Religião, direito e comunicação: a comoção religiosa no caso João de Deus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Signates, Nayane Ferreira Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4964
Resumo: Trata este trabalho de um estudo da relação entre religião, comunicação e direito, a partir do caso de um escândalo religioso motivado por uma sequência de crimes de violência contra a mulher praticada pelo médium João Teixeira de Faria, internacionalmente conhecido como "João de Deus". O objetivo foi compreender de que modo os sentidos e a abrangência da comunicação, em seus modos privado e público, interferiram na proteção do criminoso, desde os vários anos em que ele vitimou mulheres que o procuraram em busca de tratamento espiritual, até a efetivação do escândalo que pôs fim à sua trajetória e o transformou em um condenado pela justiça brasileira. Para tanto, propôs-se o conceito de "comoção religiosa" como categoria capaz de abranger as diferentes fases do incidente, discute-se a questão do machismo e da violência contra a mulher em contexto religioso e analisa-se a trajetória da comoção religiosa no caso João de Deus a partir de vários relatos feitos pelas vítimas e registrados em dois documentários sobre o escândalo. Por fim, buscou-se estabelecer as conclusões teóricas e conceituais de uma teorização triangular e tensional entre Direito, Religião e Comunicação, defendendo a tese de que os sentidos da comunicação alteram as formações identitárias, os tabus e a percepção do direito nos ambientes religiosos em que crimes são cometidos
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