EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Fernandes, Marinalva Nunes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1294
Resumo: Considerando que há uma relação entre educação e trabalho, nesta investigação realizada no período de 2009 a 2010 buscou-se compreender a interface entre o ensino técnico agropecuário e o desenvolvimento sócio político na região da Serra Geral da Bahia, identificando as contribuições teórico-práticas do curso técnico em agropecuária oferecido pelo IFBaiano⁄Campus Guanambi na melhoria do sistema produtivo da região. O Instituto está localizado na região da Serra Geral da Bahia, composta por vinte e nove municípios, abrange uma área de 32.354,6 km² - 5,7% do território baiano. É uma região que carece de investimento em várias áreas. Neste trabalho defende-se a ideia que a ciência e a tecnologia podem oferecer subsídios aos pequenos e médios agricultores para cultivar o solo e sobreviver às imposições do capitalismo que vem se expandindo de forma rápida no interior dos municípios. Assumiu-se como objetivo principal, compreender as contradições entre educação Técnica/Profissionalizante, trabalho e capitalismo e suas metamorfoses ocorridas na última década investigando as contribuições, os impactos socioeconômicos do curso técnico agropecuário ministrado no IFBaiano ⁄ Campus Guanambi para o desenvolvimento da Serra Geral. As ideias dos pesquisadores Marx e Engels (2004) Kuenzer (2005), Carneiro (1998), Frigotto (1999), Catani (2007), Martins (2008) dentre outros, proporcionaram o desvelamento das contradições desse campo do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantiqualitativa com o método dialético por referência e, como procedimentos questionário, entrevista e análise de documentos. O sistema capitalista desenvolve um modelo de relação social que encobre as verdades e aliena as pessoas em torno dos seus desejos. Enxerga-se muito pouco o caminho a ser percorrido e o potencial a ser explorado em cada região. Ao perceber as potencialidades da Serra Geral, do Sertão Produtivo em todas as dimensões, é possível afirmar que ainda há muito para fazer. As ações desenvolvidas pelo Instituto, em particular no Curso Técnico Agropecuária, são valiosas e enriquecedoras, mas ainda tímidas, considerando o vasto campo de atuação. Necessário se faz o fortalecimento dos movimentos sociais, dos sindicatos, conselhos que são formados nas esferas estatais de modo a fortalecer o domínio público por meio de uma ação política estratégica para que as ações desenvolvidas pelo Instituto penetrem nas comunidades rurais alterando a realidade vigente. Assim, esperamos que o resultado desta investigação contribua para que as ações desenvolvidas no referido Instituto e, em particular no Curso Técnico em Agropecuária, sejam um elemento motivador de fortalecimento das famílias dos pequenos e médios produtores rurais, que cooperem para o desenvolvimento político, social, cultural, ambiental e econômico da região e para o debate teórico da temática educação profissional.
id PUC_GO_4b2fcd3089569724ac08d7c99ce63c61
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1294
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONALEnsino técnico agropecuárioCapitalismoDesenvolvimento regionalFarming technician educationCapitalismRegional developmentCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConsiderando que há uma relação entre educação e trabalho, nesta investigação realizada no período de 2009 a 2010 buscou-se compreender a interface entre o ensino técnico agropecuário e o desenvolvimento sócio político na região da Serra Geral da Bahia, identificando as contribuições teórico-práticas do curso técnico em agropecuária oferecido pelo IFBaiano⁄Campus Guanambi na melhoria do sistema produtivo da região. O Instituto está localizado na região da Serra Geral da Bahia, composta por vinte e nove municípios, abrange uma área de 32.354,6 km² - 5,7% do território baiano. É uma região que carece de investimento em várias áreas. Neste trabalho defende-se a ideia que a ciência e a tecnologia podem oferecer subsídios aos pequenos e médios agricultores para cultivar o solo e sobreviver às imposições do capitalismo que vem se expandindo de forma rápida no interior dos municípios. Assumiu-se como objetivo principal, compreender as contradições entre educação Técnica/Profissionalizante, trabalho e capitalismo e suas metamorfoses ocorridas na última década investigando as contribuições, os impactos socioeconômicos do curso técnico agropecuário ministrado no IFBaiano ⁄ Campus Guanambi para o desenvolvimento da Serra Geral. As ideias dos pesquisadores Marx e Engels (2004) Kuenzer (2005), Carneiro (1998), Frigotto (1999), Catani (2007), Martins (2008) dentre outros, proporcionaram o desvelamento das contradições desse campo do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantiqualitativa com o método dialético por referência e, como procedimentos questionário, entrevista e análise de documentos. O sistema capitalista desenvolve um modelo de relação social que encobre as verdades e aliena as pessoas em torno dos seus desejos. Enxerga-se muito pouco o caminho a ser percorrido e o potencial a ser explorado em cada região. Ao perceber as potencialidades da Serra Geral, do Sertão Produtivo em todas as dimensões, é possível afirmar que ainda há muito para fazer. As ações desenvolvidas pelo Instituto, em particular no Curso Técnico Agropecuária, são valiosas e enriquecedoras, mas ainda tímidas, considerando o vasto campo de atuação. Necessário se faz o fortalecimento dos movimentos sociais, dos sindicatos, conselhos que são formados nas esferas estatais de modo a fortalecer o domínio público por meio de uma ação política estratégica para que as ações desenvolvidas pelo Instituto penetrem nas comunidades rurais alterando a realidade vigente. Assim, esperamos que o resultado desta investigação contribua para que as ações desenvolvidas no referido Instituto e, em particular no Curso Técnico em Agropecuária, sejam um elemento motivador de fortalecimento das famílias dos pequenos e médios produtores rurais, que cooperem para o desenvolvimento político, social, cultural, ambiental e econômico da região e para o debate teórico da temática educação profissional.Considering that there is a relation between education and work the inquiry carried through in the period from 2009 the 2010 it searched to understand the interface between agricultural technical teaching and the development partner politician in the region of the General Mountain range of the Bahia being identified the contributions theoretical practical of the course technician in farming offered by the IFBaiano⁄Campus Guanambi in the improvement of the productive system of the region. The Institute is located in the region of the General Mountain range of the Bahia, composed by twenty and nine cities, encloses an area of 32.354, 6 km ² - 5.7% of the bahian territory, is a region that lacks of investment in some areas, however science and the technology can offer subsidies to the small and mediuns farming to cultivate the ground and to survive to the impositions of the capitalism that comes expanding in a fast form in the interior of the cities. It had as main objective, to understand the occured contradictions between education Professionalizing Technique/, work and capitalism and its metamorphoses in the last decade. It was intended, also with this work, to investigate the contributions, the socioeconomics impacts of the course farming technician given in the IFBaiano ⁄ Guanambi Campus for the development of the General Mountain range. The reseachers ideas of the researchers Marx and Engels (2004) Kuenzer (2005), Carneiro (1998), Frigotto (1999), Catani (2007), Martins (2008) and others reseachers, bring them up to unveiling the contradictions of this field of the knowledge. One of them about a quantiqualitative research of matrix having the dialectic method for reference and using as procedures document questionnaire, interview and analysis. The capitalist system develops a model of social relation that hides the truths and alienates the people in around to its desires. Sees very little the way to be covered and the potential to be explored in each region. When perceiving the potentialities of the General Mountain range, of the Productive Hinterland in all the dimensions is possible to affirm that still it has very to make. The actions developed for the institute, in particular in the Farming course Technician, are valuable and enriching, but still shy considering the vast field of performance. It s necessary makes the strengthening of the social movements, of the unions, advice who are formed in the state spheres in order to fortify the public sphere by means of an action strategically politics so that the actions developed for the institute penetrate in the agricultural communities modifying the effective reality. Thus, we wait that the result of this inquiry contributes so that the actions developed in the related institute and, in particular in the farming course technician in either a motivator element of strengthening of agricultural producing average the small families of the e, and that politician cooperates to the development, social, cultural, ambient and economic of the region.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoCarneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Zanolla, Silvia Rosa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5315228656448708Fernandes, Marinalva Nunes2016-07-27T13:54:51Z2012-03-122011-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Marinalva Nunes. EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL. 2011. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-06T20:46:51Zoai:ambar:tede/1294Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-06T20:46:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL
title EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL
spellingShingle EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL
Fernandes, Marinalva Nunes
Ensino técnico agropecuário
Capitalismo
Desenvolvimento regional
Farming technician education
Capitalism
Regional development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL
title_full EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL
title_fullStr EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL
title_sort EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL
author Fernandes, Marinalva Nunes
author_facet Fernandes, Marinalva Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Maria Esperança Fernandes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0
Araújo, Denise Silva
http://lattes.cnpq.br/2754806857545880
Zanolla, Silvia Rosa da Silva
http://lattes.cnpq.br/5315228656448708
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Marinalva Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino técnico agropecuário
Capitalismo
Desenvolvimento regional
Farming technician education
Capitalism
Regional development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino técnico agropecuário
Capitalismo
Desenvolvimento regional
Farming technician education
Capitalism
Regional development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Considerando que há uma relação entre educação e trabalho, nesta investigação realizada no período de 2009 a 2010 buscou-se compreender a interface entre o ensino técnico agropecuário e o desenvolvimento sócio político na região da Serra Geral da Bahia, identificando as contribuições teórico-práticas do curso técnico em agropecuária oferecido pelo IFBaiano⁄Campus Guanambi na melhoria do sistema produtivo da região. O Instituto está localizado na região da Serra Geral da Bahia, composta por vinte e nove municípios, abrange uma área de 32.354,6 km² - 5,7% do território baiano. É uma região que carece de investimento em várias áreas. Neste trabalho defende-se a ideia que a ciência e a tecnologia podem oferecer subsídios aos pequenos e médios agricultores para cultivar o solo e sobreviver às imposições do capitalismo que vem se expandindo de forma rápida no interior dos municípios. Assumiu-se como objetivo principal, compreender as contradições entre educação Técnica/Profissionalizante, trabalho e capitalismo e suas metamorfoses ocorridas na última década investigando as contribuições, os impactos socioeconômicos do curso técnico agropecuário ministrado no IFBaiano ⁄ Campus Guanambi para o desenvolvimento da Serra Geral. As ideias dos pesquisadores Marx e Engels (2004) Kuenzer (2005), Carneiro (1998), Frigotto (1999), Catani (2007), Martins (2008) dentre outros, proporcionaram o desvelamento das contradições desse campo do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho quantiqualitativa com o método dialético por referência e, como procedimentos questionário, entrevista e análise de documentos. O sistema capitalista desenvolve um modelo de relação social que encobre as verdades e aliena as pessoas em torno dos seus desejos. Enxerga-se muito pouco o caminho a ser percorrido e o potencial a ser explorado em cada região. Ao perceber as potencialidades da Serra Geral, do Sertão Produtivo em todas as dimensões, é possível afirmar que ainda há muito para fazer. As ações desenvolvidas pelo Instituto, em particular no Curso Técnico Agropecuária, são valiosas e enriquecedoras, mas ainda tímidas, considerando o vasto campo de atuação. Necessário se faz o fortalecimento dos movimentos sociais, dos sindicatos, conselhos que são formados nas esferas estatais de modo a fortalecer o domínio público por meio de uma ação política estratégica para que as ações desenvolvidas pelo Instituto penetrem nas comunidades rurais alterando a realidade vigente. Assim, esperamos que o resultado desta investigação contribua para que as ações desenvolvidas no referido Instituto e, em particular no Curso Técnico em Agropecuária, sejam um elemento motivador de fortalecimento das famílias dos pequenos e médios produtores rurais, que cooperem para o desenvolvimento político, social, cultural, ambiental e econômico da região e para o debate teórico da temática educação profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-31
2012-03-12
2016-07-27T13:54:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Marinalva Nunes. EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL. 2011. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1294
identifier_str_mv FERNANDES, Marinalva Nunes. EDUCAÇÃO E TRABALHO: INTERFACES ENTRE ENSINO TÉCNICO AGROPECUÁRIO E DESENVOLVIMENTO SOCIOPOLÍTICO REGIONAL. 2011. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791451089108992