APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET
Ano de defesa: | 2003 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM INFORMÁTICA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@2 |
Resumo: | A coordenação de vários participantes interagindo simultaneamente em uma sessão de bate-papo é difícil, devido ao grande volume de idéias geradas e à variedade de assuntos, que podem ser paralelos ou até não relacionados. Durante várias edições do curso TIAE - Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação - as seguintes dificuldades foram percebidas repetidamente pelos mediadores no debate: estimular a participação de todos, manter o foco da conversação e manter o ritmo do debate. Esta pesquisa investiga o uso de técnicas para facilitar a dinâmica dos debates. Uma ferramenta de bate- papo (Mediated Chat 2.0) implementando técnicas de conversação foi desenvolvida e disponibilizada para ajudar o mediador na condução da conversação entre os aprendizes de um curso do ambiente AulaNet. Atualmente, a aplicação usada no ambiente AulaNet é o Mediated Chat 1.0, uma instanciação do Framework Canais de Comunicação que foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio em 2000. O Mediated Chat 2.0 é uma instanciação deste mesmo framework. Para avaliar a aplicação desenvolvida foram realizados debates no curso TIAE 2002.2 onde pôde-se experimentar e comparar as duas ferramentas: Mediated Chat 1.0 e 2.0. As sessões de debate foram analisadas buscando avaliar se os mediadores conseguiram aplicar de forma satisfatória a dinâmica elaborada para os debates com a ferramenta Mediated Chat 2.0. O Mediated Chat 2.0 será incorporado ao software AulaNet. |
id |
PUC_RIO-1_a759539e9c4d2b1340bb108bfe335de1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:4298 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET APPLYING CONVERSATION TECHNIQUES TO FACILITATE TEXTUAL CHAT IN THE AULANET ENVIRONMENT 2003-03-20HUGO FUKS60654996768lattes.cnpq.br/1734032782594771HUGO FUKSGILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOSGILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOSCARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENACARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENAJULIANA LUCAS DE REZENDEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRA coordenação de vários participantes interagindo simultaneamente em uma sessão de bate-papo é difícil, devido ao grande volume de idéias geradas e à variedade de assuntos, que podem ser paralelos ou até não relacionados. Durante várias edições do curso TIAE - Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação - as seguintes dificuldades foram percebidas repetidamente pelos mediadores no debate: estimular a participação de todos, manter o foco da conversação e manter o ritmo do debate. Esta pesquisa investiga o uso de técnicas para facilitar a dinâmica dos debates. Uma ferramenta de bate- papo (Mediated Chat 2.0) implementando técnicas de conversação foi desenvolvida e disponibilizada para ajudar o mediador na condução da conversação entre os aprendizes de um curso do ambiente AulaNet. Atualmente, a aplicação usada no ambiente AulaNet é o Mediated Chat 1.0, uma instanciação do Framework Canais de Comunicação que foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio em 2000. O Mediated Chat 2.0 é uma instanciação deste mesmo framework. Para avaliar a aplicação desenvolvida foram realizados debates no curso TIAE 2002.2 onde pôde-se experimentar e comparar as duas ferramentas: Mediated Chat 1.0 e 2.0. As sessões de debate foram analisadas buscando avaliar se os mediadores conseguiram aplicar de forma satisfatória a dinâmica elaborada para os debates com a ferramenta Mediated Chat 2.0. O Mediated Chat 2.0 será incorporado ao software AulaNet.It is difficult to coordinate participants simultaneously interacting and generating ideas in a textual chat session. During several editions of ITAE course - Information Technologies Applied to Education - the following difficulties were perceived by the mediators: ensure participation from all users, keep the focus of the conversation and the flow of the chat. This research investigates the use of conversation techniques to facilitate the dynamics of textual chats. A tool (Mediated Chat 2.0) implementing those techniques was developed and made available to help mediators conduct chat sessions in a course using the AulaNet environment. Currently, the standard application used in the AulaNet environment is the Mediated Chat 1.0, an instance of the Communication Channels Framework developed in the Software Engineering Laboratory at PUC-Rio in 2000. The Mediated Chat 2.0 is an instance of the same framework. To evaluate the developed application, chats had been carried out in ITAE 2002.2 where both Mediated Chat 1.0 and 2.0 were used and compared. The chat sessions had been analyzed to evaluate whether the mediators managed to successfully apply the dynamics supported by the Mediated Chat 2.0. The Mediated Chat 2.0 will be incorporated into the AulaNet software.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:44:58ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.pt.fl_str_mv |
APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
APPLYING CONVERSATION TECHNIQUES TO FACILITATE TEXTUAL CHAT IN THE AULANET ENVIRONMENT |
title |
APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET |
spellingShingle |
APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET JULIANA LUCAS DE REZENDE |
title_short |
APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET |
title_full |
APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET |
title_fullStr |
APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET |
title_full_unstemmed |
APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET |
title_sort |
APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET |
dc.creator.ID.none.fl_str_mv |
|
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
JULIANA LUCAS DE REZENDE |
author_facet |
JULIANA LUCAS DE REZENDE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
HUGO FUKS |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
60654996768 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1734032782594771 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
HUGO FUKS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JULIANA LUCAS DE REZENDE |
contributor_str_mv |
HUGO FUKS HUGO FUKS GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA |
description |
A coordenação de vários participantes interagindo simultaneamente em uma sessão de bate-papo é difícil, devido ao grande volume de idéias geradas e à variedade de assuntos, que podem ser paralelos ou até não relacionados. Durante várias edições do curso TIAE - Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação - as seguintes dificuldades foram percebidas repetidamente pelos mediadores no debate: estimular a participação de todos, manter o foco da conversação e manter o ritmo do debate. Esta pesquisa investiga o uso de técnicas para facilitar a dinâmica dos debates. Uma ferramenta de bate- papo (Mediated Chat 2.0) implementando técnicas de conversação foi desenvolvida e disponibilizada para ajudar o mediador na condução da conversação entre os aprendizes de um curso do ambiente AulaNet. Atualmente, a aplicação usada no ambiente AulaNet é o Mediated Chat 1.0, uma instanciação do Framework Canais de Comunicação que foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio em 2000. O Mediated Chat 2.0 é uma instanciação deste mesmo framework. Para avaliar a aplicação desenvolvida foram realizados debates no curso TIAE 2002.2 onde pôde-se experimentar e comparar as duas ferramentas: Mediated Chat 1.0 e 2.0. As sessões de debate foram analisadas buscando avaliar se os mediadores conseguiram aplicar de forma satisfatória a dinâmica elaborada para os debates com a ferramenta Mediated Chat 2.0. O Mediated Chat 2.0 será incorporado ao software AulaNet. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003-03-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM INFORMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626285202636800 |