MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Oliveira, Almir Ferraz de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1156
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral descrever a experiência do Projeto Metrópole, fruto da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás Sebrae e a Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa AGPE. O Sebrae se propõe a mediar um processo pedagógico contraditório de formação política de consciência de classe que cria e move sujeitos sociais, propondo, uma formação técnica dos trabalhadores na perspectiva do aumento da produtividade do trabalho. A hipótese que vem se confirmando é a de que, em que pese o ardil do capitalismo transnacional, tal experiência significa um importante espaço de ampliação da política na perspectiva da democratização do Estado e da sociedade. A relevância social do tema encontra-se no alto índice de mortalidade das empresas formais, estimado em cinqüenta por cento nos dois primeiros anos de vida. Compreender quais processos educativos empresariais existem e as contradições entre a oferta e o acesso pelos empreendedores foi objeto da presente investigação, que constou do seguinte: descrição do conceito de empresário de micro e pequena empresa, os reflexos do Estado neoliberal e da reestruturação produtiva na formatação das micro e pequenas empresas, o Projeto Metrópole, o papel do Sebrae e qual política pública fundamenta sua ação. Para o estudo do assunto, foram utilizados como referenciais teóricos as contribuições de Enguita (1989), Marx (1975), Montaño (1999), Freire (1977). Foi adotado como trajetória de investigação o método do materialismo dialético. Do ponto de vista da forma de abordagem do objeto, a pesquisa é qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica e desenvolveu-se o estudo de caso. As categorias norteadoras deste trabalho foram: educação, pequeno empreendimento, políticas públicas, empreendedor de micro e pequena empresa.
id PUC_GO_e62d5958189741c3b12a2d8181e1d2fa
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1156
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADEEducaçãoPequeno EmpreendimentoPolíticas PúblicasCidadaniaEducationsmall enterprisepublic politicscitizenshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho tem como objetivo geral descrever a experiência do Projeto Metrópole, fruto da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás Sebrae e a Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa AGPE. O Sebrae se propõe a mediar um processo pedagógico contraditório de formação política de consciência de classe que cria e move sujeitos sociais, propondo, uma formação técnica dos trabalhadores na perspectiva do aumento da produtividade do trabalho. A hipótese que vem se confirmando é a de que, em que pese o ardil do capitalismo transnacional, tal experiência significa um importante espaço de ampliação da política na perspectiva da democratização do Estado e da sociedade. A relevância social do tema encontra-se no alto índice de mortalidade das empresas formais, estimado em cinqüenta por cento nos dois primeiros anos de vida. Compreender quais processos educativos empresariais existem e as contradições entre a oferta e o acesso pelos empreendedores foi objeto da presente investigação, que constou do seguinte: descrição do conceito de empresário de micro e pequena empresa, os reflexos do Estado neoliberal e da reestruturação produtiva na formatação das micro e pequenas empresas, o Projeto Metrópole, o papel do Sebrae e qual política pública fundamenta sua ação. Para o estudo do assunto, foram utilizados como referenciais teóricos as contribuições de Enguita (1989), Marx (1975), Montaño (1999), Freire (1977). Foi adotado como trajetória de investigação o método do materialismo dialético. Do ponto de vista da forma de abordagem do objeto, a pesquisa é qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica e desenvolveu-se o estudo de caso. As categorias norteadoras deste trabalho foram: educação, pequeno empreendimento, políticas públicas, empreendedor de micro e pequena empresa.The present paper has as general objective to describe the experience of the Project of Metropolis, fruit of partnership between the Service of Support to the Micron and Small Companies of Goiás - Sebrae and the Goiana Association of the Micron and Small Enterprise - GAMSE. The Sebrae proposed to mediate a contradictory pedagogical process of politics formation and class conscience that create and move citizens sociably, considering, a technique formation of workers in the perspective of labor productivity increase. The hypothesis that comes confirming is that, more than weights the transnational capitalism stratagem presents, more such experience takes position of important space of politics amplification in the perspective of the State and society democratization. The social relevance of the subject meets in the high decimation index of the formal companies, esteemed in fifty percent in the two first years of performance. To understand which existent enterprise educative processes and the contradictions between offer and the entrepreneurs access were object of the present inquiry, that consisted on the following primordial idea: description of entrepreneur concepts of micron and small enterprises, the consequences of the neo-liberal State and the productive reorganization in the small and micron company formation, the Project Metropolis and the Sebrae function, in which the actions of public politics are based on. For getting the subject of this study, a theoretical referential contributions of Enguita (1989), Marx (1975), Montaño (1999), Freire (1977) have been used. As investigation trajectory was adopted the dialect materialism method. According to the point of view of boarding object form the research is qualitative. Bibliographical research was carried through and the study of case was developed. The guideline categories of this paper had been: education, small enterprise, public politics, entrepreneur of micron and small companies.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoCarneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Schultz, Lenita Maria Junqueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0Mascarenhas, ângela Cristina Belémhttp://lattes.cnpq.br/5142224514451312Oliveira, Almir Ferraz de2016-07-27T13:53:46Z2007-03-072005-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Almir Ferraz de. MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. 2005. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T18:43:20Zoai:ambar:tede/1156Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T18:43:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
title MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
spellingShingle MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
Oliveira, Almir Ferraz de
Educação
Pequeno Empreendimento
Políticas Públicas
Cidadania
Education
small enterprise
public politics
citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
title_full MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
title_fullStr MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
title_full_unstemmed MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
title_sort MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE
author Oliveira, Almir Ferraz de
author_facet Oliveira, Almir Ferraz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Maria Esperança Fernandes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0
Schultz, Lenita Maria Junqueira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0
Mascarenhas, ângela Cristina Belém
http://lattes.cnpq.br/5142224514451312
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Almir Ferraz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pequeno Empreendimento
Políticas Públicas
Cidadania
Education
small enterprise
public politics
citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Pequeno Empreendimento
Políticas Públicas
Cidadania
Education
small enterprise
public politics
citizenship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem como objetivo geral descrever a experiência do Projeto Metrópole, fruto da parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás Sebrae e a Associação Goiana da Micro e Pequena Empresa AGPE. O Sebrae se propõe a mediar um processo pedagógico contraditório de formação política de consciência de classe que cria e move sujeitos sociais, propondo, uma formação técnica dos trabalhadores na perspectiva do aumento da produtividade do trabalho. A hipótese que vem se confirmando é a de que, em que pese o ardil do capitalismo transnacional, tal experiência significa um importante espaço de ampliação da política na perspectiva da democratização do Estado e da sociedade. A relevância social do tema encontra-se no alto índice de mortalidade das empresas formais, estimado em cinqüenta por cento nos dois primeiros anos de vida. Compreender quais processos educativos empresariais existem e as contradições entre a oferta e o acesso pelos empreendedores foi objeto da presente investigação, que constou do seguinte: descrição do conceito de empresário de micro e pequena empresa, os reflexos do Estado neoliberal e da reestruturação produtiva na formatação das micro e pequenas empresas, o Projeto Metrópole, o papel do Sebrae e qual política pública fundamenta sua ação. Para o estudo do assunto, foram utilizados como referenciais teóricos as contribuições de Enguita (1989), Marx (1975), Montaño (1999), Freire (1977). Foi adotado como trajetória de investigação o método do materialismo dialético. Do ponto de vista da forma de abordagem do objeto, a pesquisa é qualitativa. Foi realizada pesquisa bibliográfica e desenvolveu-se o estudo de caso. As categorias norteadoras deste trabalho foram: educação, pequeno empreendimento, políticas públicas, empreendedor de micro e pequena empresa.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-15
2007-03-07
2016-07-27T13:53:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Almir Ferraz de. MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. 2005. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1156
identifier_str_mv OLIVEIRA, Almir Ferraz de. MICRO E PEQUENA EMPRESA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. 2005. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2005.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791450203062272