A FAMÍLIA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santos, Leila Pereira dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1877
Resumo: O presente estudo é sobre a família e o desenvolvimento da criança com diagnóstico de dificuldade de aprendizagem. Trabalhou-se fundamentalmente com a teoria histórico cultural do desenvolvimento humano, com o objetivo de identificar como as concepções das famílias sobre a dificuldade dos filhos interferem nos seus processos de aprendizagem e desenvolvimento, valendo-se de atividades artísticas como metodologia para a construção das informações analisadas com base na epistemologia qualitativa e na categoria sentido da teoria histórico-cultural buscando entender, a partir do sentido e do significado das palavras que fluíram no decorrer dos encontros, as concepções das famílias sobre as dificuldades de aprendizagem de seus filhos. Participaram da pesquisa duas famílias. A primeira(X) constituída de avó e neta e a segunda(Y) mãe e filha. A avó responsável pela criança participou com prazer de grande parte dos encontros e suas verbalizações deixaram claro que compreendia a importância do apoio e afetividade no processo de aprendizagem e desenvolvimento de sua neta. A segunda família, mãe e filha, participou de todos os encontros, sendo que a adolescente apenas observava e tecia alguns comentários, se negando a participar das atividades. Sua mãe participou e demonstrou motivação na realização de todas as atividades artísticas propostas, mas verbalizou pouco deixando claro em sua fala, o medo que tem do futuro da filha, talvez por não acreditar em suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de maior autonomia. Concluímos que o desenvolvimento dos filhos com diagnóstico de dificuldade de aprendizagem mantém relações com as concepções das famílias e o apoio afetivo que elas oferecem a eles, o que foi observado na primeira família, e que a avó reconhece como a neta melhorou quando ela passou a apoia-la e que se os pais dessem maior atenção a ela estaria bem melhor. Quanto à segunda família, a menina ainda apresenta muita dificuldade, principalmente relacional, mostrando-se muito tímida. A mãe não consegue dar o apoio que ela necessita, precisando ela mesma de ajuda para se fortalecer, mediante as perdas que sofreu.
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Participaram da pesquisa duas famílias. A primeira(X) constituída de avó e neta e a segunda(Y) mãe e filha. A avó responsável pela criança participou com prazer de grande parte dos encontros e suas verbalizações deixaram claro que compreendia a importância do apoio e afetividade no processo de aprendizagem e desenvolvimento de sua neta. A segunda família, mãe e filha, participou de todos os encontros, sendo que a adolescente apenas observava e tecia alguns comentários, se negando a participar das atividades. Sua mãe participou e demonstrou motivação na realização de todas as atividades artísticas propostas, mas verbalizou pouco deixando claro em sua fala, o medo que tem do futuro da filha, talvez por não acreditar em suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento de maior autonomia. Concluímos que o desenvolvimento dos filhos com diagnóstico de dificuldade de aprendizagem mantém relações com as concepções das famílias e o apoio afetivo que elas oferecem a eles, o que foi observado na primeira família, e que a avó reconhece como a neta melhorou quando ela passou a apoia-la e que se os pais dessem maior atenção a ela estaria bem melhor. Quanto à segunda família, a menina ainda apresenta muita dificuldade, principalmente relacional, mostrando-se muito tímida. A mãe não consegue dar o apoio que ela necessita, precisando ela mesma de ajuda para se fortalecer, mediante as perdas que sofreu.This study is about family and the development of a child with a diagnosis of learning disability. We worked primarily with cultural historical theory of human development, with the aim of identifying how conceptions about the difficulty of the families of the children interfere with their learning processes and development, drawing on artistic activities as a methodology for the construction of information analyzed based on qualitative epistemology and sense category of cultural-historical theory trying to understand, following the sense and meaning of the words that were appearing during the meetings, the conceptions of the families about their children s learning disabilities. Two families participated in the survey. The first (X) consisting of grandmother and granddaughter and the second (Y) mother and daughter. The grandmother who is responsibles for her granddaugther, participated with pleasure of most meetings and her verbalizations made it clear that she understood the importance of support and affection in the learning and development process of her granddaughter. The second family, mother and daughter, attended all the meetings, and the teenager just watched and wove some comments, refusing to participate in activities. Her mother participated and demonstrated motivation in performing all artistic activities proposed, but little verbalized it clear in her speech, the fear about her daughter s future, perhaps because she doesn t believe in her daugther s learning opportunities and developing greater autonomy. We conclude that the development of children diagnosed with learning difficulty maintaining relationships with the views of families and the emotional support they offer to them, which was observed in the first family, and her grandmother recognizes as the granddaughter improved when she began to supports it and that if parents give more attention to it would be better. The second family, the girl is still very difficult, especially relational, being very shy. The mother can not give the support she needs, she herself needing help to strengthen by the losses suffered.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaPeres, Vannuzia Leal Andradehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991U4Mozzer, Geisa Nunes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4105940508056425Mata, Alba Cristhiane Santana dahttp://lattes.cnpq.br/6813258598750106Santos, Leila Pereira dos2016-07-27T14:20:39Z2015-05-182014-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Leila Pereira dos. A FAMÍLIA E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.. 2014. 90 f. 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