O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2002
Autor(a) principal: SILVINA ANA RAMAL
Orientador(a): JORGE FERREIRA DA SILVA lattes
Banca de defesa: PATRICIA AMELIA TOMEI, JORGE FERREIRA DA SILVA, LUIZ FERNANDO KLEIN
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Programa de Pós-Graduação: PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@2
Resumo: O ambiente dinâmico e em constante mudança exige que as empresas sejam cada vez mais rápidas para responder eficazmente aos desafios. A estratégia empresarial hoje se preocupa em olhar para dentro da empresa, e verificar se ela tem condições de mover-se rapidamente pra aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. A aprendizagem organizacional e a criação de conhecimento são determinantes para o sucesso da empresa nesse novo ambiente. O presente estudo define doze fatores-chave que podem estimular a aprendizagem e a criação de conhecimento dentro das empresas. Em seguida, verifica como esses fatores-chave são aplicados em quarenta empresas brasileiras de médio e grande porte. Finalmente, relaciona o grau em que esses fatores são aplicados e o desempenho de mercado das empresas.
id PUC_RIO-1_fbc073384ee2098613e44efef39abebc
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:3746
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS THE IMPACT OF LEARNING AND KNOWLEDGE CREATION POLITICS IN COMPANIES MARKET PERFORMANCE 2002-11-28JORGE FERREIRA DA SILVA20269315772lattes.cnpq.br/5422276244335274PATRICIA AMELIA TOMEIJORGE FERREIRA DA SILVALUIZ FERNANDO KLEIN00359503748SILVINA ANA RAMALPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO ambiente dinâmico e em constante mudança exige que as empresas sejam cada vez mais rápidas para responder eficazmente aos desafios. A estratégia empresarial hoje se preocupa em olhar para dentro da empresa, e verificar se ela tem condições de mover-se rapidamente pra aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. A aprendizagem organizacional e a criação de conhecimento são determinantes para o sucesso da empresa nesse novo ambiente. O presente estudo define doze fatores-chave que podem estimular a aprendizagem e a criação de conhecimento dentro das empresas. Em seguida, verifica como esses fatores-chave são aplicados em quarenta empresas brasileiras de médio e grande porte. Finalmente, relaciona o grau em que esses fatores são aplicados e o desempenho de mercado das empresas.A very dinamyc and constantly changing environment forces companies to be faster and faster in responding efficiently to market demands. Corporate strategy nowadays is more worried about thecompany inside, to verify if it has conditions and necessary skills to move quickly and take advantage of market opportunities. Organizational learning and knowledgde creation are key elements to company sucess in this new environment. The present study defines twelve factors which favors organizational learning and knowmledge creation. After that, verifies how those key factors are applied in fifty medium and big sized Brasilian companies. Finally, it makes a correlation between the way those factors are applied and the companies market performance. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-26T08:44:51ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.pt.fl_str_mv O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE IMPACT OF LEARNING AND KNOWLEDGE CREATION POLITICS IN COMPANIES MARKET PERFORMANCE
title O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS
spellingShingle O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS
SILVINA ANA RAMAL
title_short O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS
title_full O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS
title_fullStr O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS
title_full_unstemmed O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS
title_sort O IMPACTO DA POLÍTICA DE APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author SILVINA ANA RAMAL
author_facet SILVINA ANA RAMAL
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 20269315772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5422276244335274
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PATRICIA AMELIA TOMEI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIZ FERNANDO KLEIN
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00359503748
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVINA ANA RAMAL
contributor_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
PATRICIA AMELIA TOMEI
JORGE FERREIRA DA SILVA
LUIZ FERNANDO KLEIN
description O ambiente dinâmico e em constante mudança exige que as empresas sejam cada vez mais rápidas para responder eficazmente aos desafios. A estratégia empresarial hoje se preocupa em olhar para dentro da empresa, e verificar se ela tem condições de mover-se rapidamente pra aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. A aprendizagem organizacional e a criação de conhecimento são determinantes para o sucesso da empresa nesse novo ambiente. O presente estudo define doze fatores-chave que podem estimular a aprendizagem e a criação de conhecimento dentro das empresas. Em seguida, verifica como esses fatores-chave são aplicados em quarenta empresas brasileiras de médio e grande porte. Finalmente, relaciona o grau em que esses fatores são aplicados e o desempenho de mercado das empresas.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3746@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776626283518623744