ARNALDO DE VILANOVA E A DOUTRINA SOBRE A REFORMA DA IGREJA (SÉCULOS XIII-XIV)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Nabio Vanutt da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3931
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a doutrina do catalão, Arnaldo de Vilanova (1240-1311) sobre a reforma da Igreja Medieval, além de compreender as contribuições dos escritos de São Francisco de Assis (1181? -1226), das Sagradas Escrituras e da narrativa do abade calabrês, Joaquim de Fiore (1135-1202) à concepção arnaldiana. O catalão era físico de prestígio, cuidou da saúde de reis e papas, além de colaborar para o desenvolvimento da Medicina Medieval ao traduzir escritos para o latim de autores árabes, tais como: Avicena (980-1037), Galeno (120 d.C.-200 d. C). Esse personagem, apesar de ser reconhecido no campo clínico, também escreveu diversas obras religiosas que impactaram a cristandade naquele período, inclusive, apoiado na Patrística de Santo Agostinho (354 d.C.-430 d.C.), criticou veemente a filosofia Tomista de São Tomás de Aquino (1225-1274). Para assimilar sua proposta de transformação da instituição eclesiástica, foram selecionados alguns textos: Discurso sobre o Tetragrammaton (1292), Confissão de Barcelona (1305), Lição de Narbona (1305-1308), Tratado da Caridade (1308), Raciocínio de Avinhão (1310). Na pesquisa, a intenção foi elucidar de que forma daria esse questionamento da Igreja Cristã, além de verificar como Arnaldo de Vilanova utilizou as obras de outros autores, como também a narrativa bíblica para embasar seu projeto espiritual. Nesse trabalho, a metodologia de pesquisa utilizada foi a crítica interna e externa dos documentos do catalão. Assim, nesse estudo foi verificado que a proposta de Arnaldo de Vilanova era pautada numa reformulação do corpus clerical, principalmente, dos dominicanos, “falsos doutores”; visto que, haveria uma renovação religiosa com o fim da Igreja corrupta, nascendo uma nova ordem espiritual, que pregaria a virtude da caridade, da humildade. O físico permaneceu como um conservador da doutrina cristã e acreditava estar numa missão profético-apocalíptica, ou seja, era preciso salvar a humanidade antes da vinda do Anticristo. Nesse sentido, apesar de manter uma visão de confiança na Igreja e respeito por ela e não pelos dominicanos, algumas de suas obras foram julgadas como heréticas no Tribunal de Tarragona em 1316.
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spelling ARNALDO DE VILANOVA E A DOUTRINA SOBRE A REFORMA DA IGREJA (SÉCULOS XIII-XIV)Arnaldo de Vilanova. Reforma da Igreja. Caridade.Arnaldo de Vilanova. Reform of the Church. Charity.CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEsta dissertação tem por objetivo analisar a doutrina do catalão, Arnaldo de Vilanova (1240-1311) sobre a reforma da Igreja Medieval, além de compreender as contribuições dos escritos de São Francisco de Assis (1181? -1226), das Sagradas Escrituras e da narrativa do abade calabrês, Joaquim de Fiore (1135-1202) à concepção arnaldiana. O catalão era físico de prestígio, cuidou da saúde de reis e papas, além de colaborar para o desenvolvimento da Medicina Medieval ao traduzir escritos para o latim de autores árabes, tais como: Avicena (980-1037), Galeno (120 d.C.-200 d. C). Esse personagem, apesar de ser reconhecido no campo clínico, também escreveu diversas obras religiosas que impactaram a cristandade naquele período, inclusive, apoiado na Patrística de Santo Agostinho (354 d.C.-430 d.C.), criticou veemente a filosofia Tomista de São Tomás de Aquino (1225-1274). Para assimilar sua proposta de transformação da instituição eclesiástica, foram selecionados alguns textos: Discurso sobre o Tetragrammaton (1292), Confissão de Barcelona (1305), Lição de Narbona (1305-1308), Tratado da Caridade (1308), Raciocínio de Avinhão (1310). Na pesquisa, a intenção foi elucidar de que forma daria esse questionamento da Igreja Cristã, além de verificar como Arnaldo de Vilanova utilizou as obras de outros autores, como também a narrativa bíblica para embasar seu projeto espiritual. Nesse trabalho, a metodologia de pesquisa utilizada foi a crítica interna e externa dos documentos do catalão. Assim, nesse estudo foi verificado que a proposta de Arnaldo de Vilanova era pautada numa reformulação do corpus clerical, principalmente, dos dominicanos, “falsos doutores”; visto que, haveria uma renovação religiosa com o fim da Igreja corrupta, nascendo uma nova ordem espiritual, que pregaria a virtude da caridade, da humildade. O físico permaneceu como um conservador da doutrina cristã e acreditava estar numa missão profético-apocalíptica, ou seja, era preciso salvar a humanidade antes da vinda do Anticristo. Nesse sentido, apesar de manter uma visão de confiança na Igreja e respeito por ela e não pelos dominicanos, algumas de suas obras foram julgadas como heréticas no Tribunal de Tarragona em 1316.This Master's Thesis aims to analyze the Catalan doctrine, Arnaldo de Vilanova (1240- 1311) on the reform of the Medieval Church, in addition to understanding the contributions of the writings of Saint Francis of Assisi (1181-1226), the Holy Scriptures and the narrative of the Calabrian Abbot, Joaquim de Fiore (1135-1202) to the Arnaldian conception. The Catalan was a physicist of prestige, he took care of the health of kings and popes, besides collaborating for the development of Medieval Medicine when translating written for the Latin of Arab authors, such as: Avicenna (980-1037), Galeno (120-200 d . W). This character, despite being recognized in the clinical field, also wrote several religious works that impacted on Christianity in that period, including, supported by the Patristic of St. Augustine (AD 354-40), strongly criticized the Thomistic philosophy of St. Thomas Aquinas 1225-1274). In order to assimilate his proposal for the transformation of the ecclesiastical institution, some texts were selected: Discourse on the Tetragrammaton (1292), Confession of Barcelona (1305), Lesson of Narbonne (1305-1308), Treaty of Charity (1308), Reasoning of Avignon 1310). In the research, the intention was to elucidate in what form this questioning of the Christian Church, as well as to verify how Arnaldo de Vilanova used the works of other authors, as well as the biblical narrative to support his spiritual project. In this work, the research methodology used was the internal and external criticism of the Catalan documents. Thus, in this study it was verified that the proposal of Arnaldo de Vilanova was based on a reformulation of the clerical corpus, mainly of the Dominicans, "false doctors"; since there would be a religious renewal with the end of the corrupt Church, a new spiritual order being born, which would preach the virtue of charity, of humility. The physicist remained a conservative of Christian doctrine and believed to be in a prophetic-apocalyptic mission, in other words, it was necessary to save mankind before the coming of Antichrist. In this sense, although maintaining a vision of trust in the Church and respect for her and not for the Dominicans, some of her works were judged as heretical in the Court of Tarragona in 1316.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de HistóriaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaNascimento, Renata Cristina de Sousahttp://lattes.cnpq.br/5151454949796711Fagundes, Maria Dailza da Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480Silva, André Costa Aciole dahttp://lattes.cnpq.br/3132866647239215Silva, Nabio Vanutt da2018-04-18T12:22:05Z2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Nabio Vanutt da. ARNALDO DE VILANOVA E A DOUTRINA SOBRE A REFORMA DA IGREJA (SÉCULOS XIII-XIV). 2018. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-04-19T04:00:31Zoai:ambar:tede/3931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-04-19T04:00:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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