SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Borges, Elisangela Moreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1061
Resumo: A presente pesquisa teve como proposta central estudar a possível relação entre a superdotação e a dificuldade de aprendizagem, buscando apreender como esta dificuldade se manifesta no comportamento escolar do aluno com altas habilidades/superdotação. Além disso, objetivou-se evidenciar a especificidade do processo de aprendizagem dos alunos superdotados e, por fim, apresentar as contribuições teóricas que buscam compreender as possíveis relações existentes entre os alunos com dificuldade de aprendizagem mesmo sendo identificado com superdotação. Este estudo adotou as teorias de Vigotski em uma perspectiva histórico-cultural e dos postulados de Bernard Charlot acerca do saber e da relação que o sujeito estabelece com este saber. Contou também com as contribuições de Patto e Tiballi. Teve ainda, o respaldo dos aportes teóricos de Renzulli, Winner, Virgolim, Pérez, Delou e Gardner que estudam a superdotação em especial. Por meio da pesquisa empírica realizada em duas escolas públicas estaduais de Goiânia e a partir da sistematização e da análise dos dados obtidos através da pesquisa de campo com dezoito alunos, dos quais oito tinham altas habilidades/superdotação e dez, dificuldade de aprendizagem, evidenciou-se que a escola ainda encontra obstáculos em garantir a todos, a aquisição do conhecimento sistematizado, já que trata as dificuldades de aprendizagem como fatores inerentes ao educando. Para o aluno que apresenta a correlação entre dificuldade de aprendizagem e superdotação, essa realidade ainda se torna mais dura, já que equívocos permeiam essa relação entre o aluno e a escola. Um deles diz respeito à crença de que o aluno com altas habilidades/superdotação não apresenta dificuldade de aprendizagem; outro é que eles não precisam ser acompanhados, pois, teriam condições suficientes de desempenharem seus papéis como estudantes de maneira autônoma e sem a mediação de uma pessoa mais experiente. Os professores não têm conseguido ajudar os alunos a superarem suas dificuldades, levando-os muitas vezes ao insucesso escolar.
id PUC_GO_f1b28a57c8d6d4594dd41e7c3e79063f
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1061
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str
spelling SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?GIFTEDNESS AND LEARNING DIFFICULTY: different realities?Dificuldade de AprendizagemSuperdotaçãoAprendizagemLearning DisabilitiesGiftednessLearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa teve como proposta central estudar a possível relação entre a superdotação e a dificuldade de aprendizagem, buscando apreender como esta dificuldade se manifesta no comportamento escolar do aluno com altas habilidades/superdotação. Além disso, objetivou-se evidenciar a especificidade do processo de aprendizagem dos alunos superdotados e, por fim, apresentar as contribuições teóricas que buscam compreender as possíveis relações existentes entre os alunos com dificuldade de aprendizagem mesmo sendo identificado com superdotação. Este estudo adotou as teorias de Vigotski em uma perspectiva histórico-cultural e dos postulados de Bernard Charlot acerca do saber e da relação que o sujeito estabelece com este saber. Contou também com as contribuições de Patto e Tiballi. Teve ainda, o respaldo dos aportes teóricos de Renzulli, Winner, Virgolim, Pérez, Delou e Gardner que estudam a superdotação em especial. Por meio da pesquisa empírica realizada em duas escolas públicas estaduais de Goiânia e a partir da sistematização e da análise dos dados obtidos através da pesquisa de campo com dezoito alunos, dos quais oito tinham altas habilidades/superdotação e dez, dificuldade de aprendizagem, evidenciou-se que a escola ainda encontra obstáculos em garantir a todos, a aquisição do conhecimento sistematizado, já que trata as dificuldades de aprendizagem como fatores inerentes ao educando. Para o aluno que apresenta a correlação entre dificuldade de aprendizagem e superdotação, essa realidade ainda se torna mais dura, já que equívocos permeiam essa relação entre o aluno e a escola. Um deles diz respeito à crença de que o aluno com altas habilidades/superdotação não apresenta dificuldade de aprendizagem; outro é que eles não precisam ser acompanhados, pois, teriam condições suficientes de desempenharem seus papéis como estudantes de maneira autônoma e sem a mediação de uma pessoa mais experiente. Os professores não têm conseguido ajudar os alunos a superarem suas dificuldades, levando-os muitas vezes ao insucesso escolar.This research was to study the proposed central possible link between giftedness and learning disabilities, seeking to understand how this difficulty manifests itself in the behavior of pupils in schools with high abilities / giftedness. Furthermore, aimed to demonstrate the specificity of the learning process of gifted students and, finally, present the theoretical contributions that seek to understand the possible relationship between students with learning disabilities even being identified with giftedness. This study adopted the theories of Vygotsky in a culturalhistorical perspective and postulates Bernard Charlot and learn about the relationship that the subject establishes with this knowledge. Also featured contributions from Patto and Tiballi. Also had the backing of the theoretical contributions of Renzulli, Winner, Virgolim, Pérez, and Gardner Delou studying giftedness in particular. Through empirical research carried out in two public schools in Goiânia and from the systematization and analysis of data obtained through field research with eighteen students, of whom eight had high ability / giftedness and ten, learning difficulties, it became clear that the school still faces hurdles in securing all systematic knowledge acquisition, since it deals with learning difficulties as factors inherent to the student. For the student who shows the correlation between learning disabilities and giftedness, this reality becomes even tougher, since misconceptions permeate this relationship between the student and the school. One of them concerns the belief that students with high abilities / giftedness has no learning disability, another is that they do not need to be accompanied therefore have sufficient conditions to carry their roles as students autonomously and without the mediation of a more experienced person. Teachers have not been able to help students overcome their difficulties, often leading them to school failure.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Mozzer, Geisa Nunes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4105940508056425Zanata, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Borges, Elisangela Moreira2016-07-27T13:52:40Z2013-06-242012-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Elisangela Moreira. GIFTEDNESS AND LEARNING DIFFICULTY: different realities?. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-04T21:17:31Zoai:ambar:tede/1061Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-04T21:17:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?
GIFTEDNESS AND LEARNING DIFFICULTY: different realities?
title SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?
spellingShingle SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?
Borges, Elisangela Moreira
Dificuldade de Aprendizagem
Superdotação
Aprendizagem
Learning Disabilities
Giftedness
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?
title_full SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?
title_fullStr SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?
title_full_unstemmed SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?
title_sort SUPERDOTAÇÃO E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: REALIDADES DISTINTAS?
author Borges, Elisangela Moreira
author_facet Borges, Elisangela Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9
Mozzer, Geisa Nunes de Souza
http://lattes.cnpq.br/4105940508056425
Zanata, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Elisangela Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de Aprendizagem
Superdotação
Aprendizagem
Learning Disabilities
Giftedness
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Dificuldade de Aprendizagem
Superdotação
Aprendizagem
Learning Disabilities
Giftedness
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa teve como proposta central estudar a possível relação entre a superdotação e a dificuldade de aprendizagem, buscando apreender como esta dificuldade se manifesta no comportamento escolar do aluno com altas habilidades/superdotação. Além disso, objetivou-se evidenciar a especificidade do processo de aprendizagem dos alunos superdotados e, por fim, apresentar as contribuições teóricas que buscam compreender as possíveis relações existentes entre os alunos com dificuldade de aprendizagem mesmo sendo identificado com superdotação. Este estudo adotou as teorias de Vigotski em uma perspectiva histórico-cultural e dos postulados de Bernard Charlot acerca do saber e da relação que o sujeito estabelece com este saber. Contou também com as contribuições de Patto e Tiballi. Teve ainda, o respaldo dos aportes teóricos de Renzulli, Winner, Virgolim, Pérez, Delou e Gardner que estudam a superdotação em especial. Por meio da pesquisa empírica realizada em duas escolas públicas estaduais de Goiânia e a partir da sistematização e da análise dos dados obtidos através da pesquisa de campo com dezoito alunos, dos quais oito tinham altas habilidades/superdotação e dez, dificuldade de aprendizagem, evidenciou-se que a escola ainda encontra obstáculos em garantir a todos, a aquisição do conhecimento sistematizado, já que trata as dificuldades de aprendizagem como fatores inerentes ao educando. Para o aluno que apresenta a correlação entre dificuldade de aprendizagem e superdotação, essa realidade ainda se torna mais dura, já que equívocos permeiam essa relação entre o aluno e a escola. Um deles diz respeito à crença de que o aluno com altas habilidades/superdotação não apresenta dificuldade de aprendizagem; outro é que eles não precisam ser acompanhados, pois, teriam condições suficientes de desempenharem seus papéis como estudantes de maneira autônoma e sem a mediação de uma pessoa mais experiente. Os professores não têm conseguido ajudar os alunos a superarem suas dificuldades, levando-os muitas vezes ao insucesso escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-14
2013-06-24
2016-07-27T13:52:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Elisangela Moreira. GIFTEDNESS AND LEARNING DIFFICULTY: different realities?. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1061
identifier_str_mv BORGES, Elisangela Moreira. GIFTEDNESS AND LEARNING DIFFICULTY: different realities?. 2012. 195 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791449471156224