ESTIMATING FREIGHT VEHICLES O-D MATRICES FROM TRAFFIC COUNTS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
|
Programa de Pós-Graduação: |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32423@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32423@2 |
Resumo: | Com o crescimento das indústrias e a competitividade entre os mercados o transporte de cargas urbano tem-se considerado fundamental para a economia, mas a importância de sua relação direta com a vida das pessoas nas cidades tem ocasionado que exista maior congestionamento nas regiões centrais. É, por isso, que é importante ter o conhecimento sobre o deslocamento das cargas urbanas dentro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – RMRJ. Este trabalho trata de estimar matrizes origem destino (O-D) a partir de contagens de fluxos observadas na rede. Estas contagens foram realizadas para dois tipos de horários considerados importantes por motivo de restrições de circulação, sendo estes o pico da manhã (7:00 às 8:00) e pico da tarde (17:30 às 18:30). Após fazer uma revisão bibliográfica sobre o assunto, o trabalho define entre os métodos conhecidos o que foi considerado mais adequado para a estimativa da matriz OD. Decidiu-se pelo método desenvolvido por Nielsen (1998) denominado como Método de Caminho Único - SPME. O Método foi aplicado na rede viária do plano diretor de transportes urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU-RMRJ), usando o software TransCAD. |
id |
PUC_RIO-1_aea7d399efa45e4952ab7a2c6d73a048 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:32423 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESTIMATING FREIGHT VEHICLES O-D MATRICES FROM TRAFFIC COUNTS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO ESTIMAÇÃO DE MATRIZES ORIGEM DESTINO (O-D) A PARTIR DA CONTAGEM DE TRÁFEGO PARA VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE CARGA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - RMRJ 2016-01-18JOSE EUGENIO LEAL27261859400lattes.cnpq.br/5535161949639969JOSE EUGENIO LEALORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIORNELIO DOMINGUES PIZZOLATO06224532702lattes.cnpq.br/3144694131383879ANGELICA JUDITH SILVA RICAURTEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRCom o crescimento das indústrias e a competitividade entre os mercados o transporte de cargas urbano tem-se considerado fundamental para a economia, mas a importância de sua relação direta com a vida das pessoas nas cidades tem ocasionado que exista maior congestionamento nas regiões centrais. É, por isso, que é importante ter o conhecimento sobre o deslocamento das cargas urbanas dentro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – RMRJ. Este trabalho trata de estimar matrizes origem destino (O-D) a partir de contagens de fluxos observadas na rede. Estas contagens foram realizadas para dois tipos de horários considerados importantes por motivo de restrições de circulação, sendo estes o pico da manhã (7:00 às 8:00) e pico da tarde (17:30 às 18:30). Após fazer uma revisão bibliográfica sobre o assunto, o trabalho define entre os métodos conhecidos o que foi considerado mais adequado para a estimativa da matriz OD. Decidiu-se pelo método desenvolvido por Nielsen (1998) denominado como Método de Caminho Único - SPME. O Método foi aplicado na rede viária do plano diretor de transportes urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU-RMRJ), usando o software TransCAD.With the growth of industries and competitiveness between markets, the urban freight transport has been considered fundamental for the economy, but the importance of their direct relationship to the lives of people in cities has resulted in more congestion in the central regions. It is therefore important to have knowledge about the movement of urban freight inside the Metropolitan Area of Rio de Janeiro - MARJ. This work try to estimate origin destination matrices (O-D) from flows observed on the network. These counts were done for two types of times considered important for reasons of traffic restrictions, which are the peak of the morning (7:00 - 8:00) and late peak (17:30 - 18:30). After doing a literature review on the issue, the work defines between the known methods the one that was considered most appropriate for the estimation of O-D matrix. Decided for the method developed by Nielsen (1998) termed as Single Path Matrix Estimation - SPME. The method was applied to the road network of the master plan of the urban transport in the Metropolitan Area of Rio de Janeiro (PDTU-RMRJ), using software TransCAD.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32423@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32423@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:46:13ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.en.fl_str_mv |
ESTIMATING FREIGHT VEHICLES O-D MATRICES FROM TRAFFIC COUNTS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
ESTIMAÇÃO DE MATRIZES ORIGEM DESTINO (O-D) A PARTIR DA CONTAGEM DE TRÁFEGO PARA VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE CARGA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO - RMRJ |
title |
ESTIMATING FREIGHT VEHICLES O-D MATRICES FROM TRAFFIC COUNTS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO |
spellingShingle |
ESTIMATING FREIGHT VEHICLES O-D MATRICES FROM TRAFFIC COUNTS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO ANGELICA JUDITH SILVA RICAURTE |
title_short |
ESTIMATING FREIGHT VEHICLES O-D MATRICES FROM TRAFFIC COUNTS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO |
title_full |
ESTIMATING FREIGHT VEHICLES O-D MATRICES FROM TRAFFIC COUNTS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO |
title_fullStr |
ESTIMATING FREIGHT VEHICLES O-D MATRICES FROM TRAFFIC COUNTS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO |
title_full_unstemmed |
ESTIMATING FREIGHT VEHICLES O-D MATRICES FROM TRAFFIC COUNTS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO |
title_sort |
ESTIMATING FREIGHT VEHICLES O-D MATRICES FROM TRAFFIC COUNTS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO |
author |
ANGELICA JUDITH SILVA RICAURTE |
author_facet |
ANGELICA JUDITH SILVA RICAURTE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JOSE EUGENIO LEAL |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
27261859400 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5535161949639969 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JOSE EUGENIO LEAL |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
06224532702 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3144694131383879 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANGELICA JUDITH SILVA RICAURTE |
contributor_str_mv |
JOSE EUGENIO LEAL JOSE EUGENIO LEAL ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR ORIVALDE SOARES DA SILVA JÚNIOR NELIO DOMINGUES PIZZOLATO |
description |
Com o crescimento das indústrias e a competitividade entre os mercados o transporte de cargas urbano tem-se considerado fundamental para a economia, mas a importância de sua relação direta com a vida das pessoas nas cidades tem ocasionado que exista maior congestionamento nas regiões centrais. É, por isso, que é importante ter o conhecimento sobre o deslocamento das cargas urbanas dentro da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – RMRJ. Este trabalho trata de estimar matrizes origem destino (O-D) a partir de contagens de fluxos observadas na rede. Estas contagens foram realizadas para dois tipos de horários considerados importantes por motivo de restrições de circulação, sendo estes o pico da manhã (7:00 às 8:00) e pico da tarde (17:30 às 18:30). Após fazer uma revisão bibliográfica sobre o assunto, o trabalho define entre os métodos conhecidos o que foi considerado mais adequado para a estimativa da matriz OD. Decidiu-se pelo método desenvolvido por Nielsen (1998) denominado como Método de Caminho Único - SPME. O Método foi aplicado na rede viária do plano diretor de transportes urbanos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU-RMRJ), usando o software TransCAD. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32423@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32423@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32423@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32423@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1776626335640190976 |