Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
|
Departamento: |
Comunicação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4218 |
Resumo: | This piece is the result of a research which has been done to raise recent theories and experiences that points changes in marketing communication and, even more specifically, in the efforts of building a company s brand which has happened as a consequence of the appereance of new information and communication technologies (TICs) and new practices of consumption behaviour. In the first part the SEARCH FOR ATTENTION a wide view of recent evolutions of the TICs is shown. As a result of that evolution (1) the changes on information and entertainment consumption habits of each person and (2) the appearance of new business and market practices are outstanding. Then, THE BRANDS OF A SUPERFLAT AGE show the practices which have been adopted by the communication and advertisement industry to build brands and successive adaptation that affected those practices due to the appearance of the TICs and the growing difficulty to attract and capture one s attention. I CONSUME, THEREFORE I EXISTE is the third part of this research focus on the production of subjectivity and the person itself once they assume a new role action on the consumption process and intersections with the brands and the messages advertised |
id |
PUC_SP-1_104f7382156512f809d0275974d6736e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/4218 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Rogério dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214964T3Ursulino, André Luiz Maccagnani Campos2016-04-26T18:10:06Z2010-09-242010-08-31Ursulino, André Luiz Maccagnani Campos. Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4218This piece is the result of a research which has been done to raise recent theories and experiences that points changes in marketing communication and, even more specifically, in the efforts of building a company s brand which has happened as a consequence of the appereance of new information and communication technologies (TICs) and new practices of consumption behaviour. In the first part the SEARCH FOR ATTENTION a wide view of recent evolutions of the TICs is shown. As a result of that evolution (1) the changes on information and entertainment consumption habits of each person and (2) the appearance of new business and market practices are outstanding. Then, THE BRANDS OF A SUPERFLAT AGE show the practices which have been adopted by the communication and advertisement industry to build brands and successive adaptation that affected those practices due to the appearance of the TICs and the growing difficulty to attract and capture one s attention. I CONSUME, THEREFORE I EXISTE is the third part of this research focus on the production of subjectivity and the person itself once they assume a new role action on the consumption process and intersections with the brands and the messages advertisedO presente trabalho é fruto de pesquisa realizada para levantar teorias e práticas recentes que apontem mudanças na comunicação mercadológica e, mais especificamente, nos esforços de construção de marca (branding) das empresas, ocorridas em decorrência do surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e de novas práticas e comportamentos de consumo de informação e entretenimento. Na primeira parte, BUSCA DA ATENÇÃO, apresenta-se um panorama da evolução recente das TICs. Como decorrência dessa evolução, são destacadas (1) mudanças nos hábitos de consumo de informação e entretenimento dos indivíduos e (2) o surgimento de novos modelos de negócio e novas práticas de mercado. Em seguida, MARCAS DE UMA ERA mostra as práticas adotadas pela indústria da comunicação publicitária para a construção de marcas e as sucessivas adaptações que estas práticas sofreram, dadas as alterações no contexto socioeconômico e cultural, o surgimentos de novas TICs e a crescente dificuldade de atrair e manter a atenção dos indivíduos. CONSUMO LOGO EXISTO, a terceira parte do presente trabalho, tem como foco a produção de subjetividades no indivíduo decorrentes dos novos papéis que este assume no processo de consumo e de mediação com as marcas e mensagens publicitáriasapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12620/Andre%20Luiz%20Maccagnani%20Campos%20Ursulino.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBRComunicaçãoPublicidadeMarcaConsumoAtençãoMídiaSubjetivaçãoAdvertisingBrandConsumptionAttentionMediaSubjectificationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOConstrução de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAndre Luiz Maccagnani Campos Ursulino.pdf.txtAndre Luiz Maccagnani Campos Ursulino.pdf.txtExtracted texttext/plain144909https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4218/3/Andre%20Luiz%20Maccagnani%20Campos%20Ursulino.pdf.txtf66b8a8f41527668643da0f30baecc3aMD53ORIGINALAndre Luiz Maccagnani Campos Ursulino.pdfapplication/pdf1547975https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4218/1/Andre%20Luiz%20Maccagnani%20Campos%20Ursulino.pdf38af641a11eb06892a2c05a2532d0d7eMD51THUMBNAILAndre Luiz Maccagnani Campos Ursulino.pdf.jpgAndre Luiz Maccagnani Campos Ursulino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3632https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4218/2/Andre%20Luiz%20Maccagnani%20Campos%20Ursulino.pdf.jpga19c25051bd47826f182e1e43540b9a7MD52handle/42182022-04-27 13:49:50.92oai:repositorio.pucsp.br:handle/4218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:49:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas |
title |
Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas |
spellingShingle |
Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas Ursulino, André Luiz Maccagnani Campos Publicidade Marca Consumo Atenção Mídia Subjetivação Advertising Brand Consumption Attention Media Subjectification CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas |
title_full |
Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas |
title_fullStr |
Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas |
title_full_unstemmed |
Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas |
title_sort |
Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas |
author |
Ursulino, André Luiz Maccagnani Campos |
author_facet |
Ursulino, André Luiz Maccagnani Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Rogério da |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214964T3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ursulino, André Luiz Maccagnani Campos |
contributor_str_mv |
Costa, Rogério da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Marca Consumo Atenção Mídia Subjetivação |
topic |
Publicidade Marca Consumo Atenção Mídia Subjetivação Advertising Brand Consumption Attention Media Subjectification CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Advertising Brand Consumption Attention Media Subjectification |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This piece is the result of a research which has been done to raise recent theories and experiences that points changes in marketing communication and, even more specifically, in the efforts of building a company s brand which has happened as a consequence of the appereance of new information and communication technologies (TICs) and new practices of consumption behaviour. In the first part the SEARCH FOR ATTENTION a wide view of recent evolutions of the TICs is shown. As a result of that evolution (1) the changes on information and entertainment consumption habits of each person and (2) the appearance of new business and market practices are outstanding. Then, THE BRANDS OF A SUPERFLAT AGE show the practices which have been adopted by the communication and advertisement industry to build brands and successive adaptation that affected those practices due to the appearance of the TICs and the growing difficulty to attract and capture one s attention. I CONSUME, THEREFORE I EXISTE is the third part of this research focus on the production of subjectivity and the person itself once they assume a new role action on the consumption process and intersections with the brands and the messages advertised |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-09-24 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T18:10:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ursulino, André Luiz Maccagnani Campos. Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4218 |
identifier_str_mv |
Ursulino, André Luiz Maccagnani Campos. Construção de marcas pós-midiática: como a fragmentação dos meios e da atenção, a cultura da convergência e a narrativa transmidiática influenciam as relações dos indivíduos com as marcas. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4218/3/Andre%20Luiz%20Maccagnani%20Campos%20Ursulino.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4218/1/Andre%20Luiz%20Maccagnani%20Campos%20Ursulino.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4218/2/Andre%20Luiz%20Maccagnani%20Campos%20Ursulino.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f66b8a8f41527668643da0f30baecc3a 38af641a11eb06892a2c05a2532d0d7e a19c25051bd47826f182e1e43540b9a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423970708488192 |