O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Neves, João Francisco
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4764
Resumo: O objetivo desse trabalho é investigar as representações sociais do ensino, e do professor de química, a fim de encontrar explicações para a rejeição afetiva que parece ocorrer em relação a essa disciplina. Para isso foi utilizada a teoria das representações sociais de SERGE MOSCOVICI, além de outros autores como ABRIC e SÁ. Para uma análise pedagógica do tema, foram consideradas as obras de FREIRE, LIBÂNEO, FOGAÇA e LIMA, entre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública de ensino médio, através de entrevista e questionário com 22 alunos. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos relataram dificuldades no aprendizado em alguns conteúdos da Química. Os principais fatores citados foram: fraco desempenho de aprendizado dos conteúdos nas disciplinas afins, ausência de uma didática contextualizada, estrutura da unidade escolar, prática de uma metodologia diferenciada. Além disso, utilizou a abordagem estruturalista das representações sociais para identificar o núcleo central das representações do ensino de química e do professor de química dando luz a perspectiva do aluno sobre esses dois temas. Pesquisa envolvendo as representações sociais sobre o ensino de química, identificou que os alunos acham difícil os conteúdos de Química. Essa objeção é justificada por utilizarem com frequência a Matemática e a prática constante de aulas teóricas. Para superar essas lacunas, o professor precisa ser afetivo e comunicativo
id PUC_GO_6c35e134f3ba27f7701ea42f85b70237
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4764
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividadeChemistry teaching from the student's perspective: social representations and affectivityensino de química, representações sociais, educação, didática.teaching chemistry, social representations, education, didacticsCiências Humanas: EducaçãoO objetivo desse trabalho é investigar as representações sociais do ensino, e do professor de química, a fim de encontrar explicações para a rejeição afetiva que parece ocorrer em relação a essa disciplina. Para isso foi utilizada a teoria das representações sociais de SERGE MOSCOVICI, além de outros autores como ABRIC e SÁ. Para uma análise pedagógica do tema, foram consideradas as obras de FREIRE, LIBÂNEO, FOGAÇA e LIMA, entre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública de ensino médio, através de entrevista e questionário com 22 alunos. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos relataram dificuldades no aprendizado em alguns conteúdos da Química. Os principais fatores citados foram: fraco desempenho de aprendizado dos conteúdos nas disciplinas afins, ausência de uma didática contextualizada, estrutura da unidade escolar, prática de uma metodologia diferenciada. Além disso, utilizou a abordagem estruturalista das representações sociais para identificar o núcleo central das representações do ensino de química e do professor de química dando luz a perspectiva do aluno sobre esses dois temas. Pesquisa envolvendo as representações sociais sobre o ensino de química, identificou que os alunos acham difícil os conteúdos de Química. Essa objeção é justificada por utilizarem com frequência a Matemática e a prática constante de aulas teóricas. Para superar essas lacunas, o professor precisa ser afetivo e comunicativoThe objective of this work is to investigate the social representations of teaching, and of the chemistry teacher, in order to find explanations for the affective rejection that seems to occur in relation to this discipline. For this, the theory of social representations by SERGE MOSCOVICI was used, in addition to other authors such as ABRIC and SÁ. For a pedagogical analysis of the theme, works by FREIRE, LIBANEO, MORAES, FOGAÇA, and LIMA, among others, were considered. A field research was carried out in a public high school, through interviews and questionnaires with 22 students. The results show that most students reported learning difficulties in some Chemistry contents. The main factors mentioned were: poor learning performance of contents in related subjects, absence of contextualized didactics, structure of the school unit, practice of a differentiated methodology. Furthermore, it used the structuralist approach of social representations to identify the central core of representations of chemistry teaching and the chemistry teacher, giving light to the student's perspective on these two themes. Research involviing social representations of chemistry teaching identified that students find Chemistry contentes difficult. This objection is justified by the frequent use of Mathematics and the constant practice of theoretical classes. To overcome these gaps, the teacher must be affective and communicativePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLemes, Lila Maria Spadonihttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584Lemes , Lila Maria SpadoniPeixoto, Josana de CastroVaz, Duelci Aparecido de FreitasNeves, João Francisco2022-02-15T18:20:38Z2021-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNeves, João Francisco. O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade. 2021. 102 fl. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4764porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-02-16T11:10:06Zoai:ambar:tede/4764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-02-16T11:10:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade
Chemistry teaching from the student's perspective: social representations and affectivity
title O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade
spellingShingle O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade
Neves, João Francisco
ensino de química, representações sociais, educação, didática.
teaching chemistry, social representations, education, didactics
Ciências Humanas: Educação
title_short O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade
title_full O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade
title_fullStr O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade
title_full_unstemmed O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade
title_sort O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade
author Neves, João Francisco
author_facet Neves, João Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemes, Lila Maria Spadoni
http://lattes.cnpq.br/1490734770061584
Lemes , Lila Maria Spadoni
Peixoto, Josana de Castro
Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, João Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de química, representações sociais, educação, didática.
teaching chemistry, social representations, education, didactics
Ciências Humanas: Educação
topic ensino de química, representações sociais, educação, didática.
teaching chemistry, social representations, education, didactics
Ciências Humanas: Educação
description O objetivo desse trabalho é investigar as representações sociais do ensino, e do professor de química, a fim de encontrar explicações para a rejeição afetiva que parece ocorrer em relação a essa disciplina. Para isso foi utilizada a teoria das representações sociais de SERGE MOSCOVICI, além de outros autores como ABRIC e SÁ. Para uma análise pedagógica do tema, foram consideradas as obras de FREIRE, LIBÂNEO, FOGAÇA e LIMA, entre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública de ensino médio, através de entrevista e questionário com 22 alunos. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos relataram dificuldades no aprendizado em alguns conteúdos da Química. Os principais fatores citados foram: fraco desempenho de aprendizado dos conteúdos nas disciplinas afins, ausência de uma didática contextualizada, estrutura da unidade escolar, prática de uma metodologia diferenciada. Além disso, utilizou a abordagem estruturalista das representações sociais para identificar o núcleo central das representações do ensino de química e do professor de química dando luz a perspectiva do aluno sobre esses dois temas. Pesquisa envolvendo as representações sociais sobre o ensino de química, identificou que os alunos acham difícil os conteúdos de Química. Essa objeção é justificada por utilizarem com frequência a Matemática e a prática constante de aulas teóricas. Para superar essas lacunas, o professor precisa ser afetivo e comunicativo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-28
2022-02-15T18:20:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Neves, João Francisco. O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade. 2021. 102 fl. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4764
identifier_str_mv Neves, João Francisco. O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade. 2021. 102 fl. Dissertação (mestrado) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2021
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791470739423232