivos e sensoriais do ensino, sem a supervalorização de nenhum deles, procurando, portanto, o equilíbrio entre o tema (isso), o indivíduo (eu) e o grupo (nós), conforme a proposta desta abordagem. |
id |
PUC_GO_352782e02e67f699b0966e931e59c094 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3777 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEMGestaltpedagogia, intersubjetvidade, aprendizagemCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA partir da fundamentação teórica e prática da Gestaltpedagogia e da perspectiva da filosofia de Martin Buber, pretendemos evidenciar a intersubjetvidade como um elemento significativo para a aprendizagem, incluindo a percepção que o aluno tem da relação que estabelece consigo mesmo, na relação com a professora e com o conteúdo ministrado. Com este intuito, selecionamos alunos de oitava série do último semestre do ano letivo, da disciplina de português de uma escola preocupada em refletir sobre o tema que nos orientava nesta pesquisa. Os instrumentos que serviram para esta análise em uma perspectiva fenomenológica foram redações e entrevistas realizadas com os alunos. É importante que ampliemos nossa compreensão deste fenômeno, à luz do modelo didático da Gestaltpedagogia, que procura valorizar o aluno na sua totalidade existencial do sentir-pensar-agir, relacionando-a com as três esferas nas quais a aprendizagem ocorre: a esfera de conteúdos específicos (pensar), dos aspectos psicológicos, (sentir) e a dos aspectos político-social (agir), que integrados favorecem a conexão dos aspectos cognitivos, afetivos e sensoriais do ensino, sem a supervalorização de nenhum deles, procurando, portanto, o equilíbrio entre o tema (isso), o indivíduo (eu) e o grupo (nós), conforme a proposta desta abordagem.This study based on the theoretical and practical fundaments of Gestalt-pedagogy and on the perspective of Martin Buber’s philosophy and to intend to bring into evidence the intersubjectivity as a significant element for the learning process, including the student’s perception of the relations established within himself, with the teacher and with the taught subject. On this intent we have decided to select eight grade students on the last semester of the school year from the discipline of Portuguese language from a school concerned about reflecting on the theme which guided us on this research. The tools for this analysis into phenomenologic perspective were compositions written by the students and interviews carried out with them. Is very important to amplify our comprehension of this phenomenon through the didactic model of Gestaltpedagogy, which intends to value the student on his existential totality of the feeling-thinking-acting, relating it to the three spheres on which the learning occurs: the sphere of specific contents (thinking), the sphere of the psychological aspects (feeling) and the sphere of political-social aspects (acting), which together favor the connection of the cognitive, caring and sensorial aspects of education, not overestimating any of them, therefore searching for the balance among the theme (this), the individual (me) and the group (us), as proposed on this approach.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoMiranda, Marilia Gouvea dehttp://lattes.cnpq.br/7051422864028373Ternes, Joséhttp://lattes.cnpq.br/4963109088070313Holanda, Adriano Furtadohttp://lattes.cnpq.br/7344227427939366Costa, Virginia Elizabeth Suassuna Martins2017-10-04T12:09:08Z2002-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCosta, Virginia Elizabeth Suassuna Martins. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM. 2002. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-10-05T04:00:20Zoai:ambar:tede/3777Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-10-05T04:00:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM |
title |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM Costa, Virginia Elizabeth Suassuna Martins Gestaltpedagogia, intersubjetvidade, aprendizagem CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM |
title_full |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM |
title_sort |
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM |
author |
Costa, Virginia Elizabeth Suassuna Martins |
author_facet |
Costa, Virginia Elizabeth Suassuna Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Marilia Gouvea de http://lattes.cnpq.br/7051422864028373 Ternes, José http://lattes.cnpq.br/4963109088070313 Holanda, Adriano Furtado http://lattes.cnpq.br/7344227427939366 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Virginia Elizabeth Suassuna Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestaltpedagogia, intersubjetvidade, aprendizagem CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gestaltpedagogia, intersubjetvidade, aprendizagem CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A partir da fundamentação teórica e prática da Gestaltpedagogia e da perspectiva da filosofia de Martin Buber, pretendemos evidenciar a intersubjetvidade como um elemento significativo para a aprendizagem, incluindo a percepção que o aluno tem da relação que estabelece consigo mesmo, na relação com a professora e com o conteúdo ministrado. Com este intuito, selecionamos alunos de oitava série do último semestre do ano letivo, da disciplina de português de uma escola preocupada em refletir sobre o tema que nos orientava nesta pesquisa. Os instrumentos que serviram para esta análise em uma perspectiva fenomenológica foram redações e entrevistas realizadas com os alunos. É importante que ampliemos nossa compreensão deste fenômeno, à luz do modelo didático da Gestaltpedagogia, que procura valorizar o aluno na sua totalidade existencial do sentir-pensar-agir, relacionando-a com as três esferas nas quais a aprendizagem ocorre: a esfera de conteúdos específicos (pensar), dos aspectos psicológicos, (sentir) e a dos aspectos político-social (agir), que integrados favorecem a conexão dos aspectos cognitivos, afetivos e sensoriais do ensino, sem a supervalorização de nenhum deles, procurando, portanto, o equilíbrio entre o tema (isso), o indivíduo (eu) e o grupo (nós), conforme a proposta desta abordagem. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-08-01 2017-10-04T12:09:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Costa, Virginia Elizabeth Suassuna Martins. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM. 2002. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3777 |
identifier_str_mv |
Costa, Virginia Elizabeth Suassuna Martins. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM. 2002. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1796791463927873536 |