DINÂMICA DE MÁQUINAS ROTATIVAS EM MANCAIS HIDRODINÂMICOS
Ano de defesa: | 2006 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
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Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ENGENHARIA MECÂNICA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Resumo: | Este trabalho analisa a influência dos mancais hidrodinâmicos no comportamento rotodinâmico das turbomáquinas, no que diz respeito na resposta ao desbalanceamento, modos de vibrar e, principalmente, a instabilidade, que tende a manifestar-se em rotações elevadas ou baixas cargas. As propriedades de rigidez e amortecimento do mancal são determinadas a partir da solução analítica da Equação de Reynolds, usando a aproximação do mancal curto. Um procedimento é apresentado para modelagem dinâmica do sistema rotor-mancal. O modelo de elementos finitos inclui a influência da ação giroscópica. A análise rotodinâmica completa de um rotor concebido e projetado para apresentar o fenômeno da instabilidade é feita com auxílio do programa ROMAC da Universiry of Virginia. O programa calcula as propriedades do mancal a partir da solução numérica completa da Equação de Reynolds e o cálculo das velocidades críticas, dos modos e da análise de estabilidade é feito pelo Método dos Elementos Finitos. Finalmente, documenta-se o projeto do protótipo, o estudo realizado e os ensaios desenvolvidos. A partir das medições realizadas, valida-se a solução numérica. |
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