O PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Goretti Quintiliano
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1184
Resumo: Esta dissertação discute a participação do professor na relação que o aluno diagnosticado com dificuldades de aprendizagem estabelece com o conhecimento. Apresenta o histórico sobre a dificuldade de aprendizagem presente no discurso pedagógico brasileiro a partir das pesquisas de Tiballi (1998), Patto (1999), e Angellucci et alli (2004) e os conceitos de aprendizagem e de dificuldade de aprendizagem segundo as concepções: genético-cognitiva, que tem Piaget como seu principal expoente; sócio-cognitiva, com Vygotsky como seu principal teórico e a concepção cultural, que tem Bernard Charlot como um dos estudiosos que, na atualidade, faz uma análise sobre o saber, a aprendizagem e a relação que o sujeito estabelece com o saber, acrescentando alguns elementos importantes para a compreensão do processo de aprendizagem. Por meio de pesquisa empírica realizada no sistema de ensino público municipal em São Luís de Montes Belos, esta dissertação identifica as concepções de dificuldade de aprendizagem que balizam o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental, refletindo sobre o que os professores pensam acerca da dificuldade de aprendizagem e quais elementos constituem essa sua concepção, e, ainda o que os professores e/ou a escola fazem para reverter situações de fracasso escolar, além dos critérios que os professores consideram para identificar as crianças que têm dificuldade de aprendizagem. Essa reflexão fundamenta-se nas reformulações de Charlot (2000, 2001, 2005, 2006) sobre a aprendizagem, que considera a relação com o saber, com o aprender, como a relação que o sujeito estabelece com o mundo, com o outro e consigo mesmo quando é confrontado pela necessidade de aprender.
id PUC_GO_82ef8dd3491e5f97879902cff815a85e
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1184
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling O PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticasTHE PROFESSOR AND THE DIFFICULTIES IN LEARNING: concepts and practicesAprendizagemDificuldades de aprendizagemTrabalho pedagógicoLearningDifficulties of learningPedagogical workCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação discute a participação do professor na relação que o aluno diagnosticado com dificuldades de aprendizagem estabelece com o conhecimento. Apresenta o histórico sobre a dificuldade de aprendizagem presente no discurso pedagógico brasileiro a partir das pesquisas de Tiballi (1998), Patto (1999), e Angellucci et alli (2004) e os conceitos de aprendizagem e de dificuldade de aprendizagem segundo as concepções: genético-cognitiva, que tem Piaget como seu principal expoente; sócio-cognitiva, com Vygotsky como seu principal teórico e a concepção cultural, que tem Bernard Charlot como um dos estudiosos que, na atualidade, faz uma análise sobre o saber, a aprendizagem e a relação que o sujeito estabelece com o saber, acrescentando alguns elementos importantes para a compreensão do processo de aprendizagem. Por meio de pesquisa empírica realizada no sistema de ensino público municipal em São Luís de Montes Belos, esta dissertação identifica as concepções de dificuldade de aprendizagem que balizam o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental, refletindo sobre o que os professores pensam acerca da dificuldade de aprendizagem e quais elementos constituem essa sua concepção, e, ainda o que os professores e/ou a escola fazem para reverter situações de fracasso escolar, além dos critérios que os professores consideram para identificar as crianças que têm dificuldade de aprendizagem. Essa reflexão fundamenta-se nas reformulações de Charlot (2000, 2001, 2005, 2006) sobre a aprendizagem, que considera a relação com o saber, com o aprender, como a relação que o sujeito estabelece com o mundo, com o outro e consigo mesmo quando é confrontado pela necessidade de aprender.This dissertation argues the participation of the professor in the relation that the student diagnosised with learning difficulties establishes with the knowledge. It presents the historical about the difficulty of learning in the Brazilian pedagogical speech from the research of Tiballi (1998), Patto (1999), and Angellucci et alli (2004), and presents the concepts of learning and difficulty in learning according to geneticcognitive that Piaget has as his main exponent; social-cognitive, with Vygotsky as his main theorical and the cultural conception, that has Bernard Charlot as one of the scholars that, in the present time, makes an analysis on knowledge, the learning and the relation that the subject establishes with knowledge, adding some important elements for the understanding of the learning process. By empirical research done in the system of municipal public education in São Luís de Montes Belos, this dissertation identifies the conceptions of learning difficulty that mark out with buoys the pedagogical work of the professor in basic education, reflecting about what the professors think about learning difficulty and which elements constitute this conception, and, still what the professors and/or the school make to revert the situations of failure at school, beyond the criteria that the professors consider to identify the children who have learning difficulty. This reflection is based on the reformularizations of Charlot (2000, 2001, 2005, 2006) about learning, that considers the relation with knowledge, with learning, how the relation that the subject establishes with the world, with the other and with himself even when he is collated by the necessity in learning.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Carvalho, Maria Goretti Quintiliano2016-07-27T13:53:56Z2007-12-122007-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Maria Goretti Quintiliano. THE PROFESSOR AND THE DIFFICULTIES IN LEARNING: concepts and practices. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1184porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T17:57:36Zoai:ambar:tede/1184Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T17:57:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticas
THE PROFESSOR AND THE DIFFICULTIES IN LEARNING: concepts and practices
title O PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticas
spellingShingle O PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticas
Carvalho, Maria Goretti Quintiliano
Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
Trabalho pedagógico
Learning
Difficulties of learning
Pedagogical work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticas
title_full O PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticas
title_fullStr O PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticas
title_full_unstemmed O PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticas
title_sort O PROFESSOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: concepções e práticas
author Carvalho, Maria Goretti Quintiliano
author_facet Carvalho, Maria Goretti Quintiliano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Goretti Quintiliano
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
Trabalho pedagógico
Learning
Difficulties of learning
Pedagogical work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem
Trabalho pedagógico
Learning
Difficulties of learning
Pedagogical work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação discute a participação do professor na relação que o aluno diagnosticado com dificuldades de aprendizagem estabelece com o conhecimento. Apresenta o histórico sobre a dificuldade de aprendizagem presente no discurso pedagógico brasileiro a partir das pesquisas de Tiballi (1998), Patto (1999), e Angellucci et alli (2004) e os conceitos de aprendizagem e de dificuldade de aprendizagem segundo as concepções: genético-cognitiva, que tem Piaget como seu principal expoente; sócio-cognitiva, com Vygotsky como seu principal teórico e a concepção cultural, que tem Bernard Charlot como um dos estudiosos que, na atualidade, faz uma análise sobre o saber, a aprendizagem e a relação que o sujeito estabelece com o saber, acrescentando alguns elementos importantes para a compreensão do processo de aprendizagem. Por meio de pesquisa empírica realizada no sistema de ensino público municipal em São Luís de Montes Belos, esta dissertação identifica as concepções de dificuldade de aprendizagem que balizam o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental, refletindo sobre o que os professores pensam acerca da dificuldade de aprendizagem e quais elementos constituem essa sua concepção, e, ainda o que os professores e/ou a escola fazem para reverter situações de fracasso escolar, além dos critérios que os professores consideram para identificar as crianças que têm dificuldade de aprendizagem. Essa reflexão fundamenta-se nas reformulações de Charlot (2000, 2001, 2005, 2006) sobre a aprendizagem, que considera a relação com o saber, com o aprender, como a relação que o sujeito estabelece com o mundo, com o outro e consigo mesmo quando é confrontado pela necessidade de aprender.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-12
2007-08-23
2016-07-27T13:53:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Maria Goretti Quintiliano. THE PROFESSOR AND THE DIFFICULTIES IN LEARNING: concepts and practices. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1184
identifier_str_mv CARVALHO, Maria Goretti Quintiliano. THE PROFESSOR AND THE DIFFICULTIES IN LEARNING: concepts and practices. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2007.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791450294288384