ANALYSIS OF THE PRODUCT VARIETY OFFERED TO THE CONSUMER IN THE COSMETIC INDUSTRY

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: SILVIA BRAFMAN
Orientador(a): LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO lattes
Banca de defesa: PAULO ROBERTO TAVARES DALCOL, LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO, LUIZ ANTONIO MEIRELLES
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916@2
Resumo: A proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo industrial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os custos e obstáculos visualizados pelas perspectivas de operações e de logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para as indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. A presente dissertação é um estudo empírico que tem como objetivo analisar esta gestão na indústria de cosméticos, quantificando, comparando e interpretando o comportamento da variedade de produtos oferecida ao mercado brasileiro, utilizando-se como objeto de estudo o xampu. Como variáveis desse produto, considerou-se divisão de mercado, grupo, grife, marca, finalidade adicional, público alvo, característica, cor, embalagem e fragrância. As análises da pesquisa foram realizadas a partir de uma pesquisa na indústria e de um estudo de caso em uma empresa multinacional no ramo de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. Verifica-se como resultado da pesquisa que as variáveis marcas e características são as que mais impactam na geração de diversidade demonstrada ao consumidor e que não existe um comportamento padrão para a oferta de variedades de xampus. Já com o estudo de caso, por outro lado, pode-se concluir que a gestão da variedade de produtos está associada à gestão da cadeia de suprimentos (SCM) com intenso uso da técnica de resposta eficiente ao consumidor (ECR).
id PUC_RIO-1_90678a10e2cfcf68fa7304693413fe37
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:14916
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANALYSIS OF THE PRODUCT VARIETY OFFERED TO THE CONSUMER IN THE COSMETIC INDUSTRY ANÁLISE DA VARIEDADE DE PRODUTOS OFERECIDA AO CONSUMIDOR NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS 2009-09-14LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO01449562760lattes.cnpq.br/0794494047024280PAULO ROBERTO TAVARES DALCOLLUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOLUIZ ANTONIO MEIRELLESSILVIA BRAFMANPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo industrial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os custos e obstáculos visualizados pelas perspectivas de operações e de logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para as indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. A presente dissertação é um estudo empírico que tem como objetivo analisar esta gestão na indústria de cosméticos, quantificando, comparando e interpretando o comportamento da variedade de produtos oferecida ao mercado brasileiro, utilizando-se como objeto de estudo o xampu. Como variáveis desse produto, considerou-se divisão de mercado, grupo, grife, marca, finalidade adicional, público alvo, característica, cor, embalagem e fragrância. As análises da pesquisa foram realizadas a partir de uma pesquisa na indústria e de um estudo de caso em uma empresa multinacional no ramo de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. Verifica-se como resultado da pesquisa que as variáveis marcas e características são as que mais impactam na geração de diversidade demonstrada ao consumidor e que não existe um comportamento padrão para a oferta de variedades de xampus. Já com o estudo de caso, por outro lado, pode-se concluir que a gestão da variedade de produtos está associada à gestão da cadeia de suprimentos (SCM) com intenso uso da técnica de resposta eficiente ao consumidor (ECR).Product variety is a trend in different industries and it is a subject with an increasing relevance both in the industry and academy. The management of product variety must balance the benefits obtained generally from the marketing perspective with the negative effects obtained, in general, from the operations and logistics perspective. Thus, it becomes a challenge for the industries in which product variety is high, such as the cosmetic industry. This master’s dissertation is an empirical study that aims to analyze the management of product variety in this industry, quantifying, comparing and understanding the behavior of the variety of products offered in the Brazilian market, considering shampoo as the object of the study. As variables of this product it was considered market division, group, signature, brand, additional purpose, target audience, feature, color, packaging and fragrance. The analyses were done by an industry research and a case study in a multinational cosmetic company. It’s verified as result of the industry research that the variables brand and characteristics are the ones that most contribute to generate diversity to the consumer. With the case study, on the other hand, it can be concluded that the management of this variety, is associated to the supply chain management (SCM) with intense use of Efficient Consumer Response (ECR).https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:14:29ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv ANALYSIS OF THE PRODUCT VARIETY OFFERED TO THE CONSUMER IN THE COSMETIC INDUSTRY
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ANÁLISE DA VARIEDADE DE PRODUTOS OFERECIDA AO CONSUMIDOR NA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS
title ANALYSIS OF THE PRODUCT VARIETY OFFERED TO THE CONSUMER IN THE COSMETIC INDUSTRY
spellingShingle ANALYSIS OF THE PRODUCT VARIETY OFFERED TO THE CONSUMER IN THE COSMETIC INDUSTRY
SILVIA BRAFMAN
title_short ANALYSIS OF THE PRODUCT VARIETY OFFERED TO THE CONSUMER IN THE COSMETIC INDUSTRY
title_full ANALYSIS OF THE PRODUCT VARIETY OFFERED TO THE CONSUMER IN THE COSMETIC INDUSTRY
title_fullStr ANALYSIS OF THE PRODUCT VARIETY OFFERED TO THE CONSUMER IN THE COSMETIC INDUSTRY
title_full_unstemmed ANALYSIS OF THE PRODUCT VARIETY OFFERED TO THE CONSUMER IN THE COSMETIC INDUSTRY
title_sort ANALYSIS OF THE PRODUCT VARIETY OFFERED TO THE CONSUMER IN THE COSMETIC INDUSTRY
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author SILVIA BRAFMAN
author_facet SILVIA BRAFMAN
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01449562760
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0794494047024280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PAULO ROBERTO TAVARES DALCOL
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIZ ANTONIO MEIRELLES
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVIA BRAFMAN
contributor_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
PAULO ROBERTO TAVARES DALCOL
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
LUIZ ANTONIO MEIRELLES
description A proliferação da variedade de produtos é uma tendência em diferentes indústrias e se constitui em um assunto com crescente relevância para o mundo industrial e acadêmico. A gestão dessa variedade deve buscar equilibrar os benefícios oriundos da perspectiva do marketing com os custos e obstáculos visualizados pelas perspectivas de operações e de logística. Assim, tal gestão se torna um grande desafio para as indústrias em que a variedade de produtos é elevada, como a de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. A presente dissertação é um estudo empírico que tem como objetivo analisar esta gestão na indústria de cosméticos, quantificando, comparando e interpretando o comportamento da variedade de produtos oferecida ao mercado brasileiro, utilizando-se como objeto de estudo o xampu. Como variáveis desse produto, considerou-se divisão de mercado, grupo, grife, marca, finalidade adicional, público alvo, característica, cor, embalagem e fragrância. As análises da pesquisa foram realizadas a partir de uma pesquisa na indústria e de um estudo de caso em uma empresa multinacional no ramo de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. Verifica-se como resultado da pesquisa que as variáveis marcas e características são as que mais impactam na geração de diversidade demonstrada ao consumidor e que não existe um comportamento padrão para a oferta de variedades de xampus. Já com o estudo de caso, por outro lado, pode-se concluir que a gestão da variedade de produtos está associada à gestão da cadeia de suprimentos (SCM) com intenso uso da técnica de resposta eficiente ao consumidor (ECR).
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14916@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626308819714048