Avaliação da aprendizagem: uma revisão integrativa em periódicos da área da educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ferreira, Dianne Fabhricia Meireles
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4394
Resumo: Esta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, teve como objeto da pesquisa a avaliação da aprendizagem escolar na literatura científica da área da educação. Assumindo-se uma compreensão de avaliação da aprendizagem fundamentada nas teorias de Vygotsky (1984, 1995, 2000, 2003a, 2005, 2009, 2010) e de Davydov (1982, 1988a, 1988b,1999a, 1999b), o objetivo central foi identificar e analisar de que forma a avaliação da aprendizagem tem sido tratada em pesquisas da área da educação. Buscou-se esclarecer quais concepções de avaliação da aprendizagem estão presentes nos artigos, quais são prevalentes e qual é a expressividade da concepção Histórico Cultural. Realizou-se uma revisão de literatura do tipo integrativa em artigos publicados em periódicos do campo da educação, publicados entre os anos de 2008 e 2018 que, de acordo com os critérios utilizados para seleção, totalizaram 44 artigos. O trabalho está organizado em três capítulos. O primeiro procura delinear aspectos históricos e conceituais da avaliação da aprendizagem. O segundo capítulo apresenta a fundamentação teórica, discutindo concepções de avaliação da aprendizagem e buscando mostrar as contribuições de Vygotsky e Davydov para uma concepção com foco no desenvolvimento do aluno. No terceiro capítulo, são apresentados os resultados, mostrando-se que os artigos analisados expressam uma visão crítica da concepção de avaliação que emerge das políticas neoliberais, cuja consequência é o reforço da visão fragmentada da avaliação da aprendizagem, induzindo a preocupação excessiva com a melhoria dos índices escolares quantitativos e com a classificação, o controle e a regulação do processo de ensino, secundarizando-se aspectos pedagógicos e didáticos do processo de aprendizagem. Embora façam a crítica a essa concepção, a maioria dos artigos não chega a mostrar concretamente seus impactos no cotidiano político e pedagógico da escola, no trabalho do professor e dos alunos, na gestão escolar. Também não se identificou preocupação expressiva quanto à avaliação da aprendizagem no que se refere à formação dos professores, inicial ou continuada. Há poucos trabalhos abordando como os alunos têm reagido às avaliações e como participam no seu processo de aprendizagem, como as questões envolvendo as avaliações têm afetado sua aprendizagem e a relação entre professor e aluno. Quanto à presença e expressividade do referencial teórico Histórico Cultural nessas pesquisas, foram poucos os artigos encontrados e neles o conceito de zona de desenvolvimento proximal é o mais referido. Entretanto, são poucas as contribuições desses estudos, uma vez que não aprofundam a discussão sobre a relação entre o processo de avaliação da aprendizagem e o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tendo em vista potencializar o ensino para o desenvolvimento dos alunos
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Buscou-se esclarecer quais concepções de avaliação da aprendizagem estão presentes nos artigos, quais são prevalentes e qual é a expressividade da concepção Histórico Cultural. Realizou-se uma revisão de literatura do tipo integrativa em artigos publicados em periódicos do campo da educação, publicados entre os anos de 2008 e 2018 que, de acordo com os critérios utilizados para seleção, totalizaram 44 artigos. O trabalho está organizado em três capítulos. O primeiro procura delinear aspectos históricos e conceituais da avaliação da aprendizagem. O segundo capítulo apresenta a fundamentação teórica, discutindo concepções de avaliação da aprendizagem e buscando mostrar as contribuições de Vygotsky e Davydov para uma concepção com foco no desenvolvimento do aluno. No terceiro capítulo, são apresentados os resultados, mostrando-se que os artigos analisados expressam uma visão crítica da concepção de avaliação que emerge das políticas neoliberais, cuja consequência é o reforço da visão fragmentada da avaliação da aprendizagem, induzindo a preocupação excessiva com a melhoria dos índices escolares quantitativos e com a classificação, o controle e a regulação do processo de ensino, secundarizando-se aspectos pedagógicos e didáticos do processo de aprendizagem. Embora façam a crítica a essa concepção, a maioria dos artigos não chega a mostrar concretamente seus impactos no cotidiano político e pedagógico da escola, no trabalho do professor e dos alunos, na gestão escolar. Também não se identificou preocupação expressiva quanto à avaliação da aprendizagem no que se refere à formação dos professores, inicial ou continuada. Há poucos trabalhos abordando como os alunos têm reagido às avaliações e como participam no seu processo de aprendizagem, como as questões envolvendo as avaliações têm afetado sua aprendizagem e a relação entre professor e aluno. Quanto à presença e expressividade do referencial teórico Histórico Cultural nessas pesquisas, foram poucos os artigos encontrados e neles o conceito de zona de desenvolvimento proximal é o mais referido. Entretanto, são poucas as contribuições desses estudos, uma vez que não aprofundam a discussão sobre a relação entre o processo de avaliação da aprendizagem e o conceito de zona de desenvolvimento proximal, tendo em vista potencializar o ensino para o desenvolvimento dos alunosThis dissertation, linked to the Research Line Theories of Education and Pedagogical Processes, had as its research object the of school learning evaluation in the scientific literature of the area of education. Assuming an understanding of learning assessment based on theories of Vygotsky (1984; 1995; 2000; 2003a; 2005; 2010; 2009) and Davydov (1982; 1988a; 1988b; 1999a; 1999b), the main objective was to identify and analyze how the assessment of learning has been treated in educational research. We sought to clarify which conceptions of learning assessment are present in the articles, which are prevalent and which is the expressiveness of the Cultural Historical conception. An integrative literature review was conducted in articles published in education journals published between 2008 and 2018, which, according to the criteria used for selection, totaled 44 articles. The work is organized in three chapters. The first seeks to delineate historical and conceptual aspects of learning assessment. The second chapter presents the theoretical foundation discussing conceptions of learning assessment and seeking to show the contributions of Vygotsky and Davydov to a conception focused on student development. In the third chapter the results are presented, showing that the analyzed articles express a critical view of the conception of evaluation that emerges from neoliberal policies whose consequence is the reinforcement of the fragmented view of the evaluation of learning, inducing excessive concern with the improvement of the indexes. quantitative and with the classification, control and regulation of the teaching process, secondary to pedagogical and didactic aspects of the learning process. Although they criticize this conception, most of the articles do not quite show their impacts on the political and pedagogical daily life of the school, on the work of the teacher and students, on the school management. There was also no significant concern regarding the assessment of learning with regard to teacher education, initial or continuing. There are few papers addressing how students have responded to assessments and how they participate in their learning process, how issues involving assessments have affected their learning and the teacher-student relationship. Regarding the presence and expressiveness of the cultural historical theoretical reference in these researches, there were few articles found and in them the concept of proximal development zone is the most mentioned. However, there are few contributions from these studies since they do not deepen the discussion about the relationship between the learning assessment process and the concept of proximal development zone in order to enhance teaching for students' developmentPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Zanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Anderi, Eliane Gonçalves Costahttp://lattes.cnpq.br/1318285101265074Ferreira, Dianne Fabhricia Meireles2019-11-27T18:41:23Z2019-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFerreira, Dianne Fabhricia Meireles. Avaliação da aprendizagem: uma revisão integrativa em periódicos da área da educação. 2019. 183 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-11-28T04:00:23Zoai:ambar:tede/4394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-11-28T04:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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