HINTERLANDS AND A CASE STUDY USING GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS) IN A CONTAINER TERMINAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: RODRIGO TAVARES PAIVA
Orientador(a): LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO lattes
Banca de defesa: JOSE EUGENIO LEAL, LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO, NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179@2
Resumo: O processo de conteinerização e o desenvolvimento de redes de transporte intermodal têm provocado crescente competição no setor portuário e vêm interferindo nas zonas de influência dos portos (hinterland) do mundo inteiro, principalmente nos países desenvolvidos. Estas hinterlands estão deixando de ser cativas de um determinado porto para serem de múltipla influência de dois ou mais portos. Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo é caracterizar a dinâmica portuária à luz da conteinerização, mapear a discussão acerca do conceito de hinterlands, identificando suas definições e sua validade, além de apresentar metodologias para sua delimitação, essenciais para permitir o correto planejamento do desenvolvimento portuário por parte de Autoridades Portuárias e Terminais Privativos num cenário de crescente competição. Essa contextualização conceitual e metodológica permitirá a aplicação de uma metodologia para o caso do porto de Rio Grande, localizado no estado do Rio Grande do Sul, especializado na movimentação de contêineres, utilizando-se para tanto de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
id PUC_RIO-1_8a3e678265109658d87f08f6313cce44
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:9179
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHINTERLANDS AND A CASE STUDY USING GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS) IN A CONTAINER TERMINAL ZONAS DE INFLUÊNCIA PORTUÁRIAS (HINTERLANDS) E UM ESTUDO DE CASO EM UM TERMINAL DE CONTÊINERES COM A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA 2006-04-06LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO01449562760lattes.cnpq.br/0794494047024280JOSE EUGENIO LEALLUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMONELIO DOMINGUES PIZZOLATO07842255750RODRIGO TAVARES PAIVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRO processo de conteinerização e o desenvolvimento de redes de transporte intermodal têm provocado crescente competição no setor portuário e vêm interferindo nas zonas de influência dos portos (hinterland) do mundo inteiro, principalmente nos países desenvolvidos. Estas hinterlands estão deixando de ser cativas de um determinado porto para serem de múltipla influência de dois ou mais portos. Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo é caracterizar a dinâmica portuária à luz da conteinerização, mapear a discussão acerca do conceito de hinterlands, identificando suas definições e sua validade, além de apresentar metodologias para sua delimitação, essenciais para permitir o correto planejamento do desenvolvimento portuário por parte de Autoridades Portuárias e Terminais Privativos num cenário de crescente competição. Essa contextualização conceitual e metodológica permitirá a aplicação de uma metodologia para o caso do porto de Rio Grande, localizado no estado do Rio Grande do Sul, especializado na movimentação de contêineres, utilizando-se para tanto de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).The containerization process and the development of intermodal transport networks have lead to a competitive scenario in the port sector and have modified the ports hinterlands all over the world, specially on developed countries. These hinterlands are no more captive areas of one port but competitive areas of two or more ports. This dissertation presents a study whose objective is to characterize port development due to the containerization process, to map the discussion on port hinterlands concept, identifying its definitions and its validity, and to present methodologies for its delimitation, important to allow a correct port planning and development by Port Authorities or private terminals in a competitive scenario. This conceptual and methodological context will allow the application of a methodology using Geographical Information Systems (GIS) in the case study that embraces the port of Rio Grande, located at State of Rio Grande do Sul, specialized on containers handling.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:59:30ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv HINTERLANDS AND A CASE STUDY USING GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS) IN A CONTAINER TERMINAL
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ZONAS DE INFLUÊNCIA PORTUÁRIAS (HINTERLANDS) E UM ESTUDO DE CASO EM UM TERMINAL DE CONTÊINERES COM A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
title HINTERLANDS AND A CASE STUDY USING GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS) IN A CONTAINER TERMINAL
spellingShingle HINTERLANDS AND A CASE STUDY USING GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS) IN A CONTAINER TERMINAL
RODRIGO TAVARES PAIVA
title_short HINTERLANDS AND A CASE STUDY USING GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS) IN A CONTAINER TERMINAL
title_full HINTERLANDS AND A CASE STUDY USING GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS) IN A CONTAINER TERMINAL
title_fullStr HINTERLANDS AND A CASE STUDY USING GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS) IN A CONTAINER TERMINAL
title_full_unstemmed HINTERLANDS AND A CASE STUDY USING GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS) IN A CONTAINER TERMINAL
title_sort HINTERLANDS AND A CASE STUDY USING GEOGRAPHICAL INFORMATION SYSTEMS (GIS) IN A CONTAINER TERMINAL
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author RODRIGO TAVARES PAIVA
author_facet RODRIGO TAVARES PAIVA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01449562760
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0794494047024280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOSE EUGENIO LEAL
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07842255750
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGO TAVARES PAIVA
contributor_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
JOSE EUGENIO LEAL
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO
description O processo de conteinerização e o desenvolvimento de redes de transporte intermodal têm provocado crescente competição no setor portuário e vêm interferindo nas zonas de influência dos portos (hinterland) do mundo inteiro, principalmente nos países desenvolvidos. Estas hinterlands estão deixando de ser cativas de um determinado porto para serem de múltipla influência de dois ou mais portos. Esta dissertação apresenta um estudo cujo objetivo é caracterizar a dinâmica portuária à luz da conteinerização, mapear a discussão acerca do conceito de hinterlands, identificando suas definições e sua validade, além de apresentar metodologias para sua delimitação, essenciais para permitir o correto planejamento do desenvolvimento portuário por parte de Autoridades Portuárias e Terminais Privativos num cenário de crescente competição. Essa contextualização conceitual e metodológica permitirá a aplicação de uma metodologia para o caso do porto de Rio Grande, localizado no estado do Rio Grande do Sul, especializado na movimentação de contêineres, utilizando-se para tanto de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9179@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626296686641152