APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: JULIANA LUCAS DE REZENDE
Orientador(a): HUGO FUKS lattes
Banca de defesa: HUGO FUKS, GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS, CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM INFORMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@2
Resumo: A coordenação de vários participantes interagindo simultaneamente em uma sessão de bate-papo é difícil, devido ao grande volume de idéias geradas e à variedade de assuntos, que podem ser paralelos ou até não relacionados. Durante várias edições do curso TIAE - Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação - as seguintes dificuldades foram percebidas repetidamente pelos mediadores no debate: estimular a participação de todos, manter o foco da conversação e manter o ritmo do debate. Esta pesquisa investiga o uso de técnicas para facilitar a dinâmica dos debates. Uma ferramenta de bate- papo (Mediated Chat 2.0) implementando técnicas de conversação foi desenvolvida e disponibilizada para ajudar o mediador na condução da conversação entre os aprendizes de um curso do ambiente AulaNet. Atualmente, a aplicação usada no ambiente AulaNet é o Mediated Chat 1.0, uma instanciação do Framework Canais de Comunicação que foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio em 2000. O Mediated Chat 2.0 é uma instanciação deste mesmo framework. Para avaliar a aplicação desenvolvida foram realizados debates no curso TIAE 2002.2 onde pôde-se experimentar e comparar as duas ferramentas: Mediated Chat 1.0 e 2.0. As sessões de debate foram analisadas buscando avaliar se os mediadores conseguiram aplicar de forma satisfatória a dinâmica elaborada para os debates com a ferramenta Mediated Chat 2.0. O Mediated Chat 2.0 será incorporado ao software AulaNet.
id PUC_RIO-1_a759539e9c4d2b1340bb108bfe335de1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4298
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET APPLYING CONVERSATION TECHNIQUES TO FACILITATE TEXTUAL CHAT IN THE AULANET ENVIRONMENT 2003-03-20HUGO FUKS60654996768lattes.cnpq.br/1734032782594771HUGO FUKSGILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOSGILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOSCARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENACARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENAJULIANA LUCAS DE REZENDEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRA coordenação de vários participantes interagindo simultaneamente em uma sessão de bate-papo é difícil, devido ao grande volume de idéias geradas e à variedade de assuntos, que podem ser paralelos ou até não relacionados. Durante várias edições do curso TIAE - Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação - as seguintes dificuldades foram percebidas repetidamente pelos mediadores no debate: estimular a participação de todos, manter o foco da conversação e manter o ritmo do debate. Esta pesquisa investiga o uso de técnicas para facilitar a dinâmica dos debates. Uma ferramenta de bate- papo (Mediated Chat 2.0) implementando técnicas de conversação foi desenvolvida e disponibilizada para ajudar o mediador na condução da conversação entre os aprendizes de um curso do ambiente AulaNet. Atualmente, a aplicação usada no ambiente AulaNet é o Mediated Chat 1.0, uma instanciação do Framework Canais de Comunicação que foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio em 2000. O Mediated Chat 2.0 é uma instanciação deste mesmo framework. Para avaliar a aplicação desenvolvida foram realizados debates no curso TIAE 2002.2 onde pôde-se experimentar e comparar as duas ferramentas: Mediated Chat 1.0 e 2.0. As sessões de debate foram analisadas buscando avaliar se os mediadores conseguiram aplicar de forma satisfatória a dinâmica elaborada para os debates com a ferramenta Mediated Chat 2.0. O Mediated Chat 2.0 será incorporado ao software AulaNet.It is difficult to coordinate participants simultaneously interacting and generating ideas in a textual chat session. During several editions of ITAE course - Information Technologies Applied to Education - the following difficulties were perceived by the mediators: ensure participation from all users, keep the focus of the conversation and the flow of the chat. This research investigates the use of conversation techniques to facilitate the dynamics of textual chats. A tool (Mediated Chat 2.0) implementing those techniques was developed and made available to help mediators conduct chat sessions in a course using the AulaNet environment. Currently, the standard application used in the AulaNet environment is the Mediated Chat 1.0, an instance of the Communication Channels Framework developed in the Software Engineering Laboratory at PUC-Rio in 2000. The Mediated Chat 2.0 is an instance of the same framework. To evaluate the developed application, chats had been carried out in ITAE 2002.2 where both Mediated Chat 1.0 and 2.0 were used and compared. The chat sessions had been analyzed to evaluate whether the mediators managed to successfully apply the dynamics supported by the Mediated Chat 2.0. The Mediated Chat 2.0 will be incorporated into the AulaNet software.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:44:58ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET
dc.title.alternative.en.fl_str_mv APPLYING CONVERSATION TECHNIQUES TO FACILITATE TEXTUAL CHAT IN THE AULANET ENVIRONMENT
title APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET
spellingShingle APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET
JULIANA LUCAS DE REZENDE
title_short APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET
title_full APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET
title_fullStr APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET
title_full_unstemmed APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET
title_sort APLICANDO TÉCNICAS DE CONVERSAÇÃO PARA FACILITAÇÃO DE DEBATES NO AMBIENTE AULANET
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author JULIANA LUCAS DE REZENDE
author_facet JULIANA LUCAS DE REZENDE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv HUGO FUKS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 60654996768
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1734032782594771
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HUGO FUKS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
dc.contributor.author.fl_str_mv JULIANA LUCAS DE REZENDE
contributor_str_mv HUGO FUKS
HUGO FUKS
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
GILDA HELENA BERNARDINO DE CAMPOS
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA
description A coordenação de vários participantes interagindo simultaneamente em uma sessão de bate-papo é difícil, devido ao grande volume de idéias geradas e à variedade de assuntos, que podem ser paralelos ou até não relacionados. Durante várias edições do curso TIAE - Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação - as seguintes dificuldades foram percebidas repetidamente pelos mediadores no debate: estimular a participação de todos, manter o foco da conversação e manter o ritmo do debate. Esta pesquisa investiga o uso de técnicas para facilitar a dinâmica dos debates. Uma ferramenta de bate- papo (Mediated Chat 2.0) implementando técnicas de conversação foi desenvolvida e disponibilizada para ajudar o mediador na condução da conversação entre os aprendizes de um curso do ambiente AulaNet. Atualmente, a aplicação usada no ambiente AulaNet é o Mediated Chat 1.0, uma instanciação do Framework Canais de Comunicação que foi desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio em 2000. O Mediated Chat 2.0 é uma instanciação deste mesmo framework. Para avaliar a aplicação desenvolvida foram realizados debates no curso TIAE 2002.2 onde pôde-se experimentar e comparar as duas ferramentas: Mediated Chat 1.0 e 2.0. As sessões de debate foram analisadas buscando avaliar se os mediadores conseguiram aplicar de forma satisfatória a dinâmica elaborada para os debates com a ferramenta Mediated Chat 2.0. O Mediated Chat 2.0 será incorporado ao software AulaNet.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4298@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM INFORMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626285202636800