A religião está na escola: educação e colonialidades religiosas no ensino fundamental II de Itaberaí-Goiás

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Scolaro, Silvia Alves Tavares
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4979
Resumo: Este estudo, inscrito na linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos, busca compreender e analisar como a Colonialidade e Laicidade se associam conformando ações docentes do ensino básico do fundamental II, presente nas escolas públicas municipais de Itaberaí-GO. Tendo como objetivo investigar, compreender e refletir a partir de um episteme decolonial, as relações entre ensino religioso, respeito a pluralidade religiosa, num contexto de princípios democráticos. A hipótese central da tese é de que a colonialidade do poder catalisa a violência simbólica no ambiente escolar, promovendo um ambiente cultural de intolerâncias, racismo, discriminações e preconceitos, contra os sujeitos subalternizados historicamente, reforçando uma hegemonia cristã. Supomos que, por meio do ensino religioso, sejam reforçadas noções essencialistas, binárias e hierarquizantes, ligada a uma episteme e teologia Nortecentrada, que contribui para a desumanização daqueles considerados diferentes do dito sujeito universal. Essa transmissão de conhecimento ocorre via reprodução do habitus cristão, implícito no habitus professoral, que se apresenta em termos de currículo oculto, já que não é debatido ou refletido nos projetos pedagógicos, planos de aula, tampouco, na seleção de textos, figuras e símbolos utilizados como recursos didáticos do ensino-aprendizagem. Este estudo está balizado nos pressupostos decoloniais de autores como Quijano (2007); Maldonado Torres (2007); Lugónes (2007) entre outros decoloniais que buscam decolonizar o legado da colonialidade, que é o sistema global de dominação e exploração política e cultural que tem suas raízes na história da colonização e que ainda tem impacto significativo na vida das pessoas. Propõem uma crítica ao pensamento ocidental e das estruturas de poder que sustentam a colonização e o imperialismo, buscando valorizar as perspectivas de conhecimento dos povos e culturas colonizadas. Ainda nos apoiamos em Pierre Félix Bourdieu (1983) que busca superar o objetivismo tanto quanto o subjetivismo, a partir de um estruturalismo construtivista. Desse modo, metodologicamente os dados foram coletados por meio da História de Vida e observação participante, para conhecer as trajetórias individuais e profissionais dos professores e professoras das referidas unidades escolares. Utilizou-se a análise de discurso para interpretar as narrativas atribuídas pelos agentes da pesquisa, às representações sociais vinculadas ao fenômeno religioso e sua relação com o processo educacional. Também um levantamento histórico do município. Além disso, foi feito por meio de revisão bibliográfica do ensino religioso e suas representações num contexto histórico colonial, afim de compreender como se estrutura o campo educacional brasileiro e também em nosso recorte de estudo. Observações empíricas destacam que o racismo é mais prevalente em relação às religiões de matriz africana e indígena. Esse modelo pedagógico carrega traços de colonialidades, nas escolas públicas pesquisadas, onde os alunos muitas vezes pertencem a grupos marginalizados devido à raça ou classe social, estruturada por uma episteme eurocentrada, que perpetua a desumanização por meio da violência simbólica no currículo escolar, mesmo que de modo oculto
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A hipótese central da tese é de que a colonialidade do poder catalisa a violência simbólica no ambiente escolar, promovendo um ambiente cultural de intolerâncias, racismo, discriminações e preconceitos, contra os sujeitos subalternizados historicamente, reforçando uma hegemonia cristã. Supomos que, por meio do ensino religioso, sejam reforçadas noções essencialistas, binárias e hierarquizantes, ligada a uma episteme e teologia Nortecentrada, que contribui para a desumanização daqueles considerados diferentes do dito sujeito universal. Essa transmissão de conhecimento ocorre via reprodução do habitus cristão, implícito no habitus professoral, que se apresenta em termos de currículo oculto, já que não é debatido ou refletido nos projetos pedagógicos, planos de aula, tampouco, na seleção de textos, figuras e símbolos utilizados como recursos didáticos do ensino-aprendizagem. Este estudo está balizado nos pressupostos decoloniais de autores como Quijano (2007); Maldonado Torres (2007); Lugónes (2007) entre outros decoloniais que buscam decolonizar o legado da colonialidade, que é o sistema global de dominação e exploração política e cultural que tem suas raízes na história da colonização e que ainda tem impacto significativo na vida das pessoas. Propõem uma crítica ao pensamento ocidental e das estruturas de poder que sustentam a colonização e o imperialismo, buscando valorizar as perspectivas de conhecimento dos povos e culturas colonizadas. Ainda nos apoiamos em Pierre Félix Bourdieu (1983) que busca superar o objetivismo tanto quanto o subjetivismo, a partir de um estruturalismo construtivista. Desse modo, metodologicamente os dados foram coletados por meio da História de Vida e observação participante, para conhecer as trajetórias individuais e profissionais dos professores e professoras das referidas unidades escolares. Utilizou-se a análise de discurso para interpretar as narrativas atribuídas pelos agentes da pesquisa, às representações sociais vinculadas ao fenômeno religioso e sua relação com o processo educacional. Também um levantamento histórico do município. Além disso, foi feito por meio de revisão bibliográfica do ensino religioso e suas representações num contexto histórico colonial, afim de compreender como se estrutura o campo educacional brasileiro e também em nosso recorte de estudo. Observações empíricas destacam que o racismo é mais prevalente em relação às religiões de matriz africana e indígena. Esse modelo pedagógico carrega traços de colonialidades, nas escolas públicas pesquisadas, onde os alunos muitas vezes pertencem a grupos marginalizados devido à raça ou classe social, estruturada por uma episteme eurocentrada, que perpetua a desumanização por meio da violência simbólica no currículo escolar, mesmo que de modo ocultoThis study, framed within the research line of Culture and Symbolic Systems, aims to understand and analyze how Coloniality and Laicity are associated in shaping teaching practices in basic education for the second phase, presente in the municipal public schools of Itaberaí, Goiás, Brasil. The objective is to investigate, understand, na reflect from a decolonial episteme on the relationships between religious education, respect for religious plurality, within a contexto of democratic principles. The central hypothesis of the thesis is the coloniality of power catalyzes symbolic violence inthe sxhool environment, promoting a cultural atmosphere of intolernce, racismo, discrimination, and prejudices against historically subalternized subjects, reinforcing a Chistian hegemony. We assume that through religious education, essentialist, binary, na hierarchical notions are reinforced, linked to a North-centered episteme and tehology, which contribute to the dehumanization of those considered diferente from the supposed universal subject. This transmission of knowledge occurs through the reproduction of the Chistian habitus, implicit in the habitus of the teachers or reflected in pedagogical projects, lesson plans, nor inthe teaching-learning process. This study is based on the decolonial assumptions of authors such as Quijano(2007), Maldonado Torres (2007), Lugónes (2007), and Other decolonial thinkers who seek to decolonize the legacy of coloniality, which is the global system of political and cultural domination and exploitation rooted in the history of colonization and still signicantly impacting people¿s lives. They propose a critique of Western thought and the power structures that sustain colonization and imperalism seeking to value the perspectives of knowledge of colonized peoples and cultures. We also draw support from Pierre Félix Bourdieu (1983), who seeks to overcome both objectivism and subjectivism through Life History and participant observation to understand the individual and professional trajectories of the teachers in the mentioned schools. Discourse analysis was used to interpret the narratives attributed by the research agents to the social representations related to the religious phenomenon and its relationship with the educational process. A historical survey of the municipality was also conducted. Additionally, a bibliographic review of religious education and its representations in a historical colonial contexto was conducted in order to understand how the Brasilian educational field is structured, incluiding our study¿s scope. Empirical observations highlight that racismo is more prevalente regarding african and indigenous religions. This pedagogical model carries traces of colonial legacies in the public schools surveyed, where students often belong to marginalized groups based on race or social class, structured by a eurocentric episteme that perpeuates dehumanization through symbolic violence in the school curriculum, even if in a hidden mannerEste estudio, enmarcado em la línea de investigación de Cultura e Sistemas simbólicos, tiene como objetivo compreender y analizar cómo la Colonialidad y la Laicidad se asocian para conformar las acciones docentes em la educación básica del ciclo secundário, presente em las escuelas públicas municipales de Itaberaí, Goiás, Brasil. Com el propósito de investigar, compreender y reflexionar desde uma episteme decolonial, las relaciones entre la enseñanza religiosa, el respeto a la pluralidade religiosa y um contexto de princípios democráticos. La hipótesis central de la tesis es que la colonialidad del poder catalisa la violência simbólica em el entorno escolar, promoviendo um ambiente cultural de intolerância, racismo, discriminación y prejuicios hacia los sujetos historicamente subalternizados, reforzando uma hegemonia Cristiana. Suponemos que através de la enseñanza religiosa se refuerzan nociones esencalistas, binarias y jerárquicas, ligada a uma episteme y teologia norcentradas, que contribuyen a la deshumanización de aquellos considerados diferentes al supuesto sujeto universal. Esta transmisión de conocimiento se dá através de la reproducción del habitus cristinano, implícito em el habitus de los professores, que se presenta em términos de currículo oculto, ya que no se discute ni se reflexiona em los proyetctos pedagógicos, planes de classe, ni em la selección de texto, figuras y símbolos utilizados como recursos didácticos para el processo de enseñanzaapredizaje. Este estudio se basa em los presupuestos decoloniales de autores como Quijano 92007), Maldonado Torres (2007), Lugónes (2007) y otros decoloniales que buscan descolonizar el legado de la colonialidad, que es el sistema global de dominación y exploratación política y cultural que tiene sus raíces en la história de la conoización y que aún tiene un impacto significativo en la vida de las personas. Proponen uma crítica al pensamento occidental y las estructuras de poder que sustentan la colonización y el imperialismo, buscando valorar las perspectivas de conocimiento de los publos y culturas colonizadas. Tambiém nos apoyamos em Pierre Félix Bourdieu (1983), quien busca superar tanto el objetivismo como el subjetivismo a partir de uns estructuralismo constructivista. Metodologicamente, los datos se recopilaron mediante Historias de Vida y observación participante, para conocer las trayectorias individuales y professionales de los profesores y professoras de las escuelas mencionadas. Se utilizo el análisis del discurso para interpretar las narrativas atribuidas por los agentes de la investigación histórica del município. Además, se llevo a cabo uma revisión bibliográfica sobre la enseñanza religiosa y sua representaciones en um contexto histórico colonial, com el fin de compreender cómo se estrutura el campo educativo brasileño y También em nuestro recorte de estudio. Las observaciones empíricas resaltan que el racismo es más prevalente em relación a las religiones de origem africano e indígena. Este modelo pedagógico lleva consigo rasgos de colonialidades em las escuelas públicas estudiadas, donde los estudiantes a menudo pertenecen a grupos marginalizados debido a su raza o classe social, estructurados por uma epistemologia eurocéntrica que perpetúa la deshumanización através de la violência simbólica en el currículo escolar, incluso de manera ocultaPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoMarinho, Thais Alveshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241Ecco, Clóvishttp://lattes.cnpq.br/4282485443095712Martins Filho, José Reinaldo Felipehttp://lattes.cnpq.br/0301627479389830Moreira, Núbia Reginahttp://lattes.cnpq.br/2340040990632743Marques, Ângela Cristina Borgeshttp://lattes.cnpq.br/6902592625560140Scolaro, Silvia Alves Tavares2023-11-21T19:31:18Z2023-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSCOLARO, Silvia Alves Tavares. A religião está na escola: educação e colonialidades religiosas no ensino fundamental II de Itaberaí-Goiás. 2023. 179 f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-11-22T04:00:43Zoai:ambar:tede/4979Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-11-22T04:00:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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