A QUESTION-ORIENTED VISUALIZATION RECOMMENDATION SYSTEM FOR DATA EXPLORATION

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: RAUL DE ARAUJO LIMA lattes
Orientador(a): SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA lattes
Banca de defesa: HELIO CORTES VIEIRA LOPES, ALBERTO BARBOSA RAPOSO, SIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSA
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM INFORMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49414@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49414@2
Resumo: O crescimento cada vez mais acelerado da produção de dados e a decorrente necessidade de explorá-los a fim de se obter respostas para as mais variadas perguntas têm promovido o desenvolvimento de ferramentas que visam a facilitar a manipulação e a construção de gráficos. Essas visualizações devem permitir explorar os dados de maneira efetiva, comunicando as informações com precisão e possibilitando um maior ganho de conhecimento. No entanto, construir boas visualizações de dados não é uma tarefa trivial, uma vez que pode requerer um grande número de decisões que, em muitos casos, exigem certa experiência por parte de seu projetista. Visando a facilitar o processo de exploração de conjuntos de dados através da construção de visualizações, nós desenvolvemos a ferramenta VisMaker, que utiliza um conjunto de regras para construir as visualizações consideradas mais apropriadas para um determinado conjunto de variáveis. Além de permitir que o usuário defina visualizações através do mapeamento entre variáveis e dimensões visuais, o VisMaker apresenta recomendações de visualizações organizadas através de perguntas construídas com base nas variáveis selecionadas pelo usuário, objetivando facilitar a compreensão das visualizações recomendadas e auxiliando o processo exploratório. Para a avaliação do Vis- Maker, nós realizamos dois estudos comparando-o com o Voyager 2, uma ferramenta de propósito similar existente na literatura. O primeiro estudo teve foco na resolução de perguntas enquanto que o segundo esteve voltado para a exploração de dados em si. Nós analisamos alguns aspectos da utilização das ferramentas e coletamos os comentários dos participantes, através dos quais pudemos identificar vantagens e desvantagens da abordagem de recomendação que propusemos, levantando possíveis melhorias para esse tipo de ferramenta.
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