AN EXPERIENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION: BUILDING SOCIAL-ENVIRONMENTAL VALUES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: ROOSEVELT FIDELES DE SOUZA
Orientador(a): DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA lattes
Banca de defesa: DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA, JOSAFA CARLOS DE SIQUEIRA, MARIA APARECIDA BARBOSA MARQUES
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM SERVIÇO SOCIAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@2
Resumo: Este estudo teve como motivação inicial a experiência profissional do autor,como educador e geógrafo, atuando na iniciativa denominada Projeto de Educação Ambiental com Crianças de Escolas públicas, que vem sendo realizada no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1998. Este projeto foi desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA/PUC-Rio, com o objetivo de integrar as escolas públicas com a Universidade, através de aulas de Educação Ambiental, tendo como meta a formação de valores ético-ambientais para o exercício da cidadania das futuras gerações. Baseado nesta experiência de projeto social, que visa atender às crianças mais carentes que estudam nas escolas públicas no bairro da Gávea e moradoras das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Parque da Cidade e Cruzada São Sebastião, localizadas próximas ao campus da PUC-Rio, são apresentadas aqui as reflexões e potencialidades de transformação social do Projeto de Educação Ambiental com Crianças de Escolas Públicas. A análise deste Projeto, enquanto um modelo que visa responder aos atuais apelos da recente Lei Federal de Educação Ambiental e da Lei Estadual, sobretudo no que se refere a sua dimensão não-formal, constitui o escopo desta dissertação. Em outras palavras, este trabalho avalia as ações e práticas educativas voltadas para a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais, com a participação e parceria de escolas, Universidade e empresas, e das transformações processadas com valores éticos presentes na relação do homem com o seu meio ambiente, através de um projeto de Educação Ambiental, realizado junto às crianças e adolescentes estudantes da rede pública de educação no Estado do Rio de Janeiro.
id PUC_RIO-1_ae022b2aa6883466a0a79526bee9e5a4
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4302
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAN EXPERIENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION: BUILDING SOCIAL-ENVIRONMENTAL VALUESUMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE VALORES SOCIOAMBIENTAIS2003-08-11DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA78402867804lattes.cnpq.br/1972001692976289DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA78402867804lattes.cnpq.br/1972001692976289DENISE PINI ROSALEM DA FONSECAJOSAFA CARLOS DE SIQUEIRAMARIA APARECIDA BARBOSA MARQUESDENISE PINI ROSALEM DA FONSECAROOSEVELT FIDELES DE SOUZAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM SERVIÇO SOCIALPUC-RioBREste estudo teve como motivação inicial a experiência profissional do autor,como educador e geógrafo, atuando na iniciativa denominada Projeto de Educação Ambiental com Crianças de Escolas públicas, que vem sendo realizada no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1998. Este projeto foi desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA/PUC-Rio, com o objetivo de integrar as escolas públicas com a Universidade, através de aulas de Educação Ambiental, tendo como meta a formação de valores ético-ambientais para o exercício da cidadania das futuras gerações. Baseado nesta experiência de projeto social, que visa atender às crianças mais carentes que estudam nas escolas públicas no bairro da Gávea e moradoras das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Parque da Cidade e Cruzada São Sebastião, localizadas próximas ao campus da PUC-Rio, são apresentadas aqui as reflexões e potencialidades de transformação social do Projeto de Educação Ambiental com Crianças de Escolas Públicas. A análise deste Projeto, enquanto um modelo que visa responder aos atuais apelos da recente Lei Federal de Educação Ambiental e da Lei Estadual, sobretudo no que se refere a sua dimensão não-formal, constitui o escopo desta dissertação. Em outras palavras, este trabalho avalia as ações e práticas educativas voltadas para a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais, com a participação e parceria de escolas, Universidade e empresas, e das transformações processadas com valores éticos presentes na relação do homem com o seu meio ambiente, através de um projeto de Educação Ambiental, realizado junto às crianças e adolescentes estudantes da rede pública de educação no Estado do Rio de Janeiro.This research was motivated by the author s professional experience, as a Geography teacher, working as a member of the team responsible for the Project of Environmental Education for Public School Children, which has been taking place within the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro campus since 1998. This project was developed by the Interdisciplinary Center for the Environment - NIMA/PUC-Rio to promote the integration of the public schools with the university,throughout Environmental Education classes. The goal of the project is to develop ethical-environmental values for the exercise of future generations citizenship. The purpose of this initiative is to serve the poor children, who attend classes of the public schools of Gávea, Rocinha, Vidigal, Parque da Cidade e Cruzada de São Sebastião neighborhoods, located near by PUC- Rio campus. Based on this experience, the author describes the perspectives for social change of the Project of Environmental Education for Public School Children. The core subject of this dissertation is an analysis of this project, taken as a model response to the determinations of the recent Federal and State Laws for environmental education, with emphasis on non-formal education. In other words, this essay describes the educational actions and practices designed to wake up collective sensibility towards environmental issues, relying on the partner ship established by schools with universities and companies. This dissertation is concerned with the ethical valves which comes out of the relation ship between mankind and its surrounding nature and the transformations that can be accomplished by an Environmental Education Project such as this one offered to the children of the public education system of the State of Rio de Janeiro.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:44:58ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.en.fl_str_mv AN EXPERIENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION: BUILDING SOCIAL-ENVIRONMENTAL VALUES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE VALORES SOCIOAMBIENTAIS
title AN EXPERIENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION: BUILDING SOCIAL-ENVIRONMENTAL VALUES
spellingShingle AN EXPERIENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION: BUILDING SOCIAL-ENVIRONMENTAL VALUES
ROOSEVELT FIDELES DE SOUZA
title_short AN EXPERIENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION: BUILDING SOCIAL-ENVIRONMENTAL VALUES
title_full AN EXPERIENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION: BUILDING SOCIAL-ENVIRONMENTAL VALUES
title_fullStr AN EXPERIENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION: BUILDING SOCIAL-ENVIRONMENTAL VALUES
title_full_unstemmed AN EXPERIENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION: BUILDING SOCIAL-ENVIRONMENTAL VALUES
title_sort AN EXPERIENCE ON ENVIRONMENTAL EDUCATION: BUILDING SOCIAL-ENVIRONMENTAL VALUES
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ROOSEVELT FIDELES DE SOUZA
author_facet ROOSEVELT FIDELES DE SOUZA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 78402867804
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 78402867804
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1972001692976289
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1972001692976289
dc.contributor.referee1.fl_str_mv DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOSAFA CARLOS DE SIQUEIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIA APARECIDA BARBOSA MARQUES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA
dc.contributor.author.fl_str_mv ROOSEVELT FIDELES DE SOUZA
contributor_str_mv DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA
DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA
DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA
JOSAFA CARLOS DE SIQUEIRA
MARIA APARECIDA BARBOSA MARQUES
DENISE PINI ROSALEM DA FONSECA
description Este estudo teve como motivação inicial a experiência profissional do autor,como educador e geógrafo, atuando na iniciativa denominada Projeto de Educação Ambiental com Crianças de Escolas públicas, que vem sendo realizada no campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1998. Este projeto foi desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente - NIMA/PUC-Rio, com o objetivo de integrar as escolas públicas com a Universidade, através de aulas de Educação Ambiental, tendo como meta a formação de valores ético-ambientais para o exercício da cidadania das futuras gerações. Baseado nesta experiência de projeto social, que visa atender às crianças mais carentes que estudam nas escolas públicas no bairro da Gávea e moradoras das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Parque da Cidade e Cruzada São Sebastião, localizadas próximas ao campus da PUC-Rio, são apresentadas aqui as reflexões e potencialidades de transformação social do Projeto de Educação Ambiental com Crianças de Escolas Públicas. A análise deste Projeto, enquanto um modelo que visa responder aos atuais apelos da recente Lei Federal de Educação Ambiental e da Lei Estadual, sobretudo no que se refere a sua dimensão não-formal, constitui o escopo desta dissertação. Em outras palavras, este trabalho avalia as ações e práticas educativas voltadas para a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais, com a participação e parceria de escolas, Universidade e empresas, e das transformações processadas com valores éticos presentes na relação do homem com o seu meio ambiente, através de um projeto de Educação Ambiental, realizado junto às crianças e adolescentes estudantes da rede pública de educação no Estado do Rio de Janeiro.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4302@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM SERVIÇO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626285211025408