FATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: CRISTIANE CAIRES THOME
Orientador(a): MARCELO CABUS KLOTZLE lattes
Banca de defesa: HELENE BERTRAND, ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA, MARCELO CABUS KLOTZLE
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4104@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4104@2
Resumo: O aumento das exportações é, atualmente, um dos principais desafios macroeconômicos do país. Do ponto de vista empresarial, entrar no mercado internacional é fundamental para aumentar a competitividade, obter economia de escala e diminuir a dependência do mercado doméstico. A análise da estrutura das exportações brasileiras mostra que as oportunidades de crescimento da base de empresas exportadoras e do aumento do valor exportado por empresa estão concentradas nas micro, pequenas e médias empresas. No entanto, são poucas as empresas brasileiras desse porte que conseguem se consolidar no mercado internacional. Diante desse cenário, tornar-se relevante analisar as empresas desse porte, que já exportam e que conseguiram se consolidar no mercado internacional, para identificar quais fatores determinam o sucesso no mercado internacional. Para isso, uma pesquisa quantitativa foi realizada com 102 empresas exportadoras brasileiras, que foram segmentadas em dois grupos de acordo com a performance exportadora. O resultado da análise dos dados aponta quatro fatores estatisticamente predominantes no grupo de empresas com melhor performance exportadora. O primeiro deles é a experiência (tempo de atuação) no mercado internacional; o segundo é a existência de uma departamento exclusivo para atividade exportadora dentro da empresa; o terceiro é a utilização de programas de financiamento para exportação como o ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio) e, finalmente, o quarto fator é perceber a qualidade do produto como seu diferencial competitivo.
id PUC_RIO-1_49065137bf6d099228e266e2e28b57e1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4104
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS KEY EXPORT PERFORMANCE FACTORS OF SMALL AND MEDIUM BRAZILIAN COMPANIES 2003-08-04MARCELO CABUS KLOTZLE05504065739lattes.cnpq.br/5042677509706552HELENE BERTRANDANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHAMARCELO CABUS KLOTZLEANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHACRISTIANE CAIRES THOMEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO aumento das exportações é, atualmente, um dos principais desafios macroeconômicos do país. Do ponto de vista empresarial, entrar no mercado internacional é fundamental para aumentar a competitividade, obter economia de escala e diminuir a dependência do mercado doméstico. A análise da estrutura das exportações brasileiras mostra que as oportunidades de crescimento da base de empresas exportadoras e do aumento do valor exportado por empresa estão concentradas nas micro, pequenas e médias empresas. No entanto, são poucas as empresas brasileiras desse porte que conseguem se consolidar no mercado internacional. Diante desse cenário, tornar-se relevante analisar as empresas desse porte, que já exportam e que conseguiram se consolidar no mercado internacional, para identificar quais fatores determinam o sucesso no mercado internacional. Para isso, uma pesquisa quantitativa foi realizada com 102 empresas exportadoras brasileiras, que foram segmentadas em dois grupos de acordo com a performance exportadora. O resultado da análise dos dados aponta quatro fatores estatisticamente predominantes no grupo de empresas com melhor performance exportadora. O primeiro deles é a experiência (tempo de atuação) no mercado internacional; o segundo é a existência de uma departamento exclusivo para atividade exportadora dentro da empresa; o terceiro é a utilização de programas de financiamento para exportação como o ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio) e, finalmente, o quarto fator é perceber a qualidade do produto como seu diferencial competitivo.The Brazilian export growth is one of the most macroeconomics challenges of the government. In terms of companies, to do business abroad is essential to increase competitiveness, gain economic scale and reduce national domestic dependence. Analysis of Brazilian export companies show that the opportunities to raise the number of Brazilian export companies and the value export per company is among small and medium companies. However, there are few Brazilian companies of this size that export and that are well established in international marketing. Therefore, it is relevant to analyze a sample of this few companies in order to identify the factors that determined their success in international marketing. For that reason, this dissertation includes a survey with 102 Brazilian small and medium export companies. These companies were segmented in two groups according to their export performance. The data analyze points out four factors that predominated in the group of better export performance. The first one is the experience (time) in international marketing, the second one is the existence of a department in the company focus on international trade; the third one is the utilization of export finance programs and, finally, the fourth is the perception of product quality as a competitive advantage.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4104@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4104@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:44:54ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv FATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv KEY EXPORT PERFORMANCE FACTORS OF SMALL AND MEDIUM BRAZILIAN COMPANIES
title FATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
spellingShingle FATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
CRISTIANE CAIRES THOME
title_short FATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
title_full FATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
title_fullStr FATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
title_full_unstemmed FATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
title_sort FATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CRISTIANE CAIRES THOME
author_facet CRISTIANE CAIRES THOME
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCELO CABUS KLOTZLE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 05504065739
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5042677509706552
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HELENE BERTRAND
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCELO CABUS KLOTZLE
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTIANE CAIRES THOME
contributor_str_mv MARCELO CABUS KLOTZLE
HELENE BERTRAND
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
MARCELO CABUS KLOTZLE
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA
description O aumento das exportações é, atualmente, um dos principais desafios macroeconômicos do país. Do ponto de vista empresarial, entrar no mercado internacional é fundamental para aumentar a competitividade, obter economia de escala e diminuir a dependência do mercado doméstico. A análise da estrutura das exportações brasileiras mostra que as oportunidades de crescimento da base de empresas exportadoras e do aumento do valor exportado por empresa estão concentradas nas micro, pequenas e médias empresas. No entanto, são poucas as empresas brasileiras desse porte que conseguem se consolidar no mercado internacional. Diante desse cenário, tornar-se relevante analisar as empresas desse porte, que já exportam e que conseguiram se consolidar no mercado internacional, para identificar quais fatores determinam o sucesso no mercado internacional. Para isso, uma pesquisa quantitativa foi realizada com 102 empresas exportadoras brasileiras, que foram segmentadas em dois grupos de acordo com a performance exportadora. O resultado da análise dos dados aponta quatro fatores estatisticamente predominantes no grupo de empresas com melhor performance exportadora. O primeiro deles é a experiência (tempo de atuação) no mercado internacional; o segundo é a existência de uma departamento exclusivo para atividade exportadora dentro da empresa; o terceiro é a utilização de programas de financiamento para exportação como o ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio) e, finalmente, o quarto fator é perceber a qualidade do produto como seu diferencial competitivo.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4104@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4104@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4104@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4104@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626284611239936