Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pedroza, Marina Melo lattes
Orientador(a): Maluf, Maria Regina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23799
Resumo: A dislexia é o transtorno específico de aprendizagem da leitura, que se manifesta especialmente no período de alfabetização, como uma dificuldade no aprendizado da leitura. Ela pode ocorrer em pessoas das mais diferentes origens, nacionalidades e idiomas, sendo tema de pesquisas internacionais em diversas línguas. O Brasil já dispõe de estudos relevantes sobre o assunto, por isso faz-se necessário sistematizar as pesquisas dos últimos anos. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a produção científica a respeito da dislexia no Brasil. A busca foi realizada nas bases Scielo e Pepsic, focando o período entre os anos de 2015 e 2020. Foram selecionados 24artigos publicados a respeito da aprendizagem de leitura e escrita em disléxicos no período de alfabetização. A análise levou à formação de quatro categorias temáticas: (I) Artigos empíricos; (II) Artigos teóricos; (III) Revisões de literatura; e (IV) Artigos que comparam a dislexia a outros transtornos. Nas pesquisas do tipo empírica, o procedimento que se destacou foi o teste de compreensão de Cloze, que avalia a compreensão leitora. Os resultados de todas as pesquisas com intervenção apontaram para uma melhora no desempenho dos participantes, o que pode ser visto como evidência da eficácia de práticas voltadas para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças com dislexia, da linha da psicologia cognitiva
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spelling Maluf, Maria Reginahttp://lattes.cnpq.br/0343684633879657Pedroza, Marina Melo2021-10-22T19:56:37Z2021-10-22T19:56:37Z2021-07-02Pedroza, Marina Melo. Dislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23799A dislexia é o transtorno específico de aprendizagem da leitura, que se manifesta especialmente no período de alfabetização, como uma dificuldade no aprendizado da leitura. Ela pode ocorrer em pessoas das mais diferentes origens, nacionalidades e idiomas, sendo tema de pesquisas internacionais em diversas línguas. O Brasil já dispõe de estudos relevantes sobre o assunto, por isso faz-se necessário sistematizar as pesquisas dos últimos anos. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a produção científica a respeito da dislexia no Brasil. A busca foi realizada nas bases Scielo e Pepsic, focando o período entre os anos de 2015 e 2020. Foram selecionados 24artigos publicados a respeito da aprendizagem de leitura e escrita em disléxicos no período de alfabetização. A análise levou à formação de quatro categorias temáticas: (I) Artigos empíricos; (II) Artigos teóricos; (III) Revisões de literatura; e (IV) Artigos que comparam a dislexia a outros transtornos. Nas pesquisas do tipo empírica, o procedimento que se destacou foi o teste de compreensão de Cloze, que avalia a compreensão leitora. Os resultados de todas as pesquisas com intervenção apontaram para uma melhora no desempenho dos participantes, o que pode ser visto como evidência da eficácia de práticas voltadas para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças com dislexia, da linha da psicologia cognitivaDyslexia is a specific disorder of learning to read, which manifests itself especially in the literacy period, as a difficulty in learning to read. It can occur in people of different origins, nationalities and languages, being the subject of international researchesin several languages. Brazil already has relevant studies on the subject, which is why it is necessary to systematize the surveys of recent years. The present study aimed to carry out a literature review on the scientific production regarding dyslexia in Brazil. The search was carried out in the Scielo and Pepsic databases, focusing on the period between 2015 and 2020. Twenty fourarticles published on learning to read and write bydyslexics in the literacy period were selected. The analysis led to the formation of four thematic categories: (I) Empirical articles; (II) Theoretical articles; (III) Literature reviews; and (IV) Articles comparing dyslexia to other disorders. In empirical research, the procedure that stood out was the Cloze comprehension test, which assesses reading comprehension. The results of all intervention researches pointed to an improvement in the participants' performance, which can be seen as evidence of the effectiveness of practices aimed at learning to read and write bychildren with dyslexia, in the line of cognitive psychologyCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALDislexiaInabilidade na leituraDistúrbios da aprendizagemDyslexiaInabilidade na leituraLearning disabilitiesDislexia, leitura e escrita: uma revisão dos artigos publicados no Brasil entre os anos de 2015 e 2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMarina Melo Pedroza.pdfapplication/pdf1307277https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23799/1/Marina%20Melo%20Pedroza.pdf4a91e8733f2942cb8a8d6a561636b6f4MD51TEXTMarina Melo Pedroza.pdf.txtMarina Melo Pedroza.pdf.txtExtracted texttext/plain182751https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23799/2/Marina%20Melo%20Pedroza.pdf.txt41795c9e567e2cbe80ce55d2ea344630MD52THUMBNAILMarina Melo Pedroza.pdf.jpgMarina Melo Pedroza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23799/3/Marina%20Melo%20Pedroza.pdf.jpg6a1fa4d8b11954235d821a526a0b8925MD53handle/237992021-10-25 08:18:55.65oai:repositorio.pucsp.br:handle/23799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-10-25T11:18:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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