Ferrovia Norte-Sul e os impactos econômicos dos terminais multimodais nos municípios do tramo norte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Oliveira, Lourdes Antônia da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências Econômicas
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4620
Resumo: Esta dissertação busca analisar a importância dos terminais de integração do Tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) para o desenvolvimento econômico dos municípios de Açailândia (MA) e Porto Franco (MA) e dos municípios de Palmeirante (TO) e Porto Nacional (TO). Nesse cenário, a Ferrovia Norte-Sul, apesar de não ter sido projetada para transporte de passageiros, é um importante corredor que possibilita o escoamento de grãos. Idealizada na década de 1980, se mostra como uma possibilidade de integração entre as regiões brasileiras, tanto de Norte a Sul, quanto de Oeste a Leste, quando concluída, possuirá uma extensão de 4.155 km. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a relevância do modal ferroviário para o país, sua influência para o crescimento e desenvolvimento econômico dos municípios que receberam os pátios multimodais, localizados no tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul. Outro aspecto ressaltado é a influência e importância da infraestrutura, dando ênfase às ferrovias nas aglomerações produtivas, à luz da teoria dos Polos de Crescimento de François Perroux, buscando compreender a dinâmica da atividade econômica nos espaços e seus impactos para os polos e regiões. Quanto à metodologia, foi realizada a revisão de literatura, pesquisa documental, pesquisas teóricas e empíricas, leitura, análise e interpretação de dados disponibilizados principalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Através dos dados pesquisados, busca mostrar possíveis impactos da FNS no crescimento e desenvolvimento dos municípios mencionados, localizados no tramo Norte da Ferrovia, a partir de variáveis voltadas ao agronegócio, à indústria, à média salarial, à empregabilidade, ao PIB, ao PIB per capita e ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de tais municípios. Foram levantados dados destes setores. Após análise, sua mensuração ocorreu por meio da elaboração de gráficos e tabelas, nos quais observa-se um crescimento nas variáveis do período analisado. Demonstra, ainda, como a gestão pública/privada se coloca como uma alternativa para a consolidação das ferrovias brasileiras, contribuindo para interligar e intensificar a relação econômica entre municípios e regiões do país com o mercado mundial. Uma vez que o tramo Norte da FNS se encontra totalmente operacional, sob responsabilidade da concessionária Valor Logística Integração (VLI)
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spelling Ferrovia Norte-Sul e os impactos econômicos dos terminais multimodais nos municípios do tramo norteNorth-South Railway and the economic impacts of multimodal terminals in the municipalities of the northern sectionImpactos Econômicos. Ferrovia Norte-Sul. Polos de Crescimento. Desenvolvimento RegionalEconomic Impacts. North-South Railway. Growth Poles. Regional DevelopmentCiência Sociais AplicadasEsta dissertação busca analisar a importância dos terminais de integração do Tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) para o desenvolvimento econômico dos municípios de Açailândia (MA) e Porto Franco (MA) e dos municípios de Palmeirante (TO) e Porto Nacional (TO). Nesse cenário, a Ferrovia Norte-Sul, apesar de não ter sido projetada para transporte de passageiros, é um importante corredor que possibilita o escoamento de grãos. Idealizada na década de 1980, se mostra como uma possibilidade de integração entre as regiões brasileiras, tanto de Norte a Sul, quanto de Oeste a Leste, quando concluída, possuirá uma extensão de 4.155 km. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar a relevância do modal ferroviário para o país, sua influência para o crescimento e desenvolvimento econômico dos municípios que receberam os pátios multimodais, localizados no tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul. Outro aspecto ressaltado é a influência e importância da infraestrutura, dando ênfase às ferrovias nas aglomerações produtivas, à luz da teoria dos Polos de Crescimento de François Perroux, buscando compreender a dinâmica da atividade econômica nos espaços e seus impactos para os polos e regiões. Quanto à metodologia, foi realizada a revisão de literatura, pesquisa documental, pesquisas teóricas e empíricas, leitura, análise e interpretação de dados disponibilizados principalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Através dos dados pesquisados, busca mostrar possíveis impactos da FNS no crescimento e desenvolvimento dos municípios mencionados, localizados no tramo Norte da Ferrovia, a partir de variáveis voltadas ao agronegócio, à indústria, à média salarial, à empregabilidade, ao PIB, ao PIB per capita e ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de tais municípios. Foram levantados dados destes setores. Após análise, sua mensuração ocorreu por meio da elaboração de gráficos e tabelas, nos quais observa-se um crescimento nas variáveis do período analisado. Demonstra, ainda, como a gestão pública/privada se coloca como uma alternativa para a consolidação das ferrovias brasileiras, contribuindo para interligar e intensificar a relação econômica entre municípios e regiões do país com o mercado mundial. Uma vez que o tramo Norte da FNS se encontra totalmente operacional, sob responsabilidade da concessionária Valor Logística Integração (VLI)This dissertation seeks to analyze the importance of the integration terminals of the North Section of the North-South Railway (FNS) for the economic development of the municipalities of Açailândia (MA) and Porto Franco (MA) and the municipalities of Palmeirante (TO) and Porto Nacional (TO) In this scenario, the North-South Railway, although it was not designed to transport passengers, is an important corridor that allows the flow of grains, idealized in the 1980s, it shows itself as a possibility of integration between the Brazilian regions, both from North to South and from West to East, when completed, it will have an extension of 4,155 kilometers in length. The general objective of this research was to analyze the relevance of the railway modal for the country, its influence for the growth and economic development of the municipalities that received the multimodal yards, located in the North section of the North-South Railway. Another aspect highlighted, is the influence and importance of the infrastructure, giving emphasis to railroads in productive agglomerations, in the light of François Perroux's theory of Growth Poles, seeking to understand the dynamics of economic activity in spaces and their impacts on poles and regions. As for the methodology, a literature review, documentary research, reading, analysis and interpretation of data provided by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE, acronym in Portuguese) and the Institute for Applied Economic Research (IPEA, acronym in Portuguese) were carried out. Through the researched data, it seeks to show possible impacts of the FNS on the growth and development of the mentioned municipalities, located in the Northern section of the Railway, based on variables related to agribusiness, industry, average wages, employability, GDP, GDP per capita and the Municipal Service Tax (ISSQN, acronym in Portuguese) of such municipalities. Data were collected from these sectors, after analysis, their measurement occurred through the elaboration of graphs and tables, which show an increase in the variables of the analyzed period. It also demonstrates how public / private management is an alternative for the consolidation of Brazilian railways, contributing to interconnect and intensify the economic relationship between municipalities and regions of the country with the world market. Since the North section of FNS, is fully operational, under the responsibility of the concessionaire Valor Logística Integração (VLI)Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências EconômicasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento TerritorialVieira, Jeferson de Castrohttp://lattes.cnpq.br/0972106177221533Karnopp, EricaPietrafesa, Pedro AraújoOliveira, Lourdes Antônia da Silva2021-04-26T17:38:35Z2021-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Lourdes Antônia da Silva. Ferrovia Norte-Sul e os impactos econômicos dos terminais multimodais nos municípios do tramo norte. 2021. 109 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4620porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-04-27T04:00:31Zoai:ambar:tede/4620Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-04-27T04:00:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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