AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ENTRE OS CARREIROS DE MOSSÂMEDES: FÉ E DEVOÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Rodrigues, Luiz Alberto Vieira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Stricto Sensu - Doutorado em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/696
Resumo: Esta tese teve como propósito a investigação das práticas educativas dos Carreiros no município de Mossâmedes, Goiás, para perpetuar a tradição da romaria em devoção ao Divino Pai Eterno na cidade de Trindade, Goiás. Assim a tese é evidenciada nas práticas educativas, transmitidas pelas gerações mais velhas às gerações mais novas; são responsáveis pela tradição da romaria dos Carreiros de Mossâmedes. Práticas educativas que não se realizam apenas pela religiosidade, mas também pelas demais atividades que constituem o cotidiano deste grupo, como por exemplo: o trabalho na lavoura, cuidado com os animais, os serviços domésticos, especialmente o preparo dos alimentos, o mutirão para a ajuda na realização de determinada tarefa etc... Entretanto, estas práticas sustentam o aspecto religioso que prepondera na tradição da romaria dos Carreiros de Mossâmedes. Essas são práticas educativas e religiosas, exercitadas no dia a dia, como experiência de vida, transmitida na inter-relação sociocultural, filtradas e estabelecidas como costume que, na sua duração temporal, se transformaram em uma tradição educativa, religiosa e cultural. A problemática fundamental desta pesquisa: que práticas educativas são utilizadas para perpetuação da romaria dos Carreiros de Mossâmedes? Como eles transmitem para seus sucessores, a nova geração, a devoção, a tradição da peregrinação e o ritual da romaria ao Divino Pai Eterno? Quem são os sujeitos e instituições que contribuem para a manutenção da devoção e quem dela se beneficia? Objetivou-se nesta pesquisa explicitar e perceber como as práticas educativas são importantes para a perpetuação da romaria, como elas se constituem historicamente e em que elas contribuem para a preservação da romaria ao Divino Pai Eterno e porque numa romaria as pessoas percorrem longas distâncias em busca de um conteúdo simbólico do sagrado. Para apreender essas práticas educativas que delineiam o grupo dos Carreiros de Mossâmedes utilizou-se a metodologia da história oral, por meio da entrevista, da observação e da etnofotografia. Este estudo etnográfico resultou na compreensão da constituição deste grupo que, por meio da cultura, da educação, da memória, da tradição e da romaria vem mantendo por mais de meio século a tradição religiosa da devoção ao Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade, Goiás. Nesse universo diferenciado dos Carreiros de Mossâmedes, nos símbolos, nas práticas cotidianas, culturais e religiosas encontram-se a presença marcante do sagrado. É esta tradição que mantém toda a harmonia da vida Carreira. A segurança para tudo isso é a fé no santo. É por meio da fé, que as práticas diárias desses homens e mulheres se transformam em meios de alcançar o seu objetivo: a busca da integração religiosa e social.
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Entretanto, estas práticas sustentam o aspecto religioso que prepondera na tradição da romaria dos Carreiros de Mossâmedes. Essas são práticas educativas e religiosas, exercitadas no dia a dia, como experiência de vida, transmitida na inter-relação sociocultural, filtradas e estabelecidas como costume que, na sua duração temporal, se transformaram em uma tradição educativa, religiosa e cultural. A problemática fundamental desta pesquisa: que práticas educativas são utilizadas para perpetuação da romaria dos Carreiros de Mossâmedes? Como eles transmitem para seus sucessores, a nova geração, a devoção, a tradição da peregrinação e o ritual da romaria ao Divino Pai Eterno? Quem são os sujeitos e instituições que contribuem para a manutenção da devoção e quem dela se beneficia? Objetivou-se nesta pesquisa explicitar e perceber como as práticas educativas são importantes para a perpetuação da romaria, como elas se constituem historicamente e em que elas contribuem para a preservação da romaria ao Divino Pai Eterno e porque numa romaria as pessoas percorrem longas distâncias em busca de um conteúdo simbólico do sagrado. Para apreender essas práticas educativas que delineiam o grupo dos Carreiros de Mossâmedes utilizou-se a metodologia da história oral, por meio da entrevista, da observação e da etnofotografia. Este estudo etnográfico resultou na compreensão da constituição deste grupo que, por meio da cultura, da educação, da memória, da tradição e da romaria vem mantendo por mais de meio século a tradição religiosa da devoção ao Divino Pai Eterno, na cidade de Trindade, Goiás. Nesse universo diferenciado dos Carreiros de Mossâmedes, nos símbolos, nas práticas cotidianas, culturais e religiosas encontram-se a presença marcante do sagrado. É esta tradição que mantém toda a harmonia da vida Carreira. A segurança para tudo isso é a fé no santo. É por meio da fé, que as práticas diárias desses homens e mulheres se transformam em meios de alcançar o seu objetivo: a busca da integração religiosa e social.This research paper proposes to investigate the educational practices of the Carriers (Carreiros) of Mossâmedes Goiás, to perpetuate the tradition of an annual pilgrimage in honor of the Divine Eternal Father in the city of Trindade Goiás. The thesis is proven by the educational practices which are transmitted by the older to the younger generations; these are responsible for the tradition of the pilgrimage of the Carriers (Carreiros) of Mossâmedes. The educational practices are not merely realized in the sphere of religion, but also through the other activities exercised on a daily basis by the group, such as: agricultural work in the fields, taking care of animals, domestic chores, principally the preparation of food, the help that members of the community give to each other to realize a specific enterprise, etc. However, these practices sustain the religious aspect which is preponderant in the tradition of the pilgrimage of the Carriers (Carreiros) of Mossâmedes. They are educational and religious practices exercised day after day as a life experience, transmitted in the social cultural relations, filtered and established as custom which, in their temporal duration are transformed into a educational, religious and cultural tradition. The fundamental set of problems that this thesis will attempt to resolve is: what educational processes are used to perpetuate the pilgrimage of the Carriers (Carreiros) of Mossâmedes, how are the devotion, the tradition and the rituals of the pilgrimage to the shrine of the Divine Eternal Father are transmitted to succeeding generations, who are the subjects and the institutions that contribute to maintain the devotion and who benefits from it. The object of this research paper is to explain how the educational practices are important for the perpetuation of the pilgrimage of the Carriers (Carreiros) of Mossâmedes, how they came into being historically, how they contribute for the preservation of the pilgrimage to the Sanctuary of the Divine Eternal Father in Trindade and why people would travel long distances to obtain a symbolic content of the sacred. In order to understand the educational practices that delineate the group of the Carriers (Carreiros) of Mossâmedes the methodology of oral history has been used by way of interviews, observation and ethnographic photography. This ethnographic study resulted in the understanding of the constitution of this group which, by means of culture, education, memory and tradition of the pilgrimage has maintained for more than half a century the religious tradition of the devotion to the Divine Eternal Father in the city of Trindade, Goiás. A distinct presence of the sacred can be found in the symbols, the daily cultural and religious practices of the differentiated universe of the Carriers of Mossâmedes. It is this tradition that maintains harmony in the cart drivers lives. Their security is in their faith in the sacred. Through their faith the daily practices of these men and women are transformed into means of arriving at an objective: the search for the religious and social integration of the group.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásStricto Sensu - Doutorado em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Araújo, Sérgio dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780443J6Sassatelli, PietroJorge, Luiz Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9261836167931343Zanata, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Capel, Heloisa Selma Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/0202627724737454Rodrigues, Luiz Alberto Vieira2016-07-27T13:44:47Z2013-10-162011-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRODRIGUES, Luiz Alberto Vieira. AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ENTRE OS CARREIROS DE MOSSÂMEDES: FÉ E DEVOÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO.. 2011. 258 f. 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