ALIANÇAS E REDES ESTRATÉGICAS AS TENDÊNCIAS NAS EMPRESAS LÍDERES NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: MARCELO GONCALVES TAVARES
Orientador(a): TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES lattes
Banca de defesa: PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA, TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES, ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
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Resumo: Em virtude das novas exigências do mercado, as empresas se voltam, cada vez mais, para a formação de alianças e redes estratégicas, na tentativa de agrupar os recursos necessários para atender a esse mercado e criar uma vantagem competitiva sustentável.Esse estudo se propõe a analisar as tendências das empresas líderes no Brasil quanto à sua atuação em alianças e redes estratégicas. Integra uma pesquisa maior que visa o desenvolvimento de um ferramental de análise estratégica de apoio às decisões gerenciais, a ser utilizado pelos executivos no Brasil em empresas que atuam em redes estratégicas.O estudo foi desenvolvido a partir de uma ampla revisão da literatura, não somente de consagrados autores estrangeiros, mas também de trabalhos nacionais, e de um levantamento de dados com 230 empresas líderes no país. Por ele, pode-se constatar que a grande maioria das empresas líderes no Brasil têm estabelecido alianças estratégicas,das quais aproximadamente um terço também atuam em redes stratégicas, tendo como principal motivo para tanto a necessidade de compartilhar recursos e competências.Também foi identificado, na grande maioria das empresas, uma deficiência que pode constituir uma barreira significativa à eficácia das alianças e redes estratégicas no país: a falta de medidas e indicadores de desempenho das alianças e redes, principalmente no que se refere aos benefícios intangíveis, tais como o capital social e informacional, que elas podem proporcionar.
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