AVALIAÇÃO DE LINHA AÉREA COMO UMA OPÇÃO REAL: PROSSEGUIR, EXPANDIR, CONTRAIR OU ABANDONAR?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: ANDRE BARREIRA DA SILVA ROCHA lattes
Orientador(a): ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO lattes
Banca de defesa: WALTER LEE NESS JUNIOR, ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO, ROBERTO MARCOS DA SILVA MONTEZANO
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3708@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3708@2
Resumo: Os modelos de Black & Scholes e binomial para avaliação de opções financeiras dão como resultado prêmios cujo valor aumenta proporcionalmente ao aumento da incerteza do retorno dos ativos subjacentes às opções, medida pelo desvio-padrão. Também na avaliação de empresas, a teoria das opções financeiras pode ser estendida para avaliar as mesmas como opções reais. Este método é adequado quando se analisam ativos de empresas sujeitos a fortes incertezas, situação na qual a flexibilidade das opções adiciona valor considerável aos ativos físicos. Seguindo esta ótica, a pesquisa analisou uma linha aérea internacional de uma empresa de transporte aéreo regular de passageiros. A análise é adequada na medida em que a indústria do transporte aéreo, atualmente em crise, está sujeita a fortes incertezas de receita de passageiros e também de custos como o de combustível. Pela análise por opções reais, a pesquisa demonstrou que a flexibilidade existente acerca das opções de aumentar, reduzir freqüências nos vôos ou até mesmo abandonar as operações, aliada às incertezas de mercado, adiciona valor considerável aos ativos de uma empresa aérea. Assim, avaliar as mesmas apenas baseando-se no método ortodoxo do Valor Presente Líquido num cenário de crise como o atual, constitui-se numa análise incompleta. A pesquisa utilizou uma modelagem discreta no tempo e estado, com a combinação das incertezas de receita e combustível evoluindo segundo uma árvore quadrinomial.
id PUC_RIO-1_d478b35a5b6d28934550ede1e138c13e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:3708
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAVALIAÇÃO DE LINHA AÉREA COMO UMA OPÇÃO REAL: PROSSEGUIR, EXPANDIR, CONTRAIR OU ABANDONAR?VALUATION OF AIRLINE AS A REAL OPTION: TO CONTINUE, TO EXPAND, TO CONTRACT OR TO ABANDON?2003-05-27ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO33201340782lattes.cnpq.br/9228786571948060WALTER LEE NESS JUNIORANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTOROBERTO MARCOS DA SILVA MONTEZANO05159759743lattes.cnpq.br/1639913578860033ANDRE BARREIRA DA SILVA ROCHAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBROs modelos de Black & Scholes e binomial para avaliação de opções financeiras dão como resultado prêmios cujo valor aumenta proporcionalmente ao aumento da incerteza do retorno dos ativos subjacentes às opções, medida pelo desvio-padrão. Também na avaliação de empresas, a teoria das opções financeiras pode ser estendida para avaliar as mesmas como opções reais. Este método é adequado quando se analisam ativos de empresas sujeitos a fortes incertezas, situação na qual a flexibilidade das opções adiciona valor considerável aos ativos físicos. Seguindo esta ótica, a pesquisa analisou uma linha aérea internacional de uma empresa de transporte aéreo regular de passageiros. A análise é adequada na medida em que a indústria do transporte aéreo, atualmente em crise, está sujeita a fortes incertezas de receita de passageiros e também de custos como o de combustível. Pela análise por opções reais, a pesquisa demonstrou que a flexibilidade existente acerca das opções de aumentar, reduzir freqüências nos vôos ou até mesmo abandonar as operações, aliada às incertezas de mercado, adiciona valor considerável aos ativos de uma empresa aérea. Assim, avaliar as mesmas apenas baseando-se no método ortodoxo do Valor Presente Líquido num cenário de crise como o atual, constitui-se numa análise incompleta. A pesquisa utilizou uma modelagem discreta no tempo e estado, com a combinação das incertezas de receita e combustível evoluindo segundo uma árvore quadrinomial.The Black & Scholes and the binomial models for financial options valuation give, as a result, premiums whose value increases proportionally to the increase of the degree of uncertainty about the return of the underlying assets, as measured by the standard deviation. When companies are valuated, financial options theory can be extended to valuate them as real options. This method is adequate when analysing company assets subjected to great uncertainty, in which the options flexibility adds considerable value to the physical assets. In this context, this research shows the analysis of an international airline of a regular passenger air transport company. The analysis is adequate as long as the air transport industry, nowadays in crisis, is subjected to strong uncertainties like passenger revenue and fuel costs. Through the real options analysis, the research showed that the flexibility given by the options of increasing or decreasing flights frequencies, and even of abandoning operations, together with the Market uncertainties, adds considerable value to the assets of an air carrier. In this sense, valuating them only according to the orthodox method of the Net Present Value in a scenario of crisis as nowadays, is an incomplete analysis. The study was based on a discrete time and discrete state model, combining the evolution of revenue and fuel cost uncertainties according to a quadrinomial decision tree.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3708@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3708@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:44:51ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE LINHA AÉREA COMO UMA OPÇÃO REAL: PROSSEGUIR, EXPANDIR, CONTRAIR OU ABANDONAR?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv VALUATION OF AIRLINE AS A REAL OPTION: TO CONTINUE, TO EXPAND, TO CONTRACT OR TO ABANDON?
title AVALIAÇÃO DE LINHA AÉREA COMO UMA OPÇÃO REAL: PROSSEGUIR, EXPANDIR, CONTRAIR OU ABANDONAR?
spellingShingle AVALIAÇÃO DE LINHA AÉREA COMO UMA OPÇÃO REAL: PROSSEGUIR, EXPANDIR, CONTRAIR OU ABANDONAR?
ANDRE BARREIRA DA SILVA ROCHA
title_short AVALIAÇÃO DE LINHA AÉREA COMO UMA OPÇÃO REAL: PROSSEGUIR, EXPANDIR, CONTRAIR OU ABANDONAR?
title_full AVALIAÇÃO DE LINHA AÉREA COMO UMA OPÇÃO REAL: PROSSEGUIR, EXPANDIR, CONTRAIR OU ABANDONAR?
title_fullStr AVALIAÇÃO DE LINHA AÉREA COMO UMA OPÇÃO REAL: PROSSEGUIR, EXPANDIR, CONTRAIR OU ABANDONAR?
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE LINHA AÉREA COMO UMA OPÇÃO REAL: PROSSEGUIR, EXPANDIR, CONTRAIR OU ABANDONAR?
title_sort AVALIAÇÃO DE LINHA AÉREA COMO UMA OPÇÃO REAL: PROSSEGUIR, EXPANDIR, CONTRAIR OU ABANDONAR?
author ANDRE BARREIRA DA SILVA ROCHA
author_facet ANDRE BARREIRA DA SILVA ROCHA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 33201340782
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9228786571948060
dc.contributor.referee1.fl_str_mv WALTER LEE NESS JUNIOR
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ROBERTO MARCOS DA SILVA MONTEZANO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05159759743
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1639913578860033
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRE BARREIRA DA SILVA ROCHA
contributor_str_mv ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO
WALTER LEE NESS JUNIOR
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO
ROBERTO MARCOS DA SILVA MONTEZANO
description Os modelos de Black & Scholes e binomial para avaliação de opções financeiras dão como resultado prêmios cujo valor aumenta proporcionalmente ao aumento da incerteza do retorno dos ativos subjacentes às opções, medida pelo desvio-padrão. Também na avaliação de empresas, a teoria das opções financeiras pode ser estendida para avaliar as mesmas como opções reais. Este método é adequado quando se analisam ativos de empresas sujeitos a fortes incertezas, situação na qual a flexibilidade das opções adiciona valor considerável aos ativos físicos. Seguindo esta ótica, a pesquisa analisou uma linha aérea internacional de uma empresa de transporte aéreo regular de passageiros. A análise é adequada na medida em que a indústria do transporte aéreo, atualmente em crise, está sujeita a fortes incertezas de receita de passageiros e também de custos como o de combustível. Pela análise por opções reais, a pesquisa demonstrou que a flexibilidade existente acerca das opções de aumentar, reduzir freqüências nos vôos ou até mesmo abandonar as operações, aliada às incertezas de mercado, adiciona valor considerável aos ativos de uma empresa aérea. Assim, avaliar as mesmas apenas baseando-se no método ortodoxo do Valor Presente Líquido num cenário de crise como o atual, constitui-se numa análise incompleta. A pesquisa utilizou uma modelagem discreta no tempo e estado, com a combinação das incertezas de receita e combustível evoluindo segundo uma árvore quadrinomial.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3708@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3708@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3708@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3708@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626283436834816