DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: CRISTINA PORTUGAL lattes
Orientador(a): RITA MARIA DE SOUZA COUTO lattes
Banca de defesa: RITA MARIA DE SOUZA COUTO, DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES, DENISE BERRUEZO PORTINARI, FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM DESIGN
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@4
Resumo: Esta tese refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, por meio de um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação. Buscou-se através de métodos e técnicas de Design identificar de que maneira esta área de conhecimento pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, na configuração de materiais pedagógicos, bem como potencializar o processo de aquisição de conhecimento. A pesquisa teve por fio condutor o Multi-Trilhas, objeto de estudo desta tese, que é um jogo para auxiliar a aquisição de segunda língua por crianças surdas. Este jogo foi desenvolvido à luz de métodos e técnicas de Design, no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro. Por meio da articulação de idéias de autores que fundamentam esta pesquisa, foram trabalhadas questões relacionadas a novas tecnologias, cultura visual, cultura em geral, imagem, linguagem e construção de significados, aspectos considerados relevantes para campo do Design de forma geral e para subsidiar a conceituação da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, bem como foram realizados estudos sobre pesquisas de mestrado e de doutorado que tratam do Design na Educação, enfocando, entre outros aspectos, questões de ensino-aprendizagem; jogo, linguagem e práticas pedagógicas visuais. A presente investigação estabelece uma proposta de modelo conceitual de ação pedagógica e uma metodologia para a execução de projetos no âmbito da linha de pesquisa Design em Situações de Ensino-aprendizagem. A pesquisa visa, também, contribuir para o planejamento de materiais educacionais que considerem as especificidades educacionais, seu diálogo e trânsito com a realidade circundante, objetivando o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem mais produtivos e interativos.
id PUC_RIO-1_b50f3934bc0fae1a4795962ecaa29038
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:15457
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINARDESIGN IN SITUATIONS OF TEACHING AND LEARNING: AN INTERDISCIPLINARY DIALOGUEDISEÑO EN SITUACIONES DE ENSEÑANZA Y DE APRENDIZAJE: POR MEDIO DE UN DIÁLOGO ENTRE DISEÑO Y EDUCACIÓN2009-12-14RITA MARIA DE SOUZA COUTO00498488706lattes.cnpq.br/5874218092323774JUAN CARLOS ARANO GISBERTRITA MARIA DE SOUZA COUTODANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUESDANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUESDENISE BERRUEZO PORTINARIFLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIROlattes.cnpq.br/4559013787719392CRISTINA PORTUGALPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta tese refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, por meio de um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação. Buscou-se através de métodos e técnicas de Design identificar de que maneira esta área de conhecimento pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, na configuração de materiais pedagógicos, bem como potencializar o processo de aquisição de conhecimento. A pesquisa teve por fio condutor o Multi-Trilhas, objeto de estudo desta tese, que é um jogo para auxiliar a aquisição de segunda língua por crianças surdas. Este jogo foi desenvolvido à luz de métodos e técnicas de Design, no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro. Por meio da articulação de idéias de autores que fundamentam esta pesquisa, foram trabalhadas questões relacionadas a novas tecnologias, cultura visual, cultura em geral, imagem, linguagem e construção de significados, aspectos considerados relevantes para campo do Design de forma geral e para subsidiar a conceituação da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, bem como foram realizados estudos sobre pesquisas de mestrado e de doutorado que tratam do Design na Educação, enfocando, entre outros aspectos, questões de ensino-aprendizagem; jogo, linguagem e práticas pedagógicas visuais. A presente investigação estabelece uma proposta de modelo conceitual de ação pedagógica e uma metodologia para a execução de projetos no âmbito da linha de pesquisa Design em Situações de Ensino-aprendizagem. A pesquisa visa, também, contribuir para o planejamento de materiais educacionais que considerem as especificidades educacionais, seu diálogo e trânsito com a realidade circundante, objetivando o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem mais produtivos e interativos.This thesis refers to the study, research and theoretical line of research Design in Situations of Teaching and Learning through an interdisciplinary dialogue between Design and Education. Through methods and techniques of design it was sought to identify how this area of knowledge can participate in the processes of teaching and learning at the setting of learning materials and enhance the process of acquiring knowledge. The study was guided by the Multi-Tracks, subject of this thesis, which is a game to help the acquisition of a second language by deaf children. This game was developed in the light of methods and techniques of Design, under the Interdisciplinary Laboratory for Design / Education - LIDE, Catholic University of Rio de Janeiro - PUC-Rio, in partnership with the National Institute of Education for the Deaf in Rio de Janeiro - INES / RJ. Through the articulation of ideas of authors who support this research we worked issues related to new technologies, visual culture, culture in general, image, language and meaning making, relevant aspects for the design field in general and to subsidize conceptualization of the line of research Design in Situations of Teaching and Learning, and studies were performed on research at the level of Mastership and Doctorate dealing with Design in Education, focusing among other things, issues of teaching and learning, games, language and visual pedagogic techniques. This research provides a proposal for a conceptual model of pedagogical action and a methodology for the implementation of projects under the line of research Design in Situations of Teaching and Learning. The research also aims to contribute to the planning of educational materials that consider the specific educational traits and their dialogue with the surrounding reality, aiming at developing methods of teaching and learning that are more productive and interactive.Esta tesis se refere al estudio, investigación y construcción del marco teórico de la línea de investigación Diseño en Situaciones de Enseñanza y de Aprendizaje, por medio de un diálogo entre Diseño y Educación. Se buscó a través de los métodos y de las técnicas de Diseño identificar de qué forma esta área de conocimiento puede participar de los procesos de Enseñanza y de Aprendizaje en la configuración de materiales pedagógicos, bien como intensificar el proceso de adquisición de conocimiento. La investigación tuvo por hilo conductor el Multi-Trilhas, objeto de estudio de esta tesis, que es un juego hecho para ayudar la adquisición de la segunda lengua por niños sordos. Este juego fue desarrollado con base en métodos y técnicas de Diseño, en el ámbito del Laboratorio Interdisciplinar de Diseño/Educación de la Pontificia Universidad Católica de Río de Janeiro, Brasil, en sociedad con el Instituto Nacional de Educación de Sordos de Río de Janeiro. Por medio de la articulación de ideas de autores que fundamentan esta investigación, fueron trabajadas cuestiones relacionadas a nuevas tecnologías, cultura visual, cultura en general, imagen, lenguaje y construcción de significados, aspectos considerados relevantes para el campo del Diseño de forma general y para subsidiar la conceptuación de la línea de investigación Diseño en Situaciones de Enseñanza y de Aprendizaje, bien como fueron realizados estudios sobre investigaciones de maestro y de doctorado que tratan del Diseño en la educación, enfocando, entre otros aspectos, cuestiones de Enseñanza y de Aprendizaje; Juego, lenguaje y prácticas pedagógicas visuales. La presente investigación establece una propuesta de modelo conceptual de acción pedagógica e una metodología para la ejecución de proyectos en el ámbito de la línea de investigación Diseño en Situaciones de Enseñanza y de Aprendizaje. La investigación visa, también contribuir para la planificación de materiales educacionales que consideren las especificaciones educacionales, su dialogo y tránsito con la realidad del ambiente, objetivando el desarrollo de procesos de enseñanza y de aprendizaje más productivos e interactivos.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@4porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:17:42ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
dc.title.alternative.en.fl_str_mv DESIGN IN SITUATIONS OF TEACHING AND LEARNING: AN INTERDISCIPLINARY DIALOGUE
dc.title.alternative.es.fl_str_mv DISEÑO EN SITUACIONES DE ENSEÑANZA Y DE APRENDIZAJE: POR MEDIO DE UN DIÁLOGO ENTRE DISEÑO Y EDUCACIÓN
title DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
spellingShingle DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
CRISTINA PORTUGAL
title_short DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
title_full DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
title_fullStr DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
title_full_unstemmed DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
title_sort DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
author CRISTINA PORTUGAL
author_facet CRISTINA PORTUGAL
author_role author
dc.contributor.advisor-co1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00498488706
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5874218092323774
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv JUAN CARLOS ARANO GISBERT
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv DENISE BERRUEZO PORTINARI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4559013787719392
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTINA PORTUGAL
contributor_str_mv RITA MARIA DE SOUZA COUTO
JUAN CARLOS ARANO GISBERT
RITA MARIA DE SOUZA COUTO
DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES
DANIEL WYLLIE LACERDA RODRIGUES
DENISE BERRUEZO PORTINARI
FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
description Esta tese refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, por meio de um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação. Buscou-se através de métodos e técnicas de Design identificar de que maneira esta área de conhecimento pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, na configuração de materiais pedagógicos, bem como potencializar o processo de aquisição de conhecimento. A pesquisa teve por fio condutor o Multi-Trilhas, objeto de estudo desta tese, que é um jogo para auxiliar a aquisição de segunda língua por crianças surdas. Este jogo foi desenvolvido à luz de métodos e técnicas de Design, no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro. Por meio da articulação de idéias de autores que fundamentam esta pesquisa, foram trabalhadas questões relacionadas a novas tecnologias, cultura visual, cultura em geral, imagem, linguagem e construção de significados, aspectos considerados relevantes para campo do Design de forma geral e para subsidiar a conceituação da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, bem como foram realizados estudos sobre pesquisas de mestrado e de doutorado que tratam do Design na Educação, enfocando, entre outros aspectos, questões de ensino-aprendizagem; jogo, linguagem e práticas pedagógicas visuais. A presente investigação estabelece uma proposta de modelo conceitual de ação pedagógica e uma metodologia para a execução de projetos no âmbito da linha de pesquisa Design em Situações de Ensino-aprendizagem. A pesquisa visa, também, contribuir para o planejamento de materiais educacionais que considerem as especificidades educacionais, seu diálogo e trânsito com a realidade circundante, objetivando o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem mais produtivos e interativos.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@4
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457@4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626309885067264