EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS GOIANAS.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Ribeiro, Kátia Vanessa Marcon
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Direito e Relações Internacionais::Curso de Direito
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3452
Resumo: A educação Ambiental surge com o intuito de formar uma população mundial consciente e detentora de conhecimento a fim de que fiquem atentos ao meio ambiente e aos problemas relacionados a este, como também capaz de resolve-los e de evitar que se repitam, preservando-o e assegurando o que é pretendido no desenvolvimento sustentável. Com fundamentação na Conferência de Belgrado (1975), esta Educação, tem seus objetivos, funções, estratégias, características e recomendações definidos na Conferência Internacional de Tbilisi, em 1977. Ao se falar sobre Educação Ambiental, vários são os documentos que a destacam, e colocam o ser humano como titular do direito ao meio ambiente (Declaração de Estocolmo - 1972). O homem é o centro das preocupações com o Desenvolvimento Sustentável (Declaração do Rio de Janeiro – 1992), como também é o agente capaz, por meio da educação, de modificar positivamente o meio ambiente ou, simplesmente, aquele que não mais degradará, por força de um processo de educação, de conscientização, de sensibilização à temática socioambiental. Educação Ambiental (EA) no processo educativo para a formação dos homens, desde o ensino formal como no não formal, tem a finalidade de propiciar a capacidade de tomar decisões fundamentadas e participar de discussões em sua comunidade no que se refere às questões ambientais. O intuito deste trabalho é destacar através das conferências, declarações, ações internacionais, leis nacionais e goiana em prol da educação ambiental formal a importância desta, como um fio condutor, para os direitos ao ambiente e ao desenvolvimento sustentável, e pontuar a efetividade da Educação Ambiental no estado de Goiás. Sendo apresentado dados, obtidos juntamente com a Secretaria de Educação de Goiás, a fim de demonstrar a estruturação dos programas aplicados à Educação Ambiental em nosso Estado, onde existe atualmente no ensino formal da rede Pública, os “Programa Mais Educação”, o “PDDE - Escolas Sustentáveis” utilizados no Ensino Fundamental, e o “Entendendo o Meio Ambiente Urbano” no Ensino Médio, os quais possuem em sua base programática, o intuito de formar/educar crianças e adolescentes, em homens críticos e conscientes com o meio ambiente, como objetiva as recomendações das conferências internacionais.
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spelling EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS GOIANAS.Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Goiás.Environmental Education, Sustainable Development, Goiás.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOA educação Ambiental surge com o intuito de formar uma população mundial consciente e detentora de conhecimento a fim de que fiquem atentos ao meio ambiente e aos problemas relacionados a este, como também capaz de resolve-los e de evitar que se repitam, preservando-o e assegurando o que é pretendido no desenvolvimento sustentável. Com fundamentação na Conferência de Belgrado (1975), esta Educação, tem seus objetivos, funções, estratégias, características e recomendações definidos na Conferência Internacional de Tbilisi, em 1977. Ao se falar sobre Educação Ambiental, vários são os documentos que a destacam, e colocam o ser humano como titular do direito ao meio ambiente (Declaração de Estocolmo - 1972). O homem é o centro das preocupações com o Desenvolvimento Sustentável (Declaração do Rio de Janeiro – 1992), como também é o agente capaz, por meio da educação, de modificar positivamente o meio ambiente ou, simplesmente, aquele que não mais degradará, por força de um processo de educação, de conscientização, de sensibilização à temática socioambiental. Educação Ambiental (EA) no processo educativo para a formação dos homens, desde o ensino formal como no não formal, tem a finalidade de propiciar a capacidade de tomar decisões fundamentadas e participar de discussões em sua comunidade no que se refere às questões ambientais. O intuito deste trabalho é destacar através das conferências, declarações, ações internacionais, leis nacionais e goiana em prol da educação ambiental formal a importância desta, como um fio condutor, para os direitos ao ambiente e ao desenvolvimento sustentável, e pontuar a efetividade da Educação Ambiental no estado de Goiás. Sendo apresentado dados, obtidos juntamente com a Secretaria de Educação de Goiás, a fim de demonstrar a estruturação dos programas aplicados à Educação Ambiental em nosso Estado, onde existe atualmente no ensino formal da rede Pública, os “Programa Mais Educação”, o “PDDE - Escolas Sustentáveis” utilizados no Ensino Fundamental, e o “Entendendo o Meio Ambiente Urbano” no Ensino Médio, os quais possuem em sua base programática, o intuito de formar/educar crianças e adolescentes, em homens críticos e conscientes com o meio ambiente, como objetiva as recomendações das conferências internacionais.Environmental education arises in order to form a conscious global population and holds knowledge in order to make them aware of the environment and the problems related to this, but also able to solve them and prevent their recurrence, preserving it and ensuring that it is intended to sustainable development. With basis in the Belgrade Conference (1975), this education has its objectives, functions, strategies, characteristics and recommendations set out in the International Conference in Tbilisi in 1977. When talking about environmental education, there are several documents that stand out, and They put the human being as holder of the environment (Stockholm Declaration - 1972). Man is the center of concerns for sustainable development (Declaration of Rio de Janeiro - 1992), as is also the agent capable, through education, to positively change the environment or simply one that no longer degrade by force a process of education, awareness, awareness of the socio-environmental theme. Environmental education (EE) in the educational process for the formation of men, from formal education and in non-formal, is intended to provide the ability to make informed decisions and participate in discussions in the community with regard to environmental issues. The purpose of this work is to highlight through conferences, declarations, international action, national and goiana laws in favor of formal environmental education the importance of this as a leitmotif for the rights to the environment and sustainable development, and score the effectiveness of Education environmental State of Goiás. data being presented, obtained along with the Department of Education of Goiás, in order to demonstrate the structure of the programs applied to environmental education in our state, which currently exists in the formal education of the public network, "More Program education ", the" TSA - Sustainable Schools "used in elementary school, and the" Understanding the Urban Environment "in high school, which have in their programmatic basis, in order to form / educate children and adolescents in critical men and conscious about the environment as objective the recommendations of international conferences.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Direito e Relações Internacionais::Curso de DireitoBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Direito, Relações Internacionais e DesenvolvimentoSilva, José Antonio Tietzmann ehttp://lattes.cnpq.br/4585004100005242Araújo, Luciane Martins dehttp://lattes.cnpq.br/7050443999941260Franco, Geisa Cunhahttp://lattes.cnpq.br/5662802935734031Ribeiro, Kátia Vanessa Marcon2016-09-05T17:44:56Z2016-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRibeiro, Kátia Vanessa Marcon. EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS GOIANAS.. 2016. 121 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-09-09T18:58:02Zoai:ambar:tede/3452Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-09-09T18:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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