DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA NOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: LEONARDO PEREIRA RODRIGUES DOS SANTOS
Orientador(a): JORGE FERREIRA DA SILVA lattes
Banca de defesa: JORGE FERREIRA DA SILVA, ALEXANDRE DE ALMEIDA FARIA, ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4111@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4111@2
Resumo: O propósito deste trabalho é analisar as características relevantes dos cursos de mestrado em administração e em que grau elas são avaliadas por seus alunos e ex-alunos, com o objetivo de fornecer subsídios para as instituições acadêmicas desenvolverem ou aprimorarem tais cursos. Nesta pesquisa, aplicou-se a teoria de análise conjunta, a fim de se apontar o conjunto de características consideradas relevantes pelos estudantes de cursos de mestrado em administração de empresas. O desenvolvimento da dissertação foi composto de duas etapas: escolha dos atributos e níveis a serem avaliados pelos respondentes e análise dessa avaliação. Para escolher o conjunto de atributos e níveis a serem julgados, foram analisadas as informações existentes na literatura e conduzido um grupo de foco. Em seguida, foi escolhido o conjunto de estímulos a ser submetido aos estudantes de mestrado, desenvolvido com base no projeto ortogonal calculado pelo software estatístico SPSS. Realizou-se, então, a coleta de dados por meio de questionários, os quais foram entregues pessoalmente aos entrevistados ou enviados, em alguns casos, via correio eletrônico. Na última etapa, analisaram-se, com o auxílio do software SPSS, as importâncias relativas dos atributos e utilidades dos níveis propostos na pesquisa de campo, o que propiciou que o objetivo geral de se identificarem as características relevantes para conceito de um curso de mestrado fosse alcançado.
id PUC_RIO-1_360dc42b7a4f83699b177f39f476fe6d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4111
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA NOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DEVELOPMENT OF SERVICES IN EDUCATION: AN APPLICATION OF CONJOINT ANALYSIS TO MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION PROGRAMS. 2003-07-08JORGE FERREIRA DA SILVA20269315772lattes.cnpq.br/5422276244335274JORGE FERREIRA DA SILVAALEXANDRE DE ALMEIDA FARIAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAALEXANDRE DE ALMEIDA FARIALEONARDO PEREIRA RODRIGUES DOS SANTOSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO propósito deste trabalho é analisar as características relevantes dos cursos de mestrado em administração e em que grau elas são avaliadas por seus alunos e ex-alunos, com o objetivo de fornecer subsídios para as instituições acadêmicas desenvolverem ou aprimorarem tais cursos. Nesta pesquisa, aplicou-se a teoria de análise conjunta, a fim de se apontar o conjunto de características consideradas relevantes pelos estudantes de cursos de mestrado em administração de empresas. O desenvolvimento da dissertação foi composto de duas etapas: escolha dos atributos e níveis a serem avaliados pelos respondentes e análise dessa avaliação. Para escolher o conjunto de atributos e níveis a serem julgados, foram analisadas as informações existentes na literatura e conduzido um grupo de foco. Em seguida, foi escolhido o conjunto de estímulos a ser submetido aos estudantes de mestrado, desenvolvido com base no projeto ortogonal calculado pelo software estatístico SPSS. Realizou-se, então, a coleta de dados por meio de questionários, os quais foram entregues pessoalmente aos entrevistados ou enviados, em alguns casos, via correio eletrônico. Na última etapa, analisaram-se, com o auxílio do software SPSS, as importâncias relativas dos atributos e utilidades dos níveis propostos na pesquisa de campo, o que propiciou que o objetivo geral de se identificarem as características relevantes para conceito de um curso de mestrado fosse alcançado.The purpose of this work is to identify the main features of the Master in Business Administration programs and how these programs are evaluated by students and former students, aiming at helping academic institutions develop or improve their Master degree courses in the area. In this research, the conjoint analysis method was used to determine the set of features considered relevant by Master in Business Administration students. The thesis was developed in two stages: choosing the attributes and levels to be evaluated by respondents and analyzing such evaluation. The attributes and levels to be assessed were chosen only after the existing information was analyzed and a focus group was conducted. The set of stimulis to be given to the Master in Business Administration students was then chosen based on the orthogonal project calculated by the statistical software SPSS. The next stage involved data collection using questionnaires, which were personally delivered to the respondents or, in some cases, sent by e- mail. Finally, the statistical software SPSS was used to analyze the relative importance of the attributes and the partial utilities of the levels proposed in the field research, achieving the general goal of identifying the relevant features for the concept of a Master´s degree course.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4111@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4111@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:44:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA NOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv DEVELOPMENT OF SERVICES IN EDUCATION: AN APPLICATION OF CONJOINT ANALYSIS TO MASTER IN BUSINESS ADMINISTRATION PROGRAMS.
title DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA NOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
spellingShingle DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA NOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
LEONARDO PEREIRA RODRIGUES DOS SANTOS
title_short DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA NOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_full DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA NOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_fullStr DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA NOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_full_unstemmed DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA NOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
title_sort DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO: UMA APLICAÇÃO DE ANÁLISE CONJUNTA NOS CURSOS DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author LEONARDO PEREIRA RODRIGUES DOS SANTOS
author_facet LEONARDO PEREIRA RODRIGUES DOS SANTOS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20269315772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5422276244335274
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ALEXANDRE DE ALMEIDA FARIA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ALEXANDRE DE ALMEIDA FARIA
dc.contributor.author.fl_str_mv LEONARDO PEREIRA RODRIGUES DOS SANTOS
contributor_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
JORGE FERREIRA DA SILVA
ALEXANDRE DE ALMEIDA FARIA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
ALEXANDRE DE ALMEIDA FARIA
description O propósito deste trabalho é analisar as características relevantes dos cursos de mestrado em administração e em que grau elas são avaliadas por seus alunos e ex-alunos, com o objetivo de fornecer subsídios para as instituições acadêmicas desenvolverem ou aprimorarem tais cursos. Nesta pesquisa, aplicou-se a teoria de análise conjunta, a fim de se apontar o conjunto de características consideradas relevantes pelos estudantes de cursos de mestrado em administração de empresas. O desenvolvimento da dissertação foi composto de duas etapas: escolha dos atributos e níveis a serem avaliados pelos respondentes e análise dessa avaliação. Para escolher o conjunto de atributos e níveis a serem julgados, foram analisadas as informações existentes na literatura e conduzido um grupo de foco. Em seguida, foi escolhido o conjunto de estímulos a ser submetido aos estudantes de mestrado, desenvolvido com base no projeto ortogonal calculado pelo software estatístico SPSS. Realizou-se, então, a coleta de dados por meio de questionários, os quais foram entregues pessoalmente aos entrevistados ou enviados, em alguns casos, via correio eletrônico. Na última etapa, analisaram-se, com o auxílio do software SPSS, as importâncias relativas dos atributos e utilidades dos níveis propostos na pesquisa de campo, o que propiciou que o objetivo geral de se identificarem as características relevantes para conceito de um curso de mestrado fosse alcançado.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4111@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4111@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4111@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4111@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626284625920000