ANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP)
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11338@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11338@2 |
Resumo: | O fluxo intenso de mercadorias entre países é uma característica marcante da globalização. Isto ocorre porque cada vez mais empresas procuram instalar unidades produtivas próximas aos mercados consumidores, enquanto que seus fornecedores situam-se em vários países. Conseqüentemente, cresce a importância do planejamento da movimentação de materiais dentro de um sistema logístico internacional. Decisões relativas à escolha dos meios de transportes, dos terminais multi-modais de carga, dos equipamentos para manuseio, das estratégias de armazenagem, da embalagem e unitização dos produtos, e de sistemas de informação, são estratégicas para o sucesso do projeto de rede. As cadeias de suprimentos projetadas pelas multinacionais automotivas são um dos os maiores exemplos de redes de fluxos internacionais de produtos. Neste contexto, a presente dissertação realiza uma análise da logística de importação de partes e peças amparadas pelos conceitos de produção, embalagem e transporte Completely-Knocked-Down (CKD) e Part-By- Part (PBP), através do estudo de caso dos projetos dos automóveis Classe A e Classe C, produzidos pela montadora DaimlerChrysler do Brasil na sua unidade produtiva localizada na cidade de Juiz de Fora. |
id |
PUC_RIO-1_89216d46f1b08aff542c81f34151a1f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:11338 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP)SUPPLY CHAIN ANALYSIS OF AUTOMOTIVE IMPORT PARTS INVOLVING COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) AND PART-BY-PART (PBP) PRODUCTION CONCEPTS2007-08-20LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO01449562760lattes.cnpq.br/0794494047024280NELIO DOMINGUES PIZZOLATOLUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOEDSON JOSE DALTO95857923620MARCELO LACERDA DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRO fluxo intenso de mercadorias entre países é uma característica marcante da globalização. Isto ocorre porque cada vez mais empresas procuram instalar unidades produtivas próximas aos mercados consumidores, enquanto que seus fornecedores situam-se em vários países. Conseqüentemente, cresce a importância do planejamento da movimentação de materiais dentro de um sistema logístico internacional. Decisões relativas à escolha dos meios de transportes, dos terminais multi-modais de carga, dos equipamentos para manuseio, das estratégias de armazenagem, da embalagem e unitização dos produtos, e de sistemas de informação, são estratégicas para o sucesso do projeto de rede. As cadeias de suprimentos projetadas pelas multinacionais automotivas são um dos os maiores exemplos de redes de fluxos internacionais de produtos. Neste contexto, a presente dissertação realiza uma análise da logística de importação de partes e peças amparadas pelos conceitos de produção, embalagem e transporte Completely-Knocked-Down (CKD) e Part-By- Part (PBP), através do estudo de caso dos projetos dos automóveis Classe A e Classe C, produzidos pela montadora DaimlerChrysler do Brasil na sua unidade produtiva localizada na cidade de Juiz de Fora.The increase of material flows between countries is a strong characteristic of globalization. It happens because more and more companies are installing production units near their main markets and their suppliers` plants can be in located in different sites around the world. Therefore the importance of supply chain planning increases into the logistics system. Decisions about warehousing, transport modes, inter-modal terminals, handling equipments, packaging, unitization and information systems are strategic for the success of the network project. The multinational automakers are one of the biggest players of the international material flow. Within this context, the present master`s thesis proposes a supply chain analysis of automotive import parts involving Completely-Knocked-Down (CKD) and Part-By-Part (PBP) production, packaging and transport concepts, by the analysis of a case study of A-Class and C-Class logistics project models assembled by DaimlerChrysler in Juiz de Fora city (Brazil).https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11338@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11338@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:07:10ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
SUPPLY CHAIN ANALYSIS OF AUTOMOTIVE IMPORT PARTS INVOLVING COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) AND PART-BY-PART (PBP) PRODUCTION CONCEPTS |
title |
ANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP) |
spellingShingle |
ANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP) MARCELO LACERDA DE OLIVEIRA |
title_short |
ANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP) |
title_full |
ANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP) |
title_fullStr |
ANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP) |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP) |
title_sort |
ANÁLISE DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE IMPORTAÇÃO DE PARTES E PEÇAS AUTOMOTIVAS ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE PRODUÇÃO COMPLETELY-KNOCKED-DOWN (CKD) E PART-BY-PART (PBP) |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
MARCELO LACERDA DE OLIVEIRA |
author_facet |
MARCELO LACERDA DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01449562760 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0794494047024280 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
EDSON JOSE DALTO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
95857923620 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCELO LACERDA DE OLIVEIRA |
contributor_str_mv |
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO NELIO DOMINGUES PIZZOLATO LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO EDSON JOSE DALTO |
description |
O fluxo intenso de mercadorias entre países é uma característica marcante da globalização. Isto ocorre porque cada vez mais empresas procuram instalar unidades produtivas próximas aos mercados consumidores, enquanto que seus fornecedores situam-se em vários países. Conseqüentemente, cresce a importância do planejamento da movimentação de materiais dentro de um sistema logístico internacional. Decisões relativas à escolha dos meios de transportes, dos terminais multi-modais de carga, dos equipamentos para manuseio, das estratégias de armazenagem, da embalagem e unitização dos produtos, e de sistemas de informação, são estratégicas para o sucesso do projeto de rede. As cadeias de suprimentos projetadas pelas multinacionais automotivas são um dos os maiores exemplos de redes de fluxos internacionais de produtos. Neste contexto, a presente dissertação realiza uma análise da logística de importação de partes e peças amparadas pelos conceitos de produção, embalagem e transporte Completely-Knocked-Down (CKD) e Part-By- Part (PBP), através do estudo de caso dos projetos dos automóveis Classe A e Classe C, produzidos pela montadora DaimlerChrysler do Brasil na sua unidade produtiva localizada na cidade de Juiz de Fora. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11338@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11338@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11338@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11338@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626302080516096 |