RELAÇÕES DE TRABALHO E BURNOUT: VOZES E VIVÊNCIA DE PROFESSORAS DE PROGRAMA STRICTO SENSU.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Ribeiro, Keila Maria Moura da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1814
Resumo: A dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em uma Universidade, localizada na cidade de Goiânia-GO. Este estudo teve como objetivo primário identificar, descrever e analisar fatores processuais que podem levar professoras do ensino de pós-graduação a constituir a Síndrome de burnout, bem como as estratégias de enfrentamento por elas mais usadas. O fenômeno do burnout, quando pensado à luz da condição humana, remete a algumas indagações que podem ser analisadas por meio do processo científico, dentro da realidade de uma instituição de ensino superior. Dentre tais indagações destacam-se: Quais os valores apresentados pelas professoras de programas stricto sensu em relação às suas atividades profissionais? Que estressores estão associados às atividades profissionais das professoras de programas stricto sensu? Quais as estratégias de coping que são mais utilizadas pelas professoras de programas stricto sensu? Que características de personalidade resistentes ao burnout em professoras de programas stricto sensu podem ser observadas? Qual é a relação existente entre o sexo feminino e o burnout? Assim, a dissertação é composta por Introdução, Capítulo I a Capítulo IV, Considerações Finais, Referências e Anexos. Na Introdução e nos Capítulos I e II encontram-se a fundamentação do problema de estudo e a revisão teórica da literatura relacionada com os seguintes temas: história das universidades no Brasil; relações de trabalho do professor universitário; relações de trabalho na contemporaneidade; burnout: a síndrome do mundo contemporâneo do trabalho; relações de trabalho docente e manifestação de burnout; estudos realizados sobre o burnout no contexto da educação e estratégias de enfrentamento no ambiente de trabalho. Nos Capítulos III e IV, em formato de artigo, são apresentados os dados quantitativos e qualitativos de uma pesquisa realizada com as participantes. A seguir encontram-se as Referências e os Anexos.
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Que estressores estão associados às atividades profissionais das professoras de programas stricto sensu? Quais as estratégias de coping que são mais utilizadas pelas professoras de programas stricto sensu? Que características de personalidade resistentes ao burnout em professoras de programas stricto sensu podem ser observadas? Qual é a relação existente entre o sexo feminino e o burnout? Assim, a dissertação é composta por Introdução, Capítulo I a Capítulo IV, Considerações Finais, Referências e Anexos. Na Introdução e nos Capítulos I e II encontram-se a fundamentação do problema de estudo e a revisão teórica da literatura relacionada com os seguintes temas: história das universidades no Brasil; relações de trabalho do professor universitário; relações de trabalho na contemporaneidade; burnout: a síndrome do mundo contemporâneo do trabalho; relações de trabalho docente e manifestação de burnout; estudos realizados sobre o burnout no contexto da educação e estratégias de enfrentamento no ambiente de trabalho. Nos Capítulos III e IV, em formato de artigo, são apresentados os dados quantitativos e qualitativos de uma pesquisa realizada com as participantes. A seguir encontram-se as Referências e os Anexos.The dissertation presents the results of a research held in an Institution of Higher Education that acts with education, research and extension, located in the city of Goiânia-Go. The primary objective of this study was to identify, describe and analyze the procedural factors that can lead some individuals of the female gender to constitute the Syndrome burnout, as well as the most used strategies of coping with it. The phenomenon of burnout, when thought in the light of the human condition, refers to some inquiries which can be analyzed through the scientific process, inside the reality of an institution of higher education. Among such questions the ones that stand out are: What are the values presented by the teachers of the stricto sensu programs in relation to their professional activities? Which stressors are associated with the professional activities from the teachers of the stricto sensu programs? What strategies of coping are most used by the teachers of the stricto sensu programs? Which personality characteristics resistant to the burnout in teachers from the stricto sensu programs can be observed? What is the existent relation between the female gender and the burnout? The dissertation is composed by an Introduction, Chapter I, Chapter II, Chapter III and Chapter IV. In the introduction and Chapters I and II are found the reasoning of the problem of study and the theoretical review of literature related to the following themes: the history of Universities in Brazil; the labor relations of an university teacher; labor relations in modernity; burnout: the syndrome of the contemporary world of work; professor labor relations and manifestations of burnout; the studies done on burnout in the context of education and strategies of coping in a working environment. On Chapter III and IV, elaborated in a form of article, presents the Introduction, the Methodology, the Results and a Discussion of an empirical study done with 33 teachers of Stricto Sensu Programs (master s and doctorate), of an Institution of Higher Education from the city of Goiânia-GO. Follow the References and Attachments.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaCosta Neto, Sebastião Benício dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728275T8Coêlho, Angela Elizabeth Lapahttp://lattes.cnpq.br/7878926780243876Borges, Lenise SantanaBORGES, L. S.;Borges, Lenise SantanaRibeiro, Keila Maria Moura da Silva2016-07-27T14:20:05Z2013-12-182013-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Keila Maria Moura da Silva. RELAÇÕES DE TRABALHO E BURNOUT: VOZES E VIVÊNCIA DE PROFESSORAS DE PROGRAMA STRICTO SENSU.. 2013. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2013.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T23:00:50Zoai:ambar:tede/1814Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T23:00:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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