Modo de pensar jurídico em concluintes do ensino de direito: entre pensamento tradicional e pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Glusczak Junior, Nolar
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1292
Resumo: O presente trabalho trata da formação do bacharel em direito e tem como foco os modos de pensar jurídico internalizado pelos concluintes do curso de graduação de direito de uma IES do oeste baiano. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes indagações: Que modos de pensar e agir próprios do Direito podem ser identificados como internalizados pelos concluintes do curso graduação de Direito? Que elementos socioculturais deste contexto estão sendo apropriados pelos alunos e podem ser associado ao desenvolvimento do modo de pensar e agir jurídico expresso pelos alunos? Estas amplas questões nortearam o desenvolvimento da pesquisa amparada na Teoria histórico-cultural. Os trabalhos de Vygotsky, reconhecido como fundador dessa teoria e seus colaboradores, particularmente V. Davidov, foram fundamentais na busca de um caminho para compreender melhor estas questões. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. Foi desenvolvido um estudo de caso que teve como lócus o curso de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras FASB. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2009 a março de 2010. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental, observações de situações formais do contexto acadêmico do curso, (aulas, reuniões, seminários) e informais (diálogos na sala dos professores, nos corredores e outras); entrevistas semi-estruturadas com alunos; entrevistas com professores, e coordenador do curso. A análise revelou traços particulares da formação do bacharel em Direito que apontam para o vinculo do modo de pensar jurídico associado a três grandes eixos que denominados: Tradicional, Crítico, e Transição entre Tradicional e Crítico.
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Os trabalhos de Vygotsky, reconhecido como fundador dessa teoria e seus colaboradores, particularmente V. Davidov, foram fundamentais na busca de um caminho para compreender melhor estas questões. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. Foi desenvolvido um estudo de caso que teve como lócus o curso de Direito da Faculdade São Francisco de Barreiras FASB. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2009 a março de 2010. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental, observações de situações formais do contexto acadêmico do curso, (aulas, reuniões, seminários) e informais (diálogos na sala dos professores, nos corredores e outras); entrevistas semi-estruturadas com alunos; entrevistas com professores, e coordenador do curso. A análise revelou traços particulares da formação do bacharel em Direito que apontam para o vinculo do modo de pensar jurídico associado a três grandes eixos que denominados: Tradicional, Crítico, e Transição entre Tradicional e Crítico.This paper describes the development of a law degree and focuses on the legal ways of thinking internalized by graduates of the undergraduate course in law from a university in western Bahia. The proposed research was directed to the following questions: What modes of thinking and acting of their own right can be identified as internalized by graduating graduate of law? What elements of the sociocultural context are being appropriated by the students and can be associated with the development of thinking and legal action expressed by the students? These broad questions guided the development of research supported by the historical-cultural theory. The work of Vygotsky, recognized as the founder of this theory and his colleagues, particularly V. Davidov, were instrumental in finding a way to better understand these issues. We opted for qualitative research because it is considered currently the most relevant when it comes to the understanding of educational phenomena. We developed a case study that was the locus of law degree from Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB. Data collection was conducted from August 2009 to March 2010. Data were collected through desk research, observations of situations formal academic context of the course (lectures, meetings, seminars) and informal (conversations in the staff room, corridors and others), semi-structured interviews with students, interviews with teachers, and course coordinator. The analysis revealed particular features of the formation of Bachelor of Law pointed out that the bond of legal thinking associated with three major arteries called: Traditional, Critical, and Transition between Traditional and Critical.Pontifícia Universidade Católica de GoiásBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Pavao, Joao Boscohttp://lattes.cnpq.br/1578213032411611Glusczak Junior, Nolar2016-07-27T13:54:51Z2015-02-052010-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGlusczak Junior, Nolar. Modo de pensar jurídico em concluintes do ensino de direito: entre pensamento tradicional e pensamento crítico. 2010. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T17:33:49Zoai:ambar:tede/1292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T17:33:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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