Valores éticos e morais atemporais: formação do cidadão contemporâneo
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e da Saúde Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5001 |
Resumo: | Esta dissertação principia com a pesquisa acerca da importância das ideias e dos valores éticos e morais atemporais propostos pela antiguidade clássica, através das obras clássicas como Paideia (Sistema de Educação e Formação Ética da Grécia Antiga), escritos de Platão, Aristóteles direcionados para formação ética e moral do homem, que permite a expressão da cidadania contrastando-a com o momento histórico do mundo atual, onde é gritante a ausência de valores humanos. O segundo capítulo perquire sobre a formação do indivíduo, trata das características do individualismo; comparando e diferenciando o ser indivíduo do ser individualista. Outrossim, discorre sobre as formas de saber: razão e imaginação, como ferramentas humanas a serem utilizada para compreensão do que move o homem para a realização vida social. Por fim, o terceiro capítulo trata formação do cidadão à maneira clássica, que extrapola a instrução teórica, para ensinar acerca da aplicação dos valores humanos essenciais, com um sentido prático e atual, capaz de trazer respostas para questões cotidianas, para que se possa ampliar os horizontes e encontrar chaves para o autoconhecimento e para melhor vivencia a vida em sociedade, passando pelo poder de transmissão de cultura, através dos mitos; bem como investiga ritos e símbolos sagrados, destacando sua presença estruturante e caráter atemporal para formação do cidadão político ético |
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Valores éticos e morais atemporais: formação do cidadão contemporâneoTimeless ethical and moral values: formation of the contemporary citizenAntropologiaCidadaniaCiências humanas e sociais aplicadasCiência políticaDireitoEducaçãoFilosofiaGréciaHistóriaHumanismoIdealismoMitoReligiãoRomaSociologiaValores éticos e moraisAnthropologyCitizenshipApplied Human and Social SciencesPolitical scienceRightEducationPhilosophyGreeceHistoryHumanismIdealismMythReligionPomegranateSociologyEthical and moral valuesCiências Sociais AplicadasServiço SocialEsta dissertação principia com a pesquisa acerca da importância das ideias e dos valores éticos e morais atemporais propostos pela antiguidade clássica, através das obras clássicas como Paideia (Sistema de Educação e Formação Ética da Grécia Antiga), escritos de Platão, Aristóteles direcionados para formação ética e moral do homem, que permite a expressão da cidadania contrastando-a com o momento histórico do mundo atual, onde é gritante a ausência de valores humanos. O segundo capítulo perquire sobre a formação do indivíduo, trata das características do individualismo; comparando e diferenciando o ser indivíduo do ser individualista. Outrossim, discorre sobre as formas de saber: razão e imaginação, como ferramentas humanas a serem utilizada para compreensão do que move o homem para a realização vida social. Por fim, o terceiro capítulo trata formação do cidadão à maneira clássica, que extrapola a instrução teórica, para ensinar acerca da aplicação dos valores humanos essenciais, com um sentido prático e atual, capaz de trazer respostas para questões cotidianas, para que se possa ampliar os horizontes e encontrar chaves para o autoconhecimento e para melhor vivencia a vida em sociedade, passando pelo poder de transmissão de cultura, através dos mitos; bem como investiga ritos e símbolos sagrados, destacando sua presença estruturante e caráter atemporal para formação do cidadão político éticoThis dissertation begins with research on the importance of ideas and timeless ethical and moral values proposed by classical antiquity, through classic works such as Paideia (System of Education and Ethical Training of Ancient Greece), writings by Plato, Aristotle directed to ethical training and morality of man, which allows the expression of citizenship, contrasting it with the historical moment of the current world, where the absence of human values is striking. The second chapter inquires about the formation of the individual, deals with the characteristics of individualism; comparing and differentiating the individual being from the individualistic being. Furthermore, it discusses the ways of knowing: reason and imagination, as human tools to be used to understand what moves man to carry out social life. Finally, the third chapter deals with citizen training in the classic way, which goes beyond theoretical instruction, to teach about the application of essential human values, with a practical and current sense, capable of bringing answers to everyday questions, so that it can be expanded. horizons and finding keys to self-knowledge and to better experience life in society, through the power of culture transmission, through myths; as well as investigating sacred rites and symbols, highlighting their structuring presence and timeless character for the formation of ethical political citizensPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e da SaúdeBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço SocialPaula, Gil César Costa dehttp://lattes.cnpq.br/7082674970834458Machado, Maria Conceição Sarmento Padialhttp://lattes.cnpq.br/6444580196034819Santos, Nivaldo doshttp://lattes.cnpq.br/3359203015249134Palhano, Ednara Aguiar2023-12-01T18:46:37Z2023-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPALHANO, Ednara Aguiar. Valores éticos e morais atemporais: formação do cidadão contemporâneo. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) --Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5001porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-12-02T04:00:27Zoai:ambar:tede/5001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-12-02T04:00:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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