GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: AUGUSTO DA CUNHA REIS
Orientador(a): LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO lattes
Banca de defesa: LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO, MADIAGNE DIALLO, OSVALDO LUIZ GONCALVES QUELHAS
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@2
Resumo: A proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo empresarial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os efeitos negativos provocados, em geral, pela perspectiva de operações e logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a automobilística. O presente trabalho é um estudo empírico que tem como objetivo quantificar, comparar e analisar o comportamento da variedade de produtos nos mais significativos mercados automobilísticos mundiais. Como objeto de estudo, utilizou-se automóveis de passeio fabricados pelos cinco maiores grupos de montadoras (Toyota, GM, Volkswagen, Ford e Honda) e como variáveis da variedade de produtos na indústria automobilística, considerou-se plataformas, marcas, modelos, versões, tipos de carrocerias, motorização, transmissão (power, trains), pintura e acabamento interno (paint & trim), opcionais de fábrica (factory fitted options) e acessórios de concessionárias (factory fitted options). Como resultado, verificou-se em que ponto da cadeia automotiva ocorre a proliferação de produtos e analisou-se a forma distinta com que esta variedade é gerida em diferentes mercados a jusante da cadeia e a partir da fábrica de automóveis.
id PUC_RIO-1_00f30038414ac1e7245aaa550a5d5bb1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:13389
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL PRODUCT VARIETY MANAGEMENT IN AUTOMOTIVE INDUSTRY WORLDWIDE 2009-03-09LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO01449562760lattes.cnpq.br/0794494047024280LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOMADIAGNE DIALLOOSVALDO LUIZ GONCALVES QUELHASMADIAGNE DIALLOMADIAGNE DIALLO09577462707AUGUSTO DA CUNHA REISPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo empresarial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os efeitos negativos provocados, em geral, pela perspectiva de operações e logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a automobilística. O presente trabalho é um estudo empírico que tem como objetivo quantificar, comparar e analisar o comportamento da variedade de produtos nos mais significativos mercados automobilísticos mundiais. Como objeto de estudo, utilizou-se automóveis de passeio fabricados pelos cinco maiores grupos de montadoras (Toyota, GM, Volkswagen, Ford e Honda) e como variáveis da variedade de produtos na indústria automobilística, considerou-se plataformas, marcas, modelos, versões, tipos de carrocerias, motorização, transmissão (power, trains), pintura e acabamento interno (paint & trim), opcionais de fábrica (factory fitted options) e acessórios de concessionárias (factory fitted options). Como resultado, verificou-se em que ponto da cadeia automotiva ocorre a proliferação de produtos e analisou-se a forma distinta com que esta variedade é gerida em diferentes mercados a jusante da cadeia e a partir da fábrica de automóveis.Product variety is a trend in many different industries and it is a subject with an increasing relevance to the business and academic arena. The management of product variety must seek to balance the benefits from the marketing perspective with the negative effects, in general, from the operations and logistics perspective, thus becoming a major challenge for industries where product variety is higher, such as the auto industry. This master`s dissertation is an empirical study that aims to quantify, compare and analyze the behavior of the variety of products in the most significant global automobile markets. Passenger cars manufactured by the five largest groups of automakers in the world (Toyota, GM, Volkswagen, Ford and Honda) and variables of product variety in the auto industry such as platforms, brands, models, versions, body type, power-trains, paint & trim, factory fitted options and dealer fitted options were used as objects of study. As a result, it was verified in which point of the supply chain the proliferation of automotive products occurs and the distinct way in which this variety is managed is analyzed in different markets downstream the chain from the car factory.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:10:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PRODUCT VARIETY MANAGEMENT IN AUTOMOTIVE INDUSTRY WORLDWIDE
title GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL
spellingShingle GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL
AUGUSTO DA CUNHA REIS
title_short GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL
title_full GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL
title_fullStr GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL
title_full_unstemmed GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL
title_sort GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author AUGUSTO DA CUNHA REIS
author_facet AUGUSTO DA CUNHA REIS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01449562760
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0794494047024280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MADIAGNE DIALLO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv OSVALDO LUIZ GONCALVES QUELHAS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MADIAGNE DIALLO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MADIAGNE DIALLO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09577462707
dc.contributor.author.fl_str_mv AUGUSTO DA CUNHA REIS
contributor_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
MADIAGNE DIALLO
OSVALDO LUIZ GONCALVES QUELHAS
MADIAGNE DIALLO
MADIAGNE DIALLO
description A proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo empresarial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os efeitos negativos provocados, em geral, pela perspectiva de operações e logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a automobilística. O presente trabalho é um estudo empírico que tem como objetivo quantificar, comparar e analisar o comportamento da variedade de produtos nos mais significativos mercados automobilísticos mundiais. Como objeto de estudo, utilizou-se automóveis de passeio fabricados pelos cinco maiores grupos de montadoras (Toyota, GM, Volkswagen, Ford e Honda) e como variáveis da variedade de produtos na indústria automobilística, considerou-se plataformas, marcas, modelos, versões, tipos de carrocerias, motorização, transmissão (power, trains), pintura e acabamento interno (paint & trim), opcionais de fábrica (factory fitted options) e acessórios de concessionárias (factory fitted options). Como resultado, verificou-se em que ponto da cadeia automotiva ocorre a proliferação de produtos e analisou-se a forma distinta com que esta variedade é gerida em diferentes mercados a jusante da cadeia e a partir da fábrica de automóveis.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626306199322624