O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Araújo, Dalva Aparecida Lira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Ciências da Religião
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/881
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo abordar a legislação da inclusão em Goiás, onde a cidade de Caldas Novas demonstra uma aplicabilidade satisfatória na Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecendo oportunidades às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidade/superdotação e mobilidade reduzida a frequentarem escola do ensino regular de acordo com suas limitações. As escolas que oferecem a inserção do aluno com deficiência se preocuparam em adaptar o espaço físico e os conteúdos programáticos para não haver prejuízo moral, afetivo, religioso, espiritual e intelectual. É importante lembrar que a EJA é uma inclusão por si só, onde têm adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, ministrando aulas mais lentas por conta daqueles que apresentam a falta de coordenação motora fina comprometida ao cansaço físico e mental. O segundo capítulo tem como tema os pontos positivos e negativos do ensino religioso na cidade de Caldas Novas-GO, observados no programa EJA. Ao analisar os conteúdos programáticos da matriz curricular para o primeiro e segundo seguimento pode-se notar a repetição dos mesmos, entre um período e outro, tornando cansativo assistir as aulas previstas. Porém esse trabalho traz como proposta uma metodologia reflexiva que aborda a espiritualidade como ferramenta motivadora da aprendizagem, trazendo para sala de aula, aulas mais atrativas com capacidade de trocas entre professores e alunos. Por fim, o terceiro capítulo aborda de forma sucinta a espiritualidade num contexto mais amplo, pois as aulas de ensino religioso podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar e transdisciplinar usando aplicativos/recursos que promovam um aprendizado sistematizado que venha de encontro às dificuldades apresentadas em sala, dessa forma, o texto demonstra aos professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos, uma proposta que venha superar as aulas de ensino religioso tradicional, dando abertura para os alunos pensarem e questionarem os temas propostos. A espiritualidade evidencia para o homem uma transformação construída a partir dos seus próprios conhecimentos, partindo do princípio em que a religião dita regras limitando o indivíduo ir além. A espiritualidade promove o sujeito a transcender as suas expectativas mostrando para o aluno que ele é único e especifico, com direito de escolher sua religião sem agredir a crença do outro.
id PUC_GO_bfdc80b686c0179302215d9eac33b274
oai_identifier_str oai:ambar:tede/881
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.INRELIGIOUS EDUCATION YOUTH AND ADULT (EJA) Caldas Novas (GO): a debate on inclusive education end spirituality as motivator in teaching-aprendizagem.EspiritualidadeReligiãoEducaçãoInclusãoSpiritualityReligionEducationInclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA presente pesquisa tem como objetivo abordar a legislação da inclusão em Goiás, onde a cidade de Caldas Novas demonstra uma aplicabilidade satisfatória na Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecendo oportunidades às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidade/superdotação e mobilidade reduzida a frequentarem escola do ensino regular de acordo com suas limitações. As escolas que oferecem a inserção do aluno com deficiência se preocuparam em adaptar o espaço físico e os conteúdos programáticos para não haver prejuízo moral, afetivo, religioso, espiritual e intelectual. É importante lembrar que a EJA é uma inclusão por si só, onde têm adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, ministrando aulas mais lentas por conta daqueles que apresentam a falta de coordenação motora fina comprometida ao cansaço físico e mental. O segundo capítulo tem como tema os pontos positivos e negativos do ensino religioso na cidade de Caldas Novas-GO, observados no programa EJA. Ao analisar os conteúdos programáticos da matriz curricular para o primeiro e segundo seguimento pode-se notar a repetição dos mesmos, entre um período e outro, tornando cansativo assistir as aulas previstas. Porém esse trabalho traz como proposta uma metodologia reflexiva que aborda a espiritualidade como ferramenta motivadora da aprendizagem, trazendo para sala de aula, aulas mais atrativas com capacidade de trocas entre professores e alunos. Por fim, o terceiro capítulo aborda de forma sucinta a espiritualidade num contexto mais amplo, pois as aulas de ensino religioso podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar e transdisciplinar usando aplicativos/recursos que promovam um aprendizado sistematizado que venha de encontro às dificuldades apresentadas em sala, dessa forma, o texto demonstra aos professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos, uma proposta que venha superar as aulas de ensino religioso tradicional, dando abertura para os alunos pensarem e questionarem os temas propostos. A espiritualidade evidencia para o homem uma transformação construída a partir dos seus próprios conhecimentos, partindo do princípio em que a religião dita regras limitando o indivíduo ir além. A espiritualidade promove o sujeito a transcender as suas expectativas mostrando para o aluno que ele é único e especifico, com direito de escolher sua religião sem agredir a crença do outro.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásCiências da ReligiãoQuadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Cezne, Irene Dias de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2Santos, Cristiano Alexandre doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4747249Y9Araújo, Dalva Aparecida Lira de2016-07-27T13:48:36Z2014-11-192014-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Dalva Aparecida Lira de. INRELIGIOUS EDUCATION YOUTH AND ADULT (EJA) Caldas Novas (GO): a debate on inclusive education end spirituality as motivator in teaching-aprendizagem.. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T14:23:39Zoai:ambar:tede/881Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T14:23:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.
INRELIGIOUS EDUCATION YOUTH AND ADULT (EJA) Caldas Novas (GO): a debate on inclusive education end spirituality as motivator in teaching-aprendizagem.
title O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.
spellingShingle O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.
Araújo, Dalva Aparecida Lira de
Espiritualidade
Religião
Educação
Inclusão
Spirituality
Religion
Education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.
title_full O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.
title_fullStr O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.
title_full_unstemmed O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.
title_sort O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM CALDAS NOVAS (GO): um debate sobre a educação inclusiva e a espiritualidade como agente motivador no processo de ensino-aprendizagem.
author Araújo, Dalva Aparecida Lira de
author_facet Araújo, Dalva Aparecida Lira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros, Eduardo Gusmão de
http://lattes.cnpq.br/6271285275152113
Cezne, Irene Dias de Oliveira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2
Santos, Cristiano Alexandre dos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4747249Y9
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Dalva Aparecida Lira de
dc.subject.por.fl_str_mv Espiritualidade
Religião
Educação
Inclusão
Spirituality
Religion
Education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic Espiritualidade
Religião
Educação
Inclusão
Spirituality
Religion
Education
Inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description A presente pesquisa tem como objetivo abordar a legislação da inclusão em Goiás, onde a cidade de Caldas Novas demonstra uma aplicabilidade satisfatória na Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecendo oportunidades às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidade/superdotação e mobilidade reduzida a frequentarem escola do ensino regular de acordo com suas limitações. As escolas que oferecem a inserção do aluno com deficiência se preocuparam em adaptar o espaço físico e os conteúdos programáticos para não haver prejuízo moral, afetivo, religioso, espiritual e intelectual. É importante lembrar que a EJA é uma inclusão por si só, onde têm adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, ministrando aulas mais lentas por conta daqueles que apresentam a falta de coordenação motora fina comprometida ao cansaço físico e mental. O segundo capítulo tem como tema os pontos positivos e negativos do ensino religioso na cidade de Caldas Novas-GO, observados no programa EJA. Ao analisar os conteúdos programáticos da matriz curricular para o primeiro e segundo seguimento pode-se notar a repetição dos mesmos, entre um período e outro, tornando cansativo assistir as aulas previstas. Porém esse trabalho traz como proposta uma metodologia reflexiva que aborda a espiritualidade como ferramenta motivadora da aprendizagem, trazendo para sala de aula, aulas mais atrativas com capacidade de trocas entre professores e alunos. Por fim, o terceiro capítulo aborda de forma sucinta a espiritualidade num contexto mais amplo, pois as aulas de ensino religioso podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar e transdisciplinar usando aplicativos/recursos que promovam um aprendizado sistematizado que venha de encontro às dificuldades apresentadas em sala, dessa forma, o texto demonstra aos professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos, uma proposta que venha superar as aulas de ensino religioso tradicional, dando abertura para os alunos pensarem e questionarem os temas propostos. A espiritualidade evidencia para o homem uma transformação construída a partir dos seus próprios conhecimentos, partindo do princípio em que a religião dita regras limitando o indivíduo ir além. A espiritualidade promove o sujeito a transcender as suas expectativas mostrando para o aluno que ele é único e especifico, com direito de escolher sua religião sem agredir a crença do outro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-19
2014-02-07
2016-07-27T13:48:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Dalva Aparecida Lira de. INRELIGIOUS EDUCATION YOUTH AND ADULT (EJA) Caldas Novas (GO): a debate on inclusive education end spirituality as motivator in teaching-aprendizagem.. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/881
identifier_str_mv ARAÚJO, Dalva Aparecida Lira de. INRELIGIOUS EDUCATION YOUTH AND ADULT (EJA) Caldas Novas (GO): a debate on inclusive education end spirituality as motivator in teaching-aprendizagem.. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Ciências da Religião
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791448251662336