ANALYSIS OF THE SUPPLY CHAIN MANAGEMENT OF PHARMACEUTICALS PRODUCTS IN A DISTRIBUTOR FROM PARA AND

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: MARCELO LEOPOLDO SEPEDA FERREIRA
Orientador(a): LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO lattes
Banca de defesa: NELIO DOMINGUES PIZZOLATO, LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO, EDSON JOSE DALTO
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16335@1
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Resumo: Apesar dos avanços tecnológicos e de gestão de processos na cadeia de suprimentos, o setor farmacêutico ainda sofre com problemas como erros de previsão de demanda, atrasos de entrega, falta de matéria-prima, rupturas, entre outros que assolam suas cadeias, tornando-a menos eficiente. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo contribuir para o melhoramento da eficiência dos processos logísticos deste setor. Para tal intento, este trabalho se vale de um projeto-piloto para estudar, mapear e entender os processos logísticos da cadeia de suprimentos de um distribuidor farmacêutico paraense (Imifarma S/A) de forma a identificar os principais gargalos de sua gestão e contribuir com propostas de melhorias. Dentre os principais problemas encontrados, as rupturas ganharam maior atenção ao longo do texto por se constituírem no maior deles. Como conseqüência, o projeto-piloto optou por trabalhar com a metodologia sugerida pelo ECR Brasil para rastrear e descobrir as causas que levavam a tais rupturas, utilizando, como objeto de estudo, uma lista com 50 produtos fármacos (remédios) que foram analisados durante um mês em uma das lojas pertencentes à empresa estudada. Além disso, com o mapeamento do ciclo do pedido entre Centro de Distribuição (CD) e os Pontos de Vendas (PDVs) e entrevistas com funcionários envolvidos com a gestão logística da cadeia, foi possível identificar os demais problemas que afetam a eficiência da cadeia de suprimentos da empresa focal. Como resultado, o presente trabalho elabora uma gama de sugestões de melhorias aos problemas de ruptura e demais problemas encontrados. Dentre as propostas de melhoria citadas, o ECR mereceu maior destaque por ter se apresentado como uma ferramenta que abrange a solução para grande parte dos problemas que a cadeia da Imifarma enfrenta (sobretudo na questão das rupturas).
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