GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@2 |
Resumo: | A proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo empresarial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os efeitos negativos provocados, em geral, pela perspectiva de operações e logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a automobilística. O presente trabalho é um estudo empírico que tem como objetivo quantificar, comparar e analisar o comportamento da variedade de produtos nos mais significativos mercados automobilísticos mundiais. Como objeto de estudo, utilizou-se automóveis de passeio fabricados pelos cinco maiores grupos de montadoras (Toyota, GM, Volkswagen, Ford e Honda) e como variáveis da variedade de produtos na indústria automobilística, considerou-se plataformas, marcas, modelos, versões, tipos de carrocerias, motorização, transmissão (power, trains), pintura e acabamento interno (paint & trim), opcionais de fábrica (factory fitted options) e acessórios de concessionárias (factory fitted options). Como resultado, verificou-se em que ponto da cadeia automotiva ocorre a proliferação de produtos e analisou-se a forma distinta com que esta variedade é gerida em diferentes mercados a jusante da cadeia e a partir da fábrica de automóveis. |
id |
PUC_RIO-1_00f30038414ac1e7245aaa550a5d5bb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:13389 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL PRODUCT VARIETY MANAGEMENT IN AUTOMOTIVE INDUSTRY WORLDWIDE 2009-03-09LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO01449562760lattes.cnpq.br/0794494047024280LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOMADIAGNE DIALLOOSVALDO LUIZ GONCALVES QUELHASMADIAGNE DIALLOMADIAGNE DIALLO09577462707AUGUSTO DA CUNHA REISPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo empresarial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os efeitos negativos provocados, em geral, pela perspectiva de operações e logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a automobilística. O presente trabalho é um estudo empírico que tem como objetivo quantificar, comparar e analisar o comportamento da variedade de produtos nos mais significativos mercados automobilísticos mundiais. Como objeto de estudo, utilizou-se automóveis de passeio fabricados pelos cinco maiores grupos de montadoras (Toyota, GM, Volkswagen, Ford e Honda) e como variáveis da variedade de produtos na indústria automobilística, considerou-se plataformas, marcas, modelos, versões, tipos de carrocerias, motorização, transmissão (power, trains), pintura e acabamento interno (paint & trim), opcionais de fábrica (factory fitted options) e acessórios de concessionárias (factory fitted options). Como resultado, verificou-se em que ponto da cadeia automotiva ocorre a proliferação de produtos e analisou-se a forma distinta com que esta variedade é gerida em diferentes mercados a jusante da cadeia e a partir da fábrica de automóveis.Product variety is a trend in many different industries and it is a subject with an increasing relevance to the business and academic arena. The management of product variety must seek to balance the benefits from the marketing perspective with the negative effects, in general, from the operations and logistics perspective, thus becoming a major challenge for industries where product variety is higher, such as the auto industry. This master`s dissertation is an empirical study that aims to quantify, compare and analyze the behavior of the variety of products in the most significant global automobile markets. Passenger cars manufactured by the five largest groups of automakers in the world (Toyota, GM, Volkswagen, Ford and Honda) and variables of product variety in the auto industry such as platforms, brands, models, versions, body type, power-trains, paint & trim, factory fitted options and dealer fitted options were used as objects of study. As a result, it was verified in which point of the supply chain the proliferation of automotive products occurs and the distinct way in which this variety is managed is analyzed in different markets downstream the chain from the car factory.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:10:55ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.pt.fl_str_mv |
GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
PRODUCT VARIETY MANAGEMENT IN AUTOMOTIVE INDUSTRY WORLDWIDE |
title |
GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL |
spellingShingle |
GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL AUGUSTO DA CUNHA REIS |
title_short |
GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL |
title_full |
GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL |
title_fullStr |
GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL |
title_sort |
GESTÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA MUNDIAL |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
AUGUSTO DA CUNHA REIS |
author_facet |
AUGUSTO DA CUNHA REIS |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01449562760 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0794494047024280 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MADIAGNE DIALLO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
OSVALDO LUIZ GONCALVES QUELHAS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MADIAGNE DIALLO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
MADIAGNE DIALLO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
09577462707 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AUGUSTO DA CUNHA REIS |
contributor_str_mv |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO MADIAGNE DIALLO OSVALDO LUIZ GONCALVES QUELHAS MADIAGNE DIALLO MADIAGNE DIALLO |
description |
A proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo empresarial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os efeitos negativos provocados, em geral, pela perspectiva de operações e logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a automobilística. O presente trabalho é um estudo empírico que tem como objetivo quantificar, comparar e analisar o comportamento da variedade de produtos nos mais significativos mercados automobilísticos mundiais. Como objeto de estudo, utilizou-se automóveis de passeio fabricados pelos cinco maiores grupos de montadoras (Toyota, GM, Volkswagen, Ford e Honda) e como variáveis da variedade de produtos na indústria automobilística, considerou-se plataformas, marcas, modelos, versões, tipos de carrocerias, motorização, transmissão (power, trains), pintura e acabamento interno (paint & trim), opcionais de fábrica (factory fitted options) e acessórios de concessionárias (factory fitted options). Como resultado, verificou-se em que ponto da cadeia automotiva ocorre a proliferação de produtos e analisou-se a forma distinta com que esta variedade é gerida em diferentes mercados a jusante da cadeia e a partir da fábrica de automóveis. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13389@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626306199322624 |