Aula do corpo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Noronha, Rodrigo de Azevedo
Orientador(a): Pelbart, Peter Pál
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14975
Resumo: This study discusses the participation of the body in the cognitive process in a regular school, more specifically about classes for children of seven and eight year old, age group that the author has specialized with its entitled Body Classes. The text contrasts the content contained in the Brazilian National Curriculum Standards offered by the Ministry of Culture and Education to the content involved in this Body Classes. Then it discusses the multiplicity of meanings that involve the word body and how they can be interwoven with education in the formatting of a student to serve the dominant interests. The study goes on to ask questions and suggest new possibilities of ideas about the body in class, stressing the importance of emotions and feelings in the cognitive process. It is based on recent neurobiological findings, specifically with Humberto Maturana and Antonio Damásio, who put the live - body in the genesis of thought. These studies question the extent of rationality of the Cartesian thinking when they suggest not a separation (substance dualism), but an inevitable interaction between mind and body. This study is also in the thoughts of Edgar Morin and his pedagogy for the future that contrasts the Complex to the Cartesian thought and also discusses the pedagogical function of formatting of the student in schools that invest in a mentalist and competitive education. Finally, the study presents its own fragility
id PUC_SP-1_097c3f3491d5ff3835a166bbde0573c8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14975
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pelbart, Peter PálNoronha, Rodrigo de Azevedo2016-04-28T20:37:31Z2010-12-142010-05-14Noronha, Rodrigo de Azevedo. Body classes. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14975This study discusses the participation of the body in the cognitive process in a regular school, more specifically about classes for children of seven and eight year old, age group that the author has specialized with its entitled Body Classes. The text contrasts the content contained in the Brazilian National Curriculum Standards offered by the Ministry of Culture and Education to the content involved in this Body Classes. Then it discusses the multiplicity of meanings that involve the word body and how they can be interwoven with education in the formatting of a student to serve the dominant interests. The study goes on to ask questions and suggest new possibilities of ideas about the body in class, stressing the importance of emotions and feelings in the cognitive process. It is based on recent neurobiological findings, specifically with Humberto Maturana and Antonio Damásio, who put the live - body in the genesis of thought. These studies question the extent of rationality of the Cartesian thinking when they suggest not a separation (substance dualism), but an inevitable interaction between mind and body. This study is also in the thoughts of Edgar Morin and his pedagogy for the future that contrasts the Complex to the Cartesian thought and also discusses the pedagogical function of formatting of the student in schools that invest in a mentalist and competitive education. Finally, the study presents its own fragilityO presente estudo pretende discorrer sobre a participação do corpo no processo cognitivo em uma escola regular, mais especificamente sobre aulas para crianças de sete e oito anos, faixa etária que o autor tem se especializado com a sua intitulada Aula do Corpo. O texto contrapõe os conteúdos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais oferecidos pelo Ministério da Cultura e Educação aos conteúdos envolvidos nesta Aula do Corpo. Discorre sobre a multiplicidade de significados que envolvem a palavra corpo e de como estas podem estar entrelaçadas com a educação na formatação de um corpo para servir aos interesses dominantes. O estudo passa então a questionar e sugerir novas possibilidades de olhares sobre o corpo, realçando a importância das emoções e sentimentos no processo cognitivo. Fundamenta-se em recentes descobertas neurobiológicas, mais especificamente com Humberto Maturana e Antonio Damásio, que colocam o corpo - vivo na gênese do pensamento. Estas pesquisas questionam o alcance da racionalidade do pensamento cartesiano quando sugerem não uma separação (dualismo de substância), mas uma interação inexorável entre mente e corpo. Este estudo fundamenta-se também nos pensamentos de Edgard Morin e sua pedagogia para o futuro que contrapõe o pensamento complexo ao pensamento cartesiano e que também problematiza a função pedagógica de formatação do indivíduo nas escolas que privilegiam uma educação mentalista e competitiva. Para finalizar, o estudo expõe sua própria fragilidadeapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31334/Rodrigo%20de%20Azevedo%20Noronha.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia ClínicaPUC-SPBRPsicologiaCorpo na escolaEmoções e sentimentosSingularidadeVontade de grupoCorpo humanoEmocoes -- Aspectos fisiologicosSubjetividadeBodyEmotions and feelings in schoolSubjectivityIndividualityGroup necessityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAula do corpoBody classesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTRodrigo de Azevedo Noronha.pdf.txtRodrigo de Azevedo Noronha.pdf.txtExtracted texttext/plain182587https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14975/3/Rodrigo%20de%20Azevedo%20Noronha.pdf.txt16af167de5ec491e34587599c069e11aMD53ORIGINALRodrigo de Azevedo Noronha.pdfapplication/pdf393593https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14975/1/Rodrigo%20de%20Azevedo%20Noronha.pdfc79b506e893fc8f9cf4638ff2f36c6e0MD51THUMBNAILRodrigo de Azevedo Noronha.pdf.jpgRodrigo de Azevedo Noronha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2162https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14975/2/Rodrigo%20de%20Azevedo%20Noronha.pdf.jpgb3fb4baf9a3547552222925aca4bc199MD52handle/149752022-04-27 19:42:30.956oai:repositorio.pucsp.br:handle/14975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T22:42:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Aula do corpo
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Body classes
title Aula do corpo
spellingShingle Aula do corpo
Noronha, Rodrigo de Azevedo
Corpo na escola
Emoções e sentimentos
Singularidade
Vontade de grupo
Corpo humano
Emocoes -- Aspectos fisiologicos
Subjetividade
Body
Emotions and feelings in school
Subjectivity
Individuality
Group necessity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Aula do corpo
title_full Aula do corpo
title_fullStr Aula do corpo
title_full_unstemmed Aula do corpo
title_sort Aula do corpo
author Noronha, Rodrigo de Azevedo
author_facet Noronha, Rodrigo de Azevedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pelbart, Peter Pál
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Rodrigo de Azevedo
contributor_str_mv Pelbart, Peter Pál
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo na escola
Emoções e sentimentos
Singularidade
Vontade de grupo
Corpo humano
Emocoes -- Aspectos fisiologicos
Subjetividade
topic Corpo na escola
Emoções e sentimentos
Singularidade
Vontade de grupo
Corpo humano
Emocoes -- Aspectos fisiologicos
Subjetividade
Body
Emotions and feelings in school
Subjectivity
Individuality
Group necessity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Body
Emotions and feelings in school
Subjectivity
Individuality
Group necessity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description This study discusses the participation of the body in the cognitive process in a regular school, more specifically about classes for children of seven and eight year old, age group that the author has specialized with its entitled Body Classes. The text contrasts the content contained in the Brazilian National Curriculum Standards offered by the Ministry of Culture and Education to the content involved in this Body Classes. Then it discusses the multiplicity of meanings that involve the word body and how they can be interwoven with education in the formatting of a student to serve the dominant interests. The study goes on to ask questions and suggest new possibilities of ideas about the body in class, stressing the importance of emotions and feelings in the cognitive process. It is based on recent neurobiological findings, specifically with Humberto Maturana and Antonio Damásio, who put the live - body in the genesis of thought. These studies question the extent of rationality of the Cartesian thinking when they suggest not a separation (substance dualism), but an inevitable interaction between mind and body. This study is also in the thoughts of Edgar Morin and his pedagogy for the future that contrasts the Complex to the Cartesian thought and also discusses the pedagogical function of formatting of the student in schools that invest in a mentalist and competitive education. Finally, the study presents its own fragility
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:37:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Noronha, Rodrigo de Azevedo. Body classes. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14975
identifier_str_mv Noronha, Rodrigo de Azevedo. Body classes. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Clínica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14975/3/Rodrigo%20de%20Azevedo%20Noronha.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14975/1/Rodrigo%20de%20Azevedo%20Noronha.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14975/2/Rodrigo%20de%20Azevedo%20Noronha.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 16af167de5ec491e34587599c069e11a
c79b506e893fc8f9cf4638ff2f36c6e0
b3fb4baf9a3547552222925aca4bc199
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424008775991296