PANIS ET ARS: ARTISTAS E GESTORES NAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: CRISTINA LYRA COUTO DE SOUZA
Orientador(a): MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO lattes
Banca de defesa: PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA, LUIS FERNANDO HOR MEYLL ALVARES, MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO, SÔNIA MARIA RODRIGUES CALADO DIAS, CARLOS OSMAR BERTERO
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17711@1
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Resumo: A crescente importância econômica e social das indústrias criativas - atividades nas quais a criatividade é a essência do negócio, abrangendo toda a produção cultural ou artística – ainda não se refletiu na geração de estudos sobre suas questões gerenciais e organizacionais. Pesquisas nessa área são relevantes, tanto para aplicação prática na orientação dos profissionais, quanto para contribuição em formulações teóricas. Nesse contexto, o objetivo desta tese é entender a produção nas indústrias criativas a partir da perspectiva de seus principais atores - os criadores e os gestores que se relacionam com eles - procurando saber como trabalham, o que desejam, como interagem e que dificuldades enfrentam. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na linha construtivista, baseada em entrevistas em profundidade com criadores autônomos - escritores e artistas visuais - e com os gestores envolvidos em suas atividades. Os resultados da pesquisa sugerem que os criadores possuem uma motivação intrínseca ligada ao exercício da atividade artística em si e que não há necessidade de intervenção em seu processo criativo. Além disso, os gestores dos grupos estudados – editores e galeristas - atuam basicamente como distribuidores ou revendedores, e seu foco de interesse está no produto e não no artista. Eles são gestores do produto, tratando apenas o livro, a tela, a obra. No entanto, os artistas precisam de gestores de carreira, que possam auxiliar na valorização tanto da obra, quanto do criador. A reputação do autor naturalmente valoriza seus produtos. É preciso então construir a marca do artista, principalmente devido ao surgimento das novas mídias, que embora gerem mais oportunidades, apresentam menor potencial em cada canal individualmente. Não interessa ao artista estar apenas na editora ou galeria, pois o exercício de outras atividades e a exposição em diferentes locais o valorizam, e, portanto, é preciso saber onde vale investir para venda e reforço da imagem. Nesse cenário, tornase importante a figura praticamente inexistente hoje no Brasil: o agente – o intermediário que representa os autores e administra suas obras.
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Nesse contexto, o objetivo desta tese é entender a produção nas indústrias criativas a partir da perspectiva de seus principais atores - os criadores e os gestores que se relacionam com eles - procurando saber como trabalham, o que desejam, como interagem e que dificuldades enfrentam. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na linha construtivista, baseada em entrevistas em profundidade com criadores autônomos - escritores e artistas visuais - e com os gestores envolvidos em suas atividades. Os resultados da pesquisa sugerem que os criadores possuem uma motivação intrínseca ligada ao exercício da atividade artística em si e que não há necessidade de intervenção em seu processo criativo. Além disso, os gestores dos grupos estudados – editores e galeristas - atuam basicamente como distribuidores ou revendedores, e seu foco de interesse está no produto e não no artista. Eles são gestores do produto, tratando apenas o livro, a tela, a obra. No entanto, os artistas precisam de gestores de carreira, que possam auxiliar na valorização tanto da obra, quanto do criador. A reputação do autor naturalmente valoriza seus produtos. É preciso então construir a marca do artista, principalmente devido ao surgimento das novas mídias, que embora gerem mais oportunidades, apresentam menor potencial em cada canal individualmente. Não interessa ao artista estar apenas na editora ou galeria, pois o exercício de outras atividades e a exposição em diferentes locais o valorizam, e, portanto, é preciso saber onde vale investir para venda e reforço da imagem. Nesse cenário, tornase importante a figura praticamente inexistente hoje no Brasil: o agente – o intermediário que representa os autores e administra suas obras.The growing economic and social importance of the creative industries - activities in which creativity is the essence of the business, covering the cultural and artistic production - is not yet reflected in the generation of studies on their managerial and organizational issues. Research on this area is important both for practical application in the guidance of industry professionals, and to contribute to theoretical formulations. Therefore, the aim of this thesis is to understand the production in the creative industries from the perspective of its main actors - the creative people and managers that relate to them - looking at how they work, what they want, how they interact and what difficulties they face. A qualitative research in a constructive line was carried out, based on interviews with independent creators - writers and visual artists - and the managers involved in their activities. The survey results suggest that the creators have an intrinsic motivation related to the exercise of artistic activity in itself and there is no need to intervene in their creative process. Moreover, the managers of the groups studied - publishers and gallery owners - basically act as distributors or resellers, and their focus of interest is in the product and not the artist. They are managers of the product, treating only the book, the screen, the works. However, we can see that the artists need a career management, which can help both the appreciation of the work, and the creator. The reputation of the author naturally values its products. We must then build the brand of artist, chiefly due to the emergence of new media, generating more opportunities, but less potential for each channel individually. It is not enough to the artist to be published or exposed in a gallery, for the exercise of other activities and exposure in different places values the author, and so it is necessary to know where it is worth investing for sales and image enhancement. In this scenario, a figure practically nonexistent in Brazil today becomes important: the agent - the intermediate who represents the author and manages his works.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17711@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17711@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T09:21:20ZRepositório InstitucionalPRI
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